terça-feira, 26 de outubro de 2010

PROGRAMA DO EUROPEU DE CORTA-MATO REVELADO EM ALBUFEIRA




Prova apresentada em Conferência de Imprensa
O Programa do Campeonato Europeu de Corta-Mato foi ontem divulgado em Conferência de Imprensa, na autarquia de Albufeira, na presença do ex-atleta olímpico Paulo Guerra.
Na manhã de ontem, o Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu a Conferência de Imprensa de apresentação do Programa do Campeonato Europeu de Corta-Mato SPAR 2010.
Presidida pelo edil de Albufeira Desidério Silva e pelo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) Fernando Fonseca da Mota, a Conferência contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Albufeira Carlos Silva e Sousa, do presidente da Associação de Atletismo do Algarve (AAA) Artur Lara Ramos, do director regional do Instituto do Desporto de Portugal (IDP) e do antigo atleta olímpico Paulo Guerra.
Durante a apresentação foi revelado o novo traçado da Pista de Cross das Açoteias, que sofreu algumas alterações para poder acolher a prova europeia. “Com os actuais 1600 metros, a pista é composta por 60 por cento de relva, 20 por cento de arrelvamento e 20 por cento de terreno natural”, explicou Lara Ramos.
Mais de 500 atletas de 30 países vão disputar esta importante prova, considerada um dos principais eventos desportivos da Europa. “Este campeonato de projecção mundial vai juntar em Albufeira os melhores atletas europeus e já conta com o maior número de inscrições de sempre”, destacou Desidério Silva. Para o presidente da Câmara, parceira na organização do evento, “é uma honra acolher esta grande prova desportiva que contribuirá para a promoção do concelho e da região além fronteiras e para a sua dinamização na época baixa”.
O presidente da FPA chamou a atenção para a falta de apoio à modalidade, quando “existe um historial de atletismo no nosso país”. Fernando Mota referiu que “a tradição, os resultados, as infra-estruturas de apoio e os equipamentos desportivos foram as principais razões que levaram à escolha do país e do concelho como palco desta prova: “deveriam ser motivos mais do que suficientes para a Administração Central nos dispensar outra atenção”, rematou.
Paulo Guerra, embaixador da prova, salientou que este é o Campeonato onde Portugal tem conseguido o maior número de medalhas, somando mais de 50 conquistas individuais e colectivas. “Este foi o evento mais importante ao longo da minha carreira. Fui o vencedor da primeira edição, em 1994, e depois dessa conquistei mais 10 medalhas”, constatou o ex-atleta.
O Europeu de Corta-Mato 2010 está agendado para o dia 12 de Dezembro, na Pista de Cross das Açoteias.

PROGRAMA
11h00 - Cerimónia de Abertura
11h15 – Juniores Feminino
11h55 – Juniores Masculino
12h35 – Sub-23 Feminino
13h20 – Sub-23 Masculino
14h10 – Seniores Feminino
15h05 - Seniores Masculino