segunda-feira, 27 de junho de 2011

TEATRO DAS FIGURAS CELEBRA SEIS ANOS DE VIDA


No seu 6º aniversário, o Teatro das Figuras, em Faro, decide celebrar as raízes algarvias, as tradições e a cultura, sem esquecer aquilo que é novo, que é de hoje, que é contemporâneo.

Nos dias 1 e 2 de Julho o tradicional e o inovador juntam-se no palco e na rua.

DANÇAS OCULTAS | 01JULHO | 21H30

“Alento”, é um disco que celebra a carreira internacionalmente aplaudida dos Danças Ocultas. O coletivo, composto por Artur Fernandes, Filipe Cal, Filipe Ricardo e Francisco Miguel, junta-se ao público presente para celebrar a primeira noite do sexto aniversário do Teatro das Figuras.
“Danças Ocultas utilizam o acordeão diatónico, vulgo concertina, para dar sopro às suas composições, distinguindo-se não só pela formação singular mas, sobretudo, pela profunda originalidade da música que criam.
Em 2010 Danças Ocultas, tiveram a honra de encerrar o WOMEX, o mais prestigiado certame internacional dedicado à world music, com uma atuação numa das melhores salas da Europa, o Koncerthuset, em Copenhaga. Além disso, triunfaram perante os exigentes públicos de Rodrigo Leão e Tindersticks, nomes para quem já abriram concertos em Portugal.
Os aplausos para o reportório incluído em Tarab, são unânimes por todos os países onde têm apresentado a música que criam, uma sonoridade sem paralelo. Nela escutamos a profunda alma portuguesa, assim como os ecos do Oriente, de África e de outras latitudes, ecos do mundo, mas escutamos também sonoridades cúmplices com as terras do nosso sul.”
No dia 02 de julho, o Teatro abre as suas portas, deixando sair artistas, músicos e espetadores, que se deixam envolver pelo calor da noite, criando na rua uma festa vibrante de sons, ritmos, emoções e sabores na qual a animação aliada à diversão é obrigatória!!!

PROJECTO CARTA BRANCA | 02JULHO | 18H30

A festa começa às 18H30 com a inauguração da 1ª obra integrada no projeto Carta Branca, uma proposta de “Arte Publica” de Vasco Vidigal, a não perder! No Foyer do Teatro das Figuras.

LES ÉTOILES | 02JULHO | 19H00 E 20H00

E a festa continua, com pequenas formas funambulescas no Espaço Publico. Les Etóiles é um espetáculo de Novo Circo que se desenvolve ao ar livre, na rampa do Teatro das Figuras. O suspense intenso é intercalado com muita animação, criando uma agradável sensação de expectativa constante.
“L’Étoile - A estrela, arquitetura flutuante no espaço que desafia os limites da gravidade, escultura-estrutura feita de tubos de aço e de cabos esticados.
A origem, surgiu do encontro possível entre um cenógrafo criador de objetos tecnológico-poéticos e um funâmbulo que sonha com fios esticados auto suspensos. Um encontro de imaginários que dá forma a um sonho chamado estrela.
Em cima da Estrela, vivem pequenos universos de representação funambulesca”.

MOÇOILAS | 02JULHO | 21H00

Ao início da noite, na rampa do Teatro das Figuras, surgem quatro mulheres que não nos deixam ficar indiferentes: As Moçoilas! Para além da música tradicional que cantam, representam em simultâneo, envolvendo os espetadores, brincando com jogos de palavras e trocadilhos com segundos sentidos, cativando alegremente o público presente.
"Qu'é que tens a ver com isso?” é uma viagem de sons e paisagens que tem como fundo a música popular portuguesa e como banda sonora a música da Serra Algarvia.
As Moçoilas dignificam as tradições e costumes algarvios e alentejanos, constituindo um novo e fresco exercício sonoro, baseado numa caprichada e vasta recolha, que conta com composições de José Mário Branco, José Afonso, Amélia Muge, Sérgio Godinho e de Teresa Muge.
A voz é o instrumento privilegiado, junta-se a percussão, num conjunto de cantigas, que integram e traduzem um modo de vida e um quotidiano praticamente extinto. Comprova-se que a tradição ainda é o que era.”

DIABO NA CRUZ | 02JULHO | 22H30

E… Virou! Este não é um álbum qualquer, é o álbum dos "Diabo na Cruz" que é apresentado na Rampa do Teatro. É o fim da busca e a resposta à pergunta: É possível mesclar rock com música tradicional portuguesa e ainda assim acrescentar criatividade e dinamismo?
Para obter a resposta a esta questão, venha viajar connosco, numa viagem às nossas raízes e tradições, sem perder a contemporaneidade e atitude do século XXI.
Os Diabo na Cruz fazem precisamente a ponte entre duas margens que viveram separadas durante mais de trinta anos: a da Música Moderna Portuguesa e a da Música Popular Portuguesa. Música popular ao ritmo de um bom rock pop.