terça-feira, 21 de junho de 2011

BTT:TAÇA DE PORTUGAL DE XCO DECORREU EM LOULÉ

Realizou-se no passado domingo, em Loulé, a quinta e última corrida da Taça de Portugal Cross Country Olímpico (XCO) – TMN Marietel. Numa terra com grande tradição nas várias vertentes do ciclismo, foi um público entusiasta que assistiu à derradeira corrida da prova.

O grande vencedor da prova foi o vilacondense Mário Costa (ASC/Bravus), mas nesta etapa algarvia, o primeiro a cortar a meta foi o viseense Tiago Ferreira (BTT Seia), segundo da geral final nesta Taça de Portugal 2011.

Tiago Ferreira foi, de resto, o grande destaque desta corrida, chegando ao final isolado, com 1m52s de vantagem sobre o segundo, Tiago Dias (Jorbi Test Team). O terceiro foi Ricardo Marinheiro (TX Active BIanchi), a 3m54s. Mário Costa foi o quinto.
Na prova feminina, as corredoras espanholas mostraram a sua supremacia. A galega Isabel Castro (Aquagest) foi a vencedora e segurou o primeiro posto da geral. A compatriota Lucia Vazquez (Candibyke/Interdesign/Metal Trigueira) foi a segunda, enquanto a campeã nacional, Ana Rita Vigário (Santa Cruz/Bicicastro), fechou o pódio e encerrou a competição no segundo lugar da Taça de Portugal.
José Gaspar (SC Maria da Fonte/Bikespace) deu a volta à classificação geral de juniores, triunfando na etapa final e chegando ao topo da geral individual. O anterior líder, Gonçalo Amado (Team Bicivendas/ADS Maia), lesionou-se nos treinos e não conseguiu defender o comando, apesar de ainda ter alinhado à partida. Susana Conceição (BTT Loulé/Eafit/BPI) ganhou o sector feminino de juniores e conquistou a Taça.
A correr em casa, o cadete João Fernandes (BTT Loulé/Eafit/BPI) ergueu os braços na prova da sua categoria, mas Samuel Dias (Róódinhas(Santos Silva), terceiro em Loulé, manteve o primeiro lugar na geral. Entre as cadetes esteve melhor Ana Tomás (BTT Seia), vencedora da prova e da Taça de Portugal.
A corrida de veteranos A foi ganha por Sérgio Valente (Sartex Portugal/Bicicletas Lavarinhas), mas a Taça de Portugal acabou arrebatada por José Silva (Aktive BTT Team), a quem bastou a terceira posição nesta prova. Rui Costa (Xyami Cozinhas) impôs-se em veteranos B+C, mas o troféu foi conquistada por António Sousa (Candibyke/Interdesign/Metal Trigueira), segundo na prova louletana.
A veterana Filipa Fernandes (Aktive BTT Team) sagrou-se vencedora da Taça, embora tenha deixado escapar a vitória na corrida de hoje para Teresa Fernandes (Clube Xelb/G-Ride).
O BTT Seia foi a melhor equipa na prova deste domingo e também conseguiu a Taça de Portugal colectiva.