quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Fumo passivo atinge 94,6% da população

Um novo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) hoje divulgado, afirma que 94,6% da população mundial ainda não está protegida por leis contra os males causados pelo fumo passivo.
No segundo grande relatório organizado pela instituição sobre aquela que diz ser a "epidemia do fumo", a OMS diz que 5,4% da população do mundo estava protegida, em 2008, por leis antifumo, um aumento de 3,1% em relação a 2007.
Este número significa que 154 milhões de pessoas deixaram de estar expostas aos danos causados pelo tabagismo em locais de trabalho, restaurantes, bares e outros ambientes públicos fechados.
"Apesar de significar um progresso, o facto de que mais de 94% das pessoas ainda não estão protegidas por leis antifumo abrangentes mostra que é preciso trabalhar mais", disse Ala Alwan, director-assistente para Doenças Não Transmissíveis e Saúde Mental da OMS.
Apresentado em Istambul, o relatório da ONU concentra-se na Convenção para Controlo do Fumo, elaborada em 2005 e ratificada por 170 países.
msn