domingo, 4 de setembro de 2011

FINAL DO FARCUME - FESTIVAL DE CURTAS METRAGENS DE FARO

Na próxima 3ª feira (dia 6 de Setembro), vai decorrer na esplanada da Sociedade Recreativa Artística Farense a terceira e última sessão da 1ª edição do FARCUME: Festival de Curtas- Metragens de Faro, organizado pela associação “FARO 1540”, contando com a Final da categoria Ficção antecedida da categoria Documentário. Tal como nas sessões anteriores a entrada é livre.
A Final de Ficção será disputada pelas seguintes curtas: - “Weakest Part” de Bernardo Gomes de Almeida; - “A Cova” de Luís Alves; - “Senhor X” de Gonçalo Galvão Teles; - “Luzes, Câmara, Tortura” de Marco Barbosa e Ricardo Salgado; - “Até ao fim do dia” de Luís Campos Brás; - “Comando” de Patrício Faísca e Sonat Duyar; - “O Risco” de José Pedro Lopes; - “Os Últimos Dias” de Francisco Manuel Sousa;
Este evento já contou com a presença de mais de três centenas e meia de espectadores que puderam assistir a trabalhos oriundos de todo o país e têm revelado ser de grande qualidade, tendo inclusive participado em diversos festivais como Fantasporto, Porto7, Motelx e Shortcutz Lisboa, tendo obtido excelentes classificações. Recorde-se que na passada semana, a curta que venceu a categoria Animação foi “Bats in the Belfry” de João Alves. Para além de ter marcado presença na 1ª edição do FARCUME, esta curta foi exibida recentemente no Fright Fest em Londres e no Animaldiçoados no Rio de Janeiro, tendo vencido o prémio Motelx 2010 (melhor curta de terror portuguesa) e o prémio Shortcutz Lisboa – melhor animação. Chegou este ano ao Fantasporto e venceu o prémio para melhor Jovem realizador 2011. Esta última sessão contará ainda com uma pequena homenagem ao actor farense Filipe Ferrer, com a exibição de gravações inéditas de alguns dos seus trabalhos no final deste festival. De referir que as decisões sobre os vencedores em cada categoria tem sido repartidas em 60% pelo Júri deste Festival e 40% por parte do público, que tem tido a oportunidade de votar nas suas curtas favoritas no final de cada categoria.