terça-feira, 6 de julho de 2010

ARTE CONTEMPORÂNEA MARCA VERÃO EM ALBUFEIRA


Albufeira recebe, a partir de dia 9, uma das maiores exposições da Fundação de Serralves
De 9 de Julho a 5 de Setembro, o EMA apresenta a primeira Exposição da Fundação de Serralves organizada no Algarve. Trata-se de uma mostra da escultura produzida entre as décadas de 60 e 70, por artistas ligados ao contexto artístico portuense.
A Exposição “Escultura Abstracta nas Décadas de 1960-1970” será inaugurada no próximo dia 9 de Julho, às 19h00, no Espaço Multiusos de Albufeira, onde ficará patente até 5 de Setembro, num horário entre as 17h00 e as 23h00.

Ao longo de cerca de 2 meses, Albufeira acolherá um dos maiores e mais valiosos espólios da Fundação de Serralves no que concerne à Arte Contemporânea: a Escultura Abstracta produzida por artistas nas Décadas de 1960-1970, anos paradigmáticos no que concerne à afirmação de emancipação estética em Portugal, por parte dos nossos artistas plásticos. Uma colecção que muito dificilmente voltará a reunir tantas peças de igual importância.

Poderão ser apreciadas obras de Alfredo Queirós Ribeiro, Ângelo de Sousa, Armando Alves, João Machado, Joaquim Vieira, Jorge Pinheiro, José Rodrigues e Zulmiro de Carvalho. Trata-se de artistas paradigmáticos que pela sua obra contradizem qualquer ideia de seguidismo acrítico ou de atraso em relação às experiências artísticas que se iam fazendo lá fora, mostrando que não só as conheciam como delas souberam retirar o que melhor servia a singularidade das suas respectivas pesquisas.


Mais do que perceber influências, ou encontrar linhagens, esta exposição devolve-nos uma imagem do contexto artístico português numa década de ruptura com a influência francesa e busca de novas abordagens da percepção, nomeadamente da pop, do minimalismo e da arte conceptual de origem anglo-saxónica.

Uma incursão pela fase artística portuguesa que marca a inflexão entre a Pós-modernidade e a fase Contemporânea é a proposta que Albufeira oferece a todos os visitantes, através desta exposição que marca também a posição de Albufeira face às novidades do mercado cultural da actualidade.

A mostra cultural, que integra o Programa Allgarve, resulta de uma parceria entre Câmara Municipal de Albufeira, Fundação de Serralves e Turismo de Portugal.

Um dos grandes acontecimentos culturais deste Verão, certamente a não perder. A entrada é gratuita.