sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Empreendedorismo, encheu a Casa Manuel Teixeira Gomes

Na quarta-feira à noite, na Casa Manuel Teixeira Gomes, o tema “Empreendedorismo – o segredo para vencer em tempos de crise”, marcou o 3º episódio da primeira série do ciclo de debates Teia D’Ideias, organizado pela Associação Social, Cultural e Desportiva, Teia d’Impulsos, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e a Rádio Costa D’Oiro A temática em discussão não só contou com um variado painel de oradores convidados, como registou uma forte adesão por parte do público em geral, que encheu por completo a sala, com uma assistência que se revelou bastante participativa no debate.
Dados concretos sobre tema, como, 65% dos portugueses gostavam de ser patrões e nunca deram um passo para tornar isso realidade, sendo que 62% dos portugueses gostavam de ser patrões de si mesmos, deram o mote para o inicio do debate. De acordo com os dados disponibilizados pela Associação Nacional de Jovens Empresários, as actuais taxas de sobrevivência das empresas em Portugal revelam que 73% sobrevivem ao primeiro ano de existência e 54%, ao segundo ano. Como atitudes “chave” para vencer nos tempos que correm, o empreendedor, primeiro que tudo, deve conhecer-se a si próprio: reconhecer o seu perfil de empreendedor, as suas vocações; e houve quem lembrasse que para se ser empreendedor não é só preciso querer fazer dinheiro: é preciso, acima de tudo, ter paixão por uma ideia. Neste âmbito, João Pires, representante da Federação Nacional das Associações Business Angels, acrescentou que é muito importante a qualidade dos projectos, para que possam ser uma aposta e merecerem incentivos.
Já pela voz do Prof. Virgilio Machado, representante da Empreender Turismo, foi dado o conselho de se começar por pensar num projecto inovador, estruturar o negócio, organizar e pensar, pensar e voltar a pensar; depois é começar a falar com os bancos, potenciais investidores e arranjar soluções. Outros dados concretos apresentados neste debate revelam que 8& a 10% dos os projectos que chegam à Business Angels, são aceites. Actualmente, mesmo numa altura de crise, a Business Angels tem 43 milhões de euros para participação em projectos. Nunca perdendo de vista a conjuntura nacional e internacional do momento, foi lançado neste debate um desafio: Em 2012 - Como se deve começar um projecto?
Mais uma vez o painel de convidados teceu largas considerações sobre o assunto, reunindo consenso na forma de actuar, para sobreviver como empreendedor. Na opinião de João Pires, representante da Federação Nacional das Associações Business Angels,“ As coisas estão dramáticas, não estão nada fáceis. (…) Não se considera o mercado interno atractivo porque as famílias não têm possibilidade de consumir. O mercado externo é o atractivo. Quais os mercados que crescem? O que é que está a ser comprado? Por quem? O que é que podemos vender? Não focar em nós mas sim vender lá fora. São ideias importantes para ter sucesso.” A esta intervenção juntou-se a participação do Prof. João Nunes, docente na Universidade do Algarve, presente na assistência e que defendeu que "2012 é um ano de oportunidades. Muitas empresas estão a fechar e as empresas que conseguirem resistir, vão apanhar os anos de retoma sem muita da concorrência agora existente. Vão-se separar os fortes dos mais fracos. Ninguém se iluda, o mercado (e o estudo atento deste), vai ser o garante da sobrevivência da empresa." Numa época em que atravessamos um período de pessimismo, incerteza no futuro e retracção do investimento financeiro na economia, a Teia D’Impulsos lançou assim para a mesa, a discussão sobre as grandes barreiras que hoje se colocam ao empreendedorismo e as estratégias para ultrapassar com êxito estas dificuldades.