quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Câmara de Portimão corta na iluminação e animação de Natal e festejos da Passagem de Ano

Câmara de Portimão corta na iluminação e animação de Natal e nos festejos da Passagem de Ano, mas reforça o apoio social
No âmbito do Plano Municipal de Contenção da Despesa, vem a Câmara Municipal de Portimão tornar público um conjunto de medidas tomadas e relacionadas com a quadra festiva que se avizinha. Face à crise económica e financeira que o país atravessa e perante a necessidade de contenção de despesas, a Câmara Municipal de Portimão decidiu reduzir substancialmente o investimento que tem vindo a fazer nesta altura do ano, da seguinte forma:
Iluminação de Natal Foi decidido garantir a instalação de símbolos de Natal na Alameda da Praça da República, em Portimão, e em cada uma das duas restantes freguesias do concelho e iluminar as fachadas das igrejas. Esta medida implica um investimento de cerca de 20.000 euros, o que significa uma redução de aproximadamente 80 por cento dos valores investidos em 2010. Refira-se, no entanto, que caso as associações de comerciantes e/ou empresários entendam financiar a iluminação de algumas artérias da cidade, a autarquia compromete-se a suportar os custos de consumo à EDP, os licenciamentos que estiverem em causa e o apoio logístico à respectiva instalação.
Animação de Natal Neste domínio, refira-se que a autarquia manifestou o seu acordo e disponibilidade financeira para que possam decorrer algumas iniciativas na Alameda da Praça da República, ao abrigo da Carta Compromisso assinada entre a Câmara de Portimão e a UAC – Associação de Desenvolvimento de Portimão Pró-Comércio, nomeadamente um mercadinho temático sobre colecionismo e antiguidades, a Stock Out de Inverno, uma feira de artesanato e uma degustação de chás e doces tradicionais de Natal. A autarquia suportará os encargos relativos à concretização destas acções, estimados em 17.900 euros. Por seu turno, os alunos do curso de Design do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes vão decorar os vidros das montras de lojas que se encontram devolutas na zona comercial de Portimão, com o intuito de minimizar o impacto negativo provocado pelas mesmas.
Passagem de Ano Por outro lado, a Câmara de Portimão não organizará os festejos da Passagem de Ano nos termos das edições anteriores, encontrando-se previsto um fogo de artifício simbólico e animação em diversos pontos do município através de grupos locais. No entanto, caso os empresários e/ou comerciantes encontrem meios de financiamento para a realização destes eventos, com programas de reconhecida qualidade, a edilidade garantirá os licenciamentos necessários e o respectivo apoio logístico.
Reforço do apoio social Parte das verbas resultantes da redução de despesa agora decidida será aplicada no financiamento das iniciativas assumidas e no reforço do apoio à distribuição de cabazes de Natal aos mais carenciados do município.