quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Albufeira - INVESTIMENTO DE 250 MIL EUROS EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR




Município promove alimentação saudável entre os mais novos
Para o ano lectivo 2010/11, a autarquia prevê despender cerca de 250 mil euros no fornecimento de diversos alimentos para as cantinas das Escolas Básicas do 1.º Ciclo e Jardins-de-Infância do concelho. Uma alimentação saudável e adequada aos mais pequenos é o objectivo.
Cerca de 250 mil euros é o que a autarquia de Albufeira se prepara para investir directamente no abastecimento das 17 cantinas escolares existentes no concelho. O investimento prevê o fornecimento contínuo de frutas, produtos hortícolas, carnes e enchidos para as cantinas de Albufeira, Guia, Vale Parra, Vale Rabelho, Sesmarias, Caliços, Cerro do Ouro, Fontainhas, Vale Carro, Olhos de Água, Brejos, Ferreiras, Correeira, Vale Pedras, Jardins de Infância de Albufeira, de Vale Serves e de Vale Carro.
Este investimento vai ao encontro do projecto “Saber Comer para Melhor Crescer”, iniciado pela autarquia há cerca de 5 anos. Trata-se de um plano de combate à obesidade infantil, através da introdução de uma alimentação mais saudável nas escolas do concelho. Com o início do referido projecto, todos os estabelecimentos de ensino passaram a ter uma ementa equilibrada, elaborada por uma nutricionista de acordo com as normas gerais de alimentação dos refeitórios. As cantinas adoptaram processos de confecção mais saudáveis e o menu semanal intercala pratos de peixe e de carne, sem esquecer a sopa e a fruta como complemento da refeição.
Ainda em matéria de Nutrição, o Município dispõe de um Gabinete de Psicopedagogia, Nutrição e Saúde Escolar (GPNSE), cujo principal objectivo passa pela intervenção em Saúde Escolar. Sedeado no Parque Lúdico, este Gabinete desenvolve várias acções com a comunidade educativa dos Jardins-de-Infância e Escolas Básicas do 1.º ciclo do concelho. Saúde alimentar, insucesso escolar, higiene e segurança no meio escolar, saúde mental, consumos nocivos e violência nas escolas são algumas das temáticas abordadas pela equipa de profissionais que faz parte deste projecto. Refira-se que para além das diversas acções de promoção da saúde, o GPNSE presta ainda apoio psicológico e psicopedagógico, intervindo ao nível das problemáticas relacionadas com o percurso escolar das crianças.