quarta-feira, 16 de novembro de 2011

No Algarve:13,3% DE DESEMPREGO EM JULHO, AGOSTO E SETEMBRO

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a taxa de desemprego no Algarve atingiu os 13,3% no 3º trimestre do corrente ano, enquanto que a mesma taxa, e relativamente ao território nacional, se situava nos 12,1%.
Para a União dos Sindicatos do Algarve (U.S.ALG)"convém recordar que o 3º trimestre se reporta aos meses de Julho, Agosto e Setembro, à designada “Época Alta” do Turismo Algarvio, que corresponde ao período do ano onde supostamente há mais emprego na região e, como tal, menos desemprego". "Não existem registos passados de uma tão elevada taxa de desemprego no Algarve neste período, o que configura, por si só, um elemento de extrema preocupação quanto à situação do emprego no inverno que se avizinha, sobretudo tendo em consideração que com uma menor taxa de desemprego no período homólogo do ano passado se atingiu uma taxa de 17% no Inverno seguinte", adianta a nota de imprensa.
"Entretanto, existem outros elementos que tenderão a agravar a situação do desemprego, nomeadamente, e entre outros, os decorrentes do encerramento contínuo de empresas, as políticas económicas e sociais levadas a cabo pelo Governo e a recessão induzida na economia. A União dos Sindicatos do Algarve recorda que oportunamente apresentou ao Governo um conjunto de propostas e de ideias para travar o crescimento do desemprego na Região e que este, tendo-se comprometido a apresentar resposta até ao fim da 1ª quinzena de Agosto, nunca o fez, alheando-se manifestamente dos problemas do Algarve e do drama de milhares de famílias algarvias, contribuindo também desta forma para o agravamento da situação. Ao tomar esta atitude, o Governo assumiu-se como principal responsável pela dimensão inaudita que o desemprego vai atingindo no Algarve.
É pois também contra o desemprego, e contra as políticas e atitudes do Governo, que os trabalhadores algarvios vão lutar no próximo dia 24, na Greve Geral e nas acções de rua que a acompanharão, nomeadamente na Concentração que se realiza a partir das 15.00 horas no Jardim Manuel Bívar, em Faro", conclui o documento da U.S.ALG.