quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Monchique reforça Prevenção dos Fogos Florestais durante o mês de Setembro com mais duas equipas de vigilância e primeira intervenção

A Câmara Municipal de Monchique, apesar da redução de ignições na área do território municipal, mas preocupada com o elevado risco de incêndios, reforçou a prevenção e vigilância aos Fogos Florestais durante o mês de Setembro.
Para além da constituição de mais uma equipa de vigilância móvel com primeira intervenção por parte da Protecção Civil, aumentou a vigilância e a intervenção através do reforço do acordo existente com o Exército Português, através do Regimento de Infantaria de Tavira, que prolongou o programa do contingente que está sedeado em Marmelete. Por outro lado, reforçou o mesmo com a inclusão de uma viatura militar com capacidade de intervenção, com guarnição de três elementos, que está localizada a norte da Freguesia de Monchique. Assim, o Dispositivo Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, aumentou na área territorial do concelho, destacando-se mais esta equipa de primeira intervenção por parte do Exército que constitui uma novidade no panorama Regional, senão mesmo Nacional, reveladora da importância e operacionalidade dos militares. A aposta na vigilância dissuasora tem tido os seus efeitos positivos, tanto no período crítico de 2010 como no actual, revelando o Presidente da Câmara, Rui André que, «… o investimento da Câmara Municipal no âmbito da prevenção e protecção da Floresta, que ocupa mais de 90% do nosso território, que é um dos motores da nossa economia, é uma das apostas determinantes do actual executivo, sendo que, na sua opinião, não se podem calcular os custos inerentes a estas operações sem perceber os danos causados por situação semelhante ao ano de 2003 com prejuízos que, directa ou indirectamente, afectaram toda a população e a sua recuperação ao longo dos anos. A prioridade é uma primeira intervenção rápida e eficaz, capaz de mitigar os impactos de um fogo de maiores dimensões, que pode tornar-se incontrolável…» A Câmara Municipal apela ainda a toda a população para o contínuo estado de alerta e para a supressão de comportamentos de risco, sobejamente identificados, para continuarmos a ter um Concelho sem Fogos. Aliás, Portugal sem Fogos depende de todos nós.