terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mendes Bota propôs criação de um Estatuto do Cidadão Europeu Reformado e Residente

O deputado Mendes Bota, do PSD, questionou hoje o Ministro da Economia, Álvaro Pereira, durante uma audição na Assembleia da República, sobre a possível criação de um Estatuto do Cidadão Europeu Reformado e Residente, associado a um Plano de Incentivos Ficais e de outra natureza, tendo como objectivo atrair investimento estrangeiro, criar empregos, dinamizar a economia, aumentar as receitas do Estado, combater a crise do sector da imobiliária turística e reforçar a liquidez do sistema bancário.

Na sua resposta, Álvaro Pereira manifestou a vontade de avançar com a ideia, já abordada no seu último livro, e a que deu o nome de “Reforma ao Sol”.
Mendes Bota salientou que existem 350.000 fogos construídos por vender, e que Portugal tem apenas 150.000 proprietários estrangeiros de segunda habitação, contra 2 milhões na Espanha e 3 milhões na França. Em contrapartida, existem 20 milhões de reformados nos países do Norte da Europa, com mais de 55 anos, e com rendimentos médios de € 55.000,00 anuais, com os quais teria um nível de vida muito mais elevado em Portugal, do que nos seus próprios países.