quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A Câmara de Faro e o "Encerramento do Café Aliança"



O Café Aliança, sediado num edifício cuja traça é de qualidade assinalável, foi um dos mais eminentes palcos de cultura, convívio e confraternização dos farenses no último século e, por isso, tem um sentido histórico notável pelo qual a autarquia manifesta particular apreço e reconhecimento.
Todavia, após vistoria realizada no mês passado por uma comissão de peritos nomeada para o efeito, concluiu-se que o edifício não reúne condições de segurança e salubridade correndo risco de desmoronamento. Tal resulta da realização de obras ilegais levadas a cabo no seu interior, com a colocação de lajes de betonilha sobre soalhos de madeira nas quais assentam paredes sem suporte adequado, que põem em causa a solidez estrutural do edifício.
Por outro lado, já a ASAE, em recente acção de fiscalização, aludia à inexistência de condições higío-sanitárias para a confecção de alimentos no estabelecimento em causa. Também a autarquia não licenciava a esplanada, desde 2004, porque se suscitavam dúvidas sobre a resistência das paredes adjacentes.
Deste modo, em cumprimento da lei e visando zelar pela segurança de pessoas e bens, a autarquia procederá ao encerramento imediato do Café Aliança.
A Câmara informa que, para além de reuniões realizadas na autarquia afim de promover uma solução, já notificou os proprietários para a elaboração de projecto e realização de obras de conservação. Estas obras são indispensáveis para possibilitar a reabertura do espaço, garantir a segurança de pessoas e bens, bem como para restaurar a dignidade e distinção de um edifício que diz muito a todos nós.