terça-feira, 14 de junho de 2011

Hospital de Faro: curso suporte básico de vida

Estão abertas as inscrições para o Curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico que vai já na sua segunda edição. O próximo curso vai ter lugar sábado, dia 18 de Junho, entre as 9H e as 18H, no Hospital de Faro, no Algarve.

Ministrado por enfermeiros, este curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico tem por objectivo ensinar aos pais, professores e educadores os procedimentos de sobrevivência em caso de afogamento. Trata-se de uma iniciativa da Secção Regional Sul da Ordem dos Enfermeiros e do Hospital de Faro, EPE.

O Afogamento continua, infelizmente, a ser em Portugal a segunda causa de morte entre as crianças até aos 4 anos de idade, afecta mais as crianças do sexo masculino e estes acidentes ocorrem sobretudo em piscinas particulares da população residente. Durante o ano, e em particular na época balnear, é fundamental consciencializar os pais para as questões de segurança no que diz respeito aos equipamentos privados e públicos, bem como alertar para a necessidade de os pais assumirem uma vigilância apertada, já as crianças são por natureza curiosas e não têm consciência do perigo porque lhe falta experiência. Não se deve facilitar nas questões de segurança e importa mais uma vez lembrar que as crianças devem usar obrigatoriamente coletes de salvação e/ou braçadeiras.
A promoção do curso é um compromisso dos enfermeiros na prevenção de acidentes por afogamento e no ensinamento de procedimentos de suporte básico de vida que “Podem ajudar a salvar a vida do seu filho”.
As inscrições devem ser feitas para ausenda.duarte@ordemenfermeiros.pt (T: 213 815 552)