domingo, 20 de novembro de 2011

Auditório Municipal de Olhão acolhe exposição Carta Coreográfica

É já entre os dias 23 e 25 de novembro que a exposição Carta Coreográfica está patente no Auditório Municipal de Olhão. Esta exposição, de cariz pedagógico, poderá ser apreciada mediante visitas guiadas realizadas no local e insere-se na iniciativa cultural em rede do programa Movimenta-te.
Esta exposição, que pode ser visitada em cerca de uma hora mostra, em nove painéis, um determinado ponto de vista sobre o corpo, com idades, em situações e condições diferentes, através da linguagem da fotografia, da pintura e do desenho que celebram a sua existência. Esta exposição é como uma carta. Uma carta escrita para si. Esta carta quer acordá-lo para a força expressiva e transformadora que o corpo tem. O corpo transporta consigo sentidos escondidos atrás dos seus movimentos, gestos, posturas e olhares.
Seja qual for o contexto, o corpo desvenda sempre partes da sua identidade, da sua personalidade, da sua condição e dos seus segredos. Todos estes aspetos se completam e revelam no caminhar pela vida. Esse caminhar de cada um compõe no conjunto da população uma gigante paisagem humana em movimento, através do tempo e do espaço. O corpo fala sem precisar de usar palavras. Não mente. A comunicação não verbal é, por isso, uma fonte poderosa de conhecimento. Uma fonte rica, misteriosa e aberta. Ajuda-nos a ler o outro entre as linhas das palavras ditas. Está lançado o convívio à leitura coreográfica desta carta, no Auditório Municipal de Olhão.