segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Alice Vieira e Pedro Serrazina visitaram o Colégio Internacional de Vilamoura


O realizador Pedro Serrazina e escritora Alice Vieira foram os mais recentes convidados do programa A Magia das Palavras Contadas, que a Biblioteca do Colégio Internacional de Vilamoura (CIV) se encontra a promover desde o início do ano lectivo, no âmbito dos projectos de investigação em curso, e que visam transformar histórias em métodos de aprendizagem.
Ambos os convidados, um no ramo do cinema, outro no da literatura, deixaram aos alunos histórias de afectividade, de amor e de vida.
Pedro Serrazina, recém chegado de Inglaterra, onde esteve a tirar o seu mestrado, no Royal College of Arts, ofereceu aos alunos momentos de rara beleza com a exibição da sua última curta-metragem, Os Olhos do Farol (2010), já distinguida com os prémios: Melhor Animação, no Faial Filmes Fest; Prémio Cidade de Ovar, no Ovarvídeo, e uma menção honrosa no Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho –
Cinanima.
O filme conta-nos a história de um faroleiro e da sua filha, isolados numa ilha rochosa e onde a menina desenvolve “uma cumplicidade única com o mar, que lhe traz brinquedos sob a forma de objectos que dão à praia. Ao ritmo das ondas, estes objectos desvendam acontecimentos antigos, memórias que as marés não conseguem apagar…”.

Dos alunos do Jardim-de-Infância aos do secundário, num universo de 120 estudantes, todos se prenderam com esta história muda sobre a qual falaram de forma encantadora. Aos alunos do secundário, o realizador revelou que parte do story board desta curta nasceu em Vilamoura, quando há 11 anos se encontrava a velejar com quatro amigos, entre o Norte de Espanha e Barcelona, e fez uma paragem na Marina por duas semanas. Os alunos consideraram muito interessantes alguns aspectos técnicos, como as texturas apresentadas, e o making-off do filme.
Também a escritora Alice Vieira encantou. Perante uma audiência de alunos do terceiro ciclo (7.º ano e Year 8), a escritora falou da sua vida e obra. Assumida jornalista de profissão, Alice Vieira falou dos seus dias num jornal diário, do seu primeiro livro, Rosa, Minha Irmã Rosa (1979), distinguido com o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança, ao qual se encontra afectivamente mais ligada, do desafio da escrita, e da vida agitada que tem enquanto autora. Alice Vieira tem mais de 70 títulos publicados e ganhou dez dos mais significativos prémios literários da literatura infantil e juvenil.
No âmbito do mesmo programa, o CIV irá receber a 18 de Março próximo o escritor João Tordo.