quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Inauguração de exposição com acervo do Município foi um dos pontos altos dos ‘Recortes de Olhão’

A inauguração da exposição documental “A Evolução Administrativa da Câmara”, que aconteceu ontem à tarde, 7 de Setembro, no hall de entrada dos Paços do Concelho de Olhão, foi um dos momentos altos da I Semana Cultural olhanense intitulada “Recortes de Olhão”, que decorre até domingo. Com esta mostra, algo que nunca havia sido feita na Autarquia, a Divisão de Cultura deu a conhecer algum do espólio do Município, percebendo-se assim a evolução do funcionamento autárquico desde 1826. Entre muitas outras curiosidades encontra-se, por exemplo, a acta da primeira reunião de câmara, datada precisamente desse ano, ou uma das mais antigas máquinas de escrever utilizadas nos serviços. A 11 de Agosto de 1826 foi nomeada a primeira Câmara Municipal da Vila de Olhão da Restauração e a 28 de Agosto do mesmo ano, como ilustra a primeira Acta da Câmara realizou-se a primeira reunião com o objectivo primário da tomada de posse de todo o executivo. A reunião teve lugar na residência do Presidente, que à data servia de Casa de Câmara – assim referencia a acta – o então nomeado Juiz de Fora, Dr. António Malafaia Freire Teles.
Documentos das secções de Contabilidade, Taxas e Licenças, Tesouraria e Expediente, que organizava e elaborava o Copiador Geral de Correspondência, como ainda hoje acontece, constituem-se como fontes inesgotáveis de informação para quem se dedica à investigação e podem ser encontrados nesta mostra, patente num lugar improvável, e que segue o exemplo de outras actividades que se têm desenvolvido e continuam a decorrer até ao final de semana, como um café-concerto que hoje se realiza no Auditório Municipal ou a Noite Romana prevista para amanhã às 21h00 no Parque Natural da Ria Formosa. Também já se realizou um passeio pelas ruelas, becos e largos da zona histórica da cidade, com acontecimentos inesperados pelo meio, como a recitação de um poema de João Lúcio,“ O Bioco”, ou a interacção com os mais novos no Jardim Municipal, local onde se ouviram contar lendas da terra olhanense.
Hoje à noite é tempo de ‘stand-up comedy’, a partir das 22h00, na zona do bar do Auditório Municipal, com as presenças de Jorge Serafim que promete contar histórias com humor, ao mesmo tempo que será possível ouvir a música ambiente de Zé Maria. Amanhã à noite, faremos uma viagem ao tempo de Crisanto, um escravo oriundo da Grécia e que habitou o território que hoje conhecemos como Quinta de Marim. Entre outras actividades, sábado à noite há teatro junto aos Mercados, com a peça “Mê Menine, e o Tê Pai?”.
Ontem, na inauguração da exposição sobre a evolução administrativa da Câmara, o vereador da Cultura António Pina referiu “a audácia da Divisão de Cultura para organizar em pouco tempo esta semana cultural, fazendo com que todos os dias houvesse actividades diferentes e em locais variados, onde habitualmente se faz cultura”.
A meio desta semana cultural, António Pina já faz “um balanço positivo devido à grande adesão de público, o que mostra que as pessoas têm interesse em conhecer mais da nossa história”, disse o responsável autárquico, coadjuvado pela chefe de divisão de Cultura, Helena Barreto, que referiu igualmente que as actividades “têm contado com a presença de muita gente, o que é um motivo de orgulho para nós”. A terminar a visita guiada à exposição, feita pela técnica Helena Vinagre, o vereador António Pina anunciou ainda que estas actividades foram organizadas “com muito pouco dinheiro, o que prova que com imaginação podemos continuar a oferecer qualidade aos olhanenses”.