segunda-feira, 21 de junho de 2010

"Ainda este ano será adjudicada a obra do futuro Hospital Central do Algarve" - Rui Lourenço - ARS/Algarve


Rui Lourenço

A Câmara Municipal de Loulé e a ARS – Administração Regional de Saúde vão celebrar um protocolo através do qual a autarquia irá ceder um terreno no centro da cidade de Loulé onde será criada uma infra-estrutura com diversas valências na área da saúde, nomeadamente uma Unidade de Saúde Familiar e outros serviços complementares como uma Unidade de Cuidados de Saúde na Comunidade, e ainda a Sede do Agrupamento de Centros de Saúde Central (que abrange os municípios de Loulé, Faro, S. Brás de Alportel e Albufeira).
 
Rui Lourenço, presidente da ARS e também deputado municipal, congratulou-se por mais este equipamento e pela “aposta que o executivo municipal tem feito na área da saúde”. Este responsável realçou ainda a importância das unidades de saúde familiar pela “proximidade das pessoas” e também a localização deste equipamento que irá “dotar a cidade de um espaço público que requalifica o centro da cidade”.
 
O presidente da ARS adiantou que, no segundo semestre deste ano, entrará em funcionamento o serviço de cuidados continuados de saúde no Hospital da Misericórdia de Loulé. E ainda este ano será adjudicada a obra do futuro Hospital Central do Algarve.


Tendo em consideração que as instalações destinadas à prestação de serviços de saúde no Concelho de Loulé, designadamente o Centro de Saúde de Loulé, já não têm mais capacidade física de expansão para novos serviços, e face ao crescimento do número de utentes e aos novos serviços a prestar pelo Serviço Nacional de Saúde, torna-se necessário um novo edifício.
Durante esta sessão, o presidente da Câmara de Loulé, Seruca Emídio, considerou que este novo edifício “vem melhorar a qualidade da oferta dos serviços de saúde no Concelho e na região”.

 
Assim, a Autarquia irá colaborar para a criação deste empreendimento, cedendo em direito de superfície uma parcela de terreno com uma área total de 607,50 m2, localizada na freguesia de S. Clemente, junto à sede do Juventude Sport Campinense e em frente ao Tribunal.
 
O edifício a construir terá seis pisos incluindo cave, com uma área bruta de construção estimada de 2.733 m2, distribuída da seguinte forma: cave – estacionamento e arrumos (570 m2); Piso 0 – Unidade de Saúde Familiar de Loulé (468 m2); Piso 1 - Unidade de Saúde Familiar de Loulé (505,50 m2); Piso 2 – Unidade de Cuidados de Saúde na Comunidade (505,50 m2); Piso 3 – Sede do Agrupamento de Centros de Saúde (505,50 m2); Piso 4 – Zona de reuniões e espaços complementares de apoio aos serviços de saúde (178,50 m2).
 
Esta obra tem um valor estimado de 3.006.300€.
 
Esta cedência foi aprovada, por unanimidade, pela Assembleia Municipal de Loulé na reunião ordinária realizada na passada sexta-feira, 18 de Junho.