terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Investigadores descobrem pérolas em ostras no Algarve

Um grupo de investigadores, Frederico Batista e Ana Grade (da Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira do IPIMAR) com a colaboração de Deborah Power, do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), encontrou pérolas em ostras do género Crassostrea. O fenómeno é muito raro nesta família de bivalves, e algo que nunca tinha sido observado nos últimos dez anos em que estes investigadores se têm dedicado ao estudo destas espécies em Portugal.
Em mais de 756 ostras apanhadas em diferentes locais no Algarve (desde a Ria de Alvor à Ria Formosa e Rio Guadiana) e que constituíram a amostra deste estudo, foram encontradas pérolas em dois exemplares. A equipa de investigadores, constituída por membros da Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira do IPIMAR e do CCMAR, acrescentou que num só indivíduo foram encontradas quatro pérolas (com um diâmetro inferior a 2 mm) e noutro foi observada uma pérola com uma dimensão razoável (cerca de 5 mm de diâmetro e 190 mg de peso – ver figura). Este fenómeno é frequente noutras espécies de bivalves (ostras perlíferas da família Pteriidae), podendo as pérolas atingir um elevado valor comercial, mas nos últimos dez anos não tinha sido observado em ostras do género Crassostrea, que existem em Portugal.
As pérolas são produzidas por moluscos bivalves, tratando-se de uma reação defensiva do hospedeiro a corpos estranhos, tais como parasitas ou partículas inertes. O corpo estranho é coberto por várias camadas, sendo estas constituídas essencialmente por carbonato de cálcio sob a forma de cristais de aragonite. Na sequência desta descoberta, a equipa de investigadores vai agora realizar alguns estudos complementares para compreender melhor o fenómeno e perceber quais os fatores que levaram ao aparecimento das pérolas. Este estudo foi efetuado no âmbito dos projetos SEAFARE e Sharebiotech cofinanciados pelo Programa de Cooperação Territorial Europeia INTERREG Espaço Atlântico (2007-1013), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.