quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Paixão pela arte une Portugal e Espanha no I Salão Ibérico de Pintura

A Galeria Municipal de São Brás de Alportel abre as portas ao I Salão Ibérico de Pintura, uma mostra de trabalhos de artistas portugueses e espanhóis, que vai estar patente ao público durante o mês de Janeiro. O I Salão Ibérico de Pintura procura revelar uma nova era da arte, onde os “movimentos artísticos misturam-se com organizações para que a arte seja mais abrangente a novos públicos.” São exemplos desta nova dinâmica os trabalhos promovidos pela Galeria Aberta - Associação de Apoio ao Artista, pela Galeria Cais Art´s e pelo Curador Josep Segui, agrupando “pintores dispostos a mostrarem suas obras sem pudor, umas dentro de linhas clássicas, outras mais arrojadas, mas com uma visão muito própria dos autores.”
A inauguração desta mostra artística terá lugar no próximo dia 7, pelas 18h00, na Galeria Municipal são-brasense, integrando a entrega de prémios aos artistas participantes, e ainda um momento de performance poética e a sessão de apresentação de um livro de poesia. A entrega de prémios, aos artistas participantes, por um júri nacional, constituído por representantes das galerias Galeria Aberta e Galeria Cais Art’s, por Dulcídio Coelho e Margarida Serra, marca o início da cerimónia de inauguração, prevista para as 18h00, do próximo sábado, 7.
O 1º Prémio Galeria Aberta, consiste num valor em numerário de 250,00€, seguindo-se a atribuição de Medalhas de Ouro, Prata e Bronze, a distinção de 3 nomeações honrosas, nas mesmas categorias e ainda a entrega de 3 Menções Honrosas. A cerimónia de inauguração segue ao sabor das palavras numa performance poética, que antecede a apresentação do livro de poesia “Capas”, de autoria de Ângelo Vaz e Fátima Porto. Cabe ao artista e responsável pela Galeria Aberta, António Dulcídio apresentar os autores do I Salão Ibérico de Pintura, cujas obras serão acompanhadas por declamações poéticas especialmente dedicadas às obras em exposição. Patente de 7 a 31 de janeiro, na Galeria Municipal de São Brás de Alportel, o I Salão Ibérico de Pintura resulta de uma organização conjunta da Galeria Aberta, Galeria CaisArt’s, Curador Josep Segui e Câmara Municipal de São Brás de Alportel com o objetivo de levar “pintores de fora e para dentro das fronteiras que estão abertas e agora mais do que nunca na Arte!”