segunda-feira, 30 de maio de 2011

31 de Maio - Dia Nacional do Pescador


Aos homens do mar devem-se muitas homenagens. Mas deve-se sobretudo respeito. Se não pelo sacrifício que lhes é imposto por uma profissão a exigir permanente esforço, pelo menos pela coragem que jamais ousam deixam morrer, mesmo quando engolem a seco o medo perante os, muitas vezes trágicos, caprichos do mar.

Hoje, mais do que uma homenagem, a minha maior palavra é de agradecimento a todos os profissionais da pesca, que, ao longo dos tempos, têm permitido ao Algarve destacar-se como terra de mares férteis e homens de mestria conquistada ao sabor dessa inabalável coragem.

Tão vastas são essas águas, tão verdadeira é essa valentia e tão profunda a ciência adquirida à força de navegar por rumos nem sem! pre tranquilos, que não cabem num único dia os muitos milhares de histórias que delas se fizeram.

Neste Dia Nacional do Pescador cabe sim o nosso reconhecimento. Aos homens e mulheres que se dedicam, muitas vezes com real sacrifício das suas próprias vidas, à preservação de uma tradição secular que continua a influenciar de forma decisiva a nossa economia.

E também a nossa identidade. Porque, por muito que mudem os rumos e os tempos, é nessa valentia que está o sentir-se ser português.
Aos pescadores do Algarve fica uma palavra. Apenas uma, onde cabe todo o respeito pela dedicação a esta difícil arte de conhecer e enfrentar os mistérios do mar:
Obrigado!

Carlos Silva Gomes

Governador Civil de Faro