quarta-feira, 23 de junho de 2010

CIMA debate futuro do estuário internacional do Guadiana


foto google

30 de Junho a 2 de Julho, Biblioteca Municipal de Vila Real de Santo António
Entre os dias 30 de Junho e 2 de Julho, o rio Guadiana e os rios transfronteiriços, a sua gestão, conservação e desenvolvimento sustentável, dão o mote para dois encontros a ter lugar na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António.
No primeiro dia, 30 de Junho, a partir das 9h00, a Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António, torna-se a anfitriã da terceira edição do Fórum Guadiana, evento orientado para a sociedade civil e organizado pelo Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve (UAlg). Aqui será discutido o futuro do estuário internacional do Guadiana numa perspectiva de gestão integrada, em que o CIMA senta à mesma mesa os vários actores e as principais entidades que gerem e influenciam o estuário do Guadiana.
Organizado no âmbito dos projectos de investigação SPICOSA (Science and Policy Integration for COastal System Assessment) e RISE (Rede de Investigação do Sudoeste Europeu), o Fórum Guadiana 2010: “Sistema estuarino, recursos, gestão”, pretende promover o debate entre as partes interessadas dos dois lados da fronteira, em torno de uma gestão estuarina integrada, que promova a estimulação da economia através do uso apropriado dos recursos ambientais.
Investigadores, técnicos, políticos, gestores públicos e privados, economistas, organizações não governamentais e empresários serão alguns dos participantes que vão ainda poder reflectir sobre a aplicação da Directiva-Quadro da Água no Baixo Guadiana, a gestão de zonas costeiras “verdadeiramente integrada” e que plataformas e procedimentos poderão ser adoptados para a promover e percorrer as múltiplas perspectivas em que o sistema estuarino do Guadiana pode ser analisado.
Neste evento serão ainda apresentados os resultados mais recentes do projecto SPICOSA, nomeadamente o Guadex, uma ferramenta virtual de apoio à gestão integrada daquele estuário, desenvolvida pelo CIMA. Esta ferramenta integra as vertentes de gestão ambiental, ecológica, social e económica, permitindo simular diferentes cenários e o seu impacte sobre o estuário.

7º Encontro Regional de Educação Ambiental do Algarve (7º EREAA)

Organizado pela Almargem, nos dias 1 e 2 de Julho, vai decorrer o 7º Encontro Regional de Educação Ambiental do Algarve (7º EREAA), numa perspectiva mais alargada sob o tema “Rios Transfronteiriços”. Serão discutidas a gestão, sustentabilidade e garantias de perpetuação para as gerações futuras deste património comum da humanidade.
Professores, educadores, formadores, técnicos de ambiente, estudantes e cidadãos em geral vão ter oportunidade de assistir e discutir os temas "Medidas de gestão dos Rios Transfronteiriços" e "A Educação Ambiental como ferramenta de gestão", bem como participar em vários itinerários ambientais: do Rio Guadiana ao Sapal de Castro Marim e de VRSA a Ayamonte ou Monte Gordo. Realizar-se-ão ainda vários workshops, onde poderão ser experienciadas, de forma prática e inovadora, abordagens lúdicas e pedagógicas.
O 7º EREAA traz ainda algumas novidades, nomeadamente o Concurso Escolar Eco Projecto´10, o Concurso de Fotografia Digital “Um olhar sobre o Guadiana” e a apresentação de uma peça de teatro pela turma do 4º Ano da E.B.1 Professor Caldeira Alexandre (VRSA), dirigida pela companhia de teatro Fechopano.