quarta-feira, 23 de junho de 2010
Factores demográficos influenciam consumo
Observador Cetelem analisa comportamentos do consumidor face à crise
O crescimento económico, associado a uma descida da mortalidade, é um fenómeno que se observa em todos os países, sobretudo actualmente nos países com economias emergentes. Poder-se-á dizer que o envelhecimento da população não é sinónimo de “não crescimento”.
Há dez anos, os séniores eram efectivamente subconsumidores numa percentagem de 7% relativamente ao seu peso demográfico, mas actualmente a proporção inverteu-se completamente: são agora sobreconsumidores numa média de 7%.
A chegada à reforma dos babyboomers vai acentuar ainda mais este sobreconsumo dos idosos. Em termos de valores, esta geração é muito diferente das gerações mais antigas: é mais numerosa, mas também mais consumidora do que os reformados de hoje em dia.
Além disso, foi com esta geração que o emprego feminino se generalizou. Assim, os casais de novos reformados beneficiam frequentemente de duas reformas a 100%, o que não acontecia com os seus antepassados. Os mais velhos, de 50 anos e mais, possuem actualmente um poder de compra pelo menos 30% superior à média!
Poderão concentrar cerca de 60% dos rendimentos até 2020, dispondo actualmente de mais de 45% dos rendimentos em França.