quarta-feira, 19 de maio de 2010

ELOS CLUBE DE FARO APRESENTA "ALMA ALGARVIA"


DE MARIA JOSÉ FRAQUEZA - NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE OLHÃO
Apresentação da obra:

O tempo guarda as memórias que só o talento de Maria José Fraqueza pode revelar neste livro ímpar da cultura algarvia que é também da cultura portuguesa.
ALMA ALGARVIA é um hino ao Algarve, a celebração de um grande amor à sua terra e às suas gentes imortalizadas pela riqueza dos falares, atitudes, crenças e tradições.
O livro, somatório de três títulos já publicados, revela de forma simples e sábia os usos e costumes do povo algarvio: Pragas e Lendas, um vastíssimo património cultural da tradição oral, genuinamente aqui transcritas; Alcunhas e Apelidos revela o humor e imaginação próprios de uma crítica social por muito tempo amordaçada e só permitida através de “ditos e bocas” que o povo tão bem sabe fazer.
Resgatadas as tradições numa linguagem simples, porque é a voz do povo, não podemos deixar de sentir a presença da sua autora na forma como, apesar da simplicidade própria dos textos, consegue transmitir o seu sentir, as suas vivências e as suas memórias, em suma, a poesia que é a sua vida e que também aqui nos lega com a generosidade que lhe é peculiar.
Maria José Fraqueza é a ALMA ALGARVIA e se das palavras se fizessem obras, difícil sería conter este caudal de talento a que temos, todos nós, algarvios, o privilégio de assistir.

Dina Lapa de Campos
Presidente do Elos Clube de Faro