quarta-feira, 1 de junho de 2011

em VR Stº. António: Os bichos no conto popular português

Gosta de ouvir estórias da nossa tradição oral? Então, em Vila real de Stº. António realiza-se um percurso para todas as idades: Os bichos no conto popular português, com o contador Luís Carmelo, dia 4 Junho (Sábado), pelas 9.30, em Santa Rita.
Chegados de um tempo mítico, “quando os animais e todos os vivos falavam”, os bichos protagonizam muitos dos contos do nosso imaginário popular. Nos contos de animais - com uma clara intenção moralizante - coelhos, formigas, ovelhas, macacos, burros, galos ou lobos e raposas, os mais comuns, são dotados de qualidades e defeitos como a cobardia, o orgulho, esperteza ou a astúcia.

Gosta de passear no campo e observar os animais?
Nos contos maravilhosos, peixes com promessas de riquezas, pombas a que há que retirar um alfinete ou touros de cuja orelha saem ricos manjares, são príncipes ou princesas encantados. Outros, como pássaros ou cavalos (velozes como o vento ou o pensamento), são preciosos auxiliares do herói ou da heroína.
Num percurso pelo espaço de uma aldeia e envolvente, os diversos animais que por aí habitam serão pretexto para um encontro com o bestiário da nossa tradição oral.
Passos Contados... porque os caminhos, os lugares, as pessoas contam estórias.
A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António propõe este ano novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais e naturais do sotavento algarvio.
Nesta quinta edição pretende-se descobrir as plantas e os seus antigos usos na medicina e alimentação; desenhar as ruas, casas, pessoas, monumentos e paisagens de Cacela Velha; ouvir contos sobre bichos do nosso imaginário colectivo; saber mais sobre a arte da empreita em palma e experimentar novos teceres com trapos; observar o céu durante a noite e conhecer antigas mitologias e tradições populares ligadas aos astros; entender melhor dois dos elementos mais característicos da arquitectura no Algarve: a chaminé e a platibanda; e terminaremos na ria Formosa observando aves.

Informações


Os percursos realizam-se aos sábados, entre Abril e Outubro. Pontos de encontro às 9.30, às 15.00 ou às 21.00, na cisterna de Cacela Velha ou no CIIPC (antiga escola primária) em Santa Rita, consoante o percurso.
Para os passeios diurnos deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protector solar, bem como binóculos para os passeios de natureza. Para o percurso nocturno deverá trazer roupa quente, calçado confortável e lanterna.

Inscrições

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, antiga Escola Primária de Santa Rita. Tel./ Fax: 281 952600 | ciipcacela@gmail.com | www.ciip-cacela.blogspot.com