segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Estudo revela que ida às compras é principal finalidade de utilização automóvel na Europa


54% dos jovens europeus declaram utilizar o automóvel todos os dias, contra 64% da população total europeia. Tanto para os jovens (70%), como para a população total (75%), a ida às compras é a primeira finalidade de utilização do automóvel. Já em Portugal o lazer é o primeiro motivo apontado entre os jovens para o uso do carro. São dados revelados na 5.ª edição do Caderno Automóvel do Observador Cetelem.
Na Polónia, a proporção de jovens que utilizam, principalmente, o automóvel para ir às compras ultrapassa mesmo os 80%. As diferenças são, todavia, mais ou menos acentuadas conforme os países. Se o Reino Unido é um dos países onde os jovens têm menor acesso ao automóvel, o Observador Cetelem revela que é neste país, que se regista a menor diferença entre os jovens e a população total. Os jovens britânicos que têm acesso a um automóvel conduzem diariamente. Os jovens alemães pelo contrário, registam uma menor utilização diária, sendo a diferença de utilização entre os indivíduos com menos de 30 anos e a população total de 25%. Esta diferença reflecte o fraco nível de acesso ao automóvel observado na Alemanha.


Uma situação idêntica em todos os países é o facto de entre os indivíduos com menos de 30 anos, o nível de utilização do automóvel ser inferior ao verificado em média pelo conjunto das pessoas de todas as idades. Portugal destaca-se do conjunto por ser o país onde a percentagem de indivíduos, que utilizam carro pelo menos uma vez por dia, ser a mais elevada (65% entre os jovens e 73% entre a população total).
O lazer é o segundo motivo apontado, com uma utilização ligeiramente mais acentuada entre os indivíduos com menos de 30 anos (67% contra 66% da população total). Este motivo é mais apontado pelos jovens alemães (76%), belgas (74%) e franceses (72%). As deslocações casa-trabalho surgem em terceiro lugar na utilização do automóvel na Europa (54% entre os jovens). A França e o Reino Unido, e, a uma menor escala, Portugal e Bélgica, destacam-se dos seus vizinhos, registando entre os jovens uma maior tendência para utilizar o automóvel nas deslocações para o trabalho do que a registada em média pela população total. Nalguns países, como a Alemanha, a Espanha ou a Polónia, o motivo “saídas de fim-de-semana” ultrapassa o motivo “deslocações casa-trabalho”.
Da análise do Observador Cetelem destaca-se ainda o número de indivíduos que utilizam o automóvel nas suas deslocações até ao local de estudos que em Portugal é superior à média europeia (14% contra 9% dos europeus); os jovens franceses e britânicos estão entre os que menos utilizam o automóvel para essa finalidade.
As análises económicas e de mercado, bem como as previsões, foram realizadas em colaboração com o Instituto de estudos e de consultadoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos aos consumidores foram conduzidos pela TNS em Julho de 2010. No total foram inquiridos 4.800 europeus, divididos em sub populações representativas dos grupos etários de cada país, num novo perímetro do estudo, que é agora constituído por oito países. Pela primeira vez nesta edição, a Bélgica e a Polónia vieram alargar o perímetro de estudo, juntando-se à Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Itália e Portugal.