domingo, 11 de setembro de 2011

As melhores imagens da 11ª Corrida Fotográfica de Portimão em exposição

A entrega dos prémios relativos à 11ª Corrida Fotográfica de Portimão vai ter lugar no Museu de Portimão a 17 de Setembro, numa cerimónia marcada para as 18h00 e que antecederá a inauguração da exposição com os trabalhos premiados na maior maratona fotográfica a sul do Tejo.

Este ano o certame registou a maior adesão de sempre no número de inscrições, desde a sua primeira edição em 2001, com 240 fotógrafos amadores oriundos de várias regiões do país e alguns estrangeiros, representando todas as idades e profissões, com destaque para professores e estudantes.
Na modalidade analógica registaram-se 29 inscrições, na digital 199 e na subaquática 12 fotógrafos, os quais tiveram oportunidade de descobrir um renovado olhar pelos aspectos do património cultural e natural do município, suas gentes, actividades e vivências, através da interpretação e criatividade fotográfica.
Uma vez que a modalidade analógica tem vindo a perder participantes de uma forma constante, em contraste com a fotografia digital que todos aos anos vê aumentar o seu número de aderentes, a organização encara seriamente a hipótese de restringir a próxima edição da Corrida Fotográfica de Portimão apenas às modalidades digital e subaquática.

A exposição, com entrada livre, pode ser vista até 29 de Janeiro próximo, no seguinte horário: terça-feira, das 14h30 às 18h00; quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.
Na mesma data também será inaugurada no átrio da entrada do Museu a mostra itinerante relativa ao Prémio “OutrosMercadus’10”, que poderá ser vista até 30 de Outubro próximo.

Este prémio, promovido pela empresa Outros Mercadus, tem como objectivo distinguir o reconhecimento público de obras de arquitectura, design e espaços efémeros, sendo extensível às mais diferentes áreas da cultura, como sejam o cinema, o teatro, as exposições ou espaços públicos e cujo traço comum é o conceito da não perenidade.
Por outro lado, o Museu de Portimão volta a prolongar a temporada da exposição “Arte Submersa”, que também poderá ser vista até 30 de Outubro, e que reúne duas centenas de peças moldadas pelo suíço Sylvain Bongard.