sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

BIBLIOTECA DE LOULÉ REEDITA CICLO DE SEMINÁRIOS “DESCOBRIR A POSSIBILIDADE”


A Biblioteca Municipal de Loulé volta a receber os Seminários de Formação Criativa e Pedagógica na área da Música, Movimento e Criatividade – “Descobrir a Possibilidade” - nos dias 20 e 27 de Fevereiro e 13 de Março.

Este conjunto de seminários, criado a partir de um campo teórico-prático diversificado, procura criar um espaço de (re)descoberta do potencial criativo, de experimentação inter-relacional e sobretudo de partilha de conhecimentos, práticas e perspectivas, com vista a um melhor desempenho expressivo, criativo e pedagógico. Na essência, descobrir que o potencial criativo é uma possibilidade real de acesso a um desenvolvimento humano em todas as suas vertentes.

Esta acção destina-se a professores, educadores de infância, animadores de grupos, profissionais e estudantes da área da música e das artes performativas, assim como a todos os interessados neste campo de pesquisa e experimentação.

Assim, o primeiro seminário tem lugar dia 20 de Fevereiro, das 14h30 às 18h30, com o tema “A possibilidade da multi-percepção da música”. A percepção das várias dimensões da relação pessoal e social com a música, a consciencialização de receptividade e resistência a objectos sonoros familiares e estranhos, a escuta activa e a observação, experimentação e integração de movimento serão alguns dos temas abordados.

“A possibilidade da abertura pedagógica” é o mote para o seminário de dia 27 de Fevereiro, que trará a lume questões como a ampliação da gama de ferramentas pedagógicas, a activação de uma abordagem transmodal, os jogos musicais e a experimentação prática e análise de vivências.

Finalmente, no dia 13 de Março, tem lugar o seminário “A possibilidade criativa como expressão natural” no qual, para além de uma abordagem ao auto e hetero-conhecimento através da música, será realizado um projecto criativo a partir de trabalho conjunto e feito o balanço e avaliação dos seminários.

Refira-se que estes seminários têm concepção e realização de Nuno Rodrigues. Nascido em 1979, natural e residente em Portimão, pós-graduado em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa, frequentou workshops de musicoterapia (Évora e Lisboa), de pedagogia (Lisboa) e o ciclo de seminários “O Corpo que Pensa”, de inter-relação psico-pedagógica (Montemor-o-Novo).