sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

GUARDA NACIONAL REPUBLICANA: Comando Territorial de Faro Comemora Dia da Unidade






Hoje, dia 29 de Janeiro de 2010, o Comando Territorial de Faro da GNR comemora o 1º Aniversário.
A Lei Nº 63/2007 de 6 de Novembro aprovou a nova orgânica da GNR, extinguindo as Brigadas Territoriais e os Grupos Territoriais, criando os Comandos Territoriais, com competência alargada às áreas dos Distritos administrativos.
Neste dia comemora-se a instalação na cidade de Faro, no ano de 1914, da 1ª Companhia do 3º Batalhão, sediado em Évora.
As cerimónias, que decorreram igualmente nos restantes quarteis da GNR do Algarve, tiveram o seu início às 8h00 da manhã e foram presididas pelo Tenente-General Manuel António Meireles de Carvalho, Comandante do Comando Operacional da GNR.
O Içar da Bandeira Nacional no Comando em Faro e em todos os Quartéis do dispositivo,
a formatura geral do efectivo em todos, seguindo-se a leitura da Mensagem do Comandante do Comando Territorial marcaram a data.
NO Comando, em Faro, decorreram as cerimónias principais, com destaque para a celebração eucarística, na Igreja de S. Pedro, a cerimónia militar principal, no Quartel do Comando e, no final das cerimónias, seguiu-se um almoço de convívio, para convidados e militares da GNR.
Segundo o comando da GNR, "comemorar a data festiva da Unidade é recordar as acções e marcas históricas, que pelo seu significado devem ser perpetuadas e apontadas aos actuais militares e aos vindouros, revigorando-lhe o espírito de corpo, o orgulho e a dedicação por servirem na Unidade que é herdeira e depositária das tradições e da história dos Ex-Grupos Territoriais de Faro e Portimão e da 1ª Companhia do Ex-Batalhão Nº 3 que chegou à cidade de Faro em 29 de Janeiro de 1914".