sábado, 18 de setembro de 2010

“MERCADINHO DE OUTONO” APOIA CAUSAS SOCIAIS


Arranca a 25 de Setembro mais uma edição do “Mercadinho de Outono”. Trata-se de um conjunto de mercados temáticos que, aos sábados, das 10h00 às 17h00, na Zona Histórica de Loulé, Rua D. Payo Peres Correia e Largo D. Pedro I, vão dar a conhecer o trabalho de produtores e artesãos do Concelho.
Uma das novidades desta edição é a presença de instituições de solidariedade social do Concelho que terão a oportunidade de vender alguns dos objectos executados pelos seus utentes mas, sobretudo, dar a conhecer as suas actividades. Esta é uma forma da Autarquia, entidade promotora do “Mercadinho de Loulé”, apoiar causas sociais numa época em que as instituições têm um papel determinante na comunidade.
Assim, vão estar representadas as seguintes instituições e projectos: Fundação António Aleixo (25 Setembro e 9 Outubro), Projecto ECOS – Casa da Primeira Infância (2 e 30 Outubro), PER – Pais em Rede (16 Outubro e 20 Novembro), Projecto Akreditar – Fundação António Aleixo (23 Outubro e 27 Novembro) e Associação Dinamika – Projecto Boa Onda (6 e 13 Novembro).
Quanto às temáticas deste “Mercadinho de Outono”, há também algumas novidades, com a introdução de um mercado dedicado ao Artesanato Urbano e Design, cada vez mais em voga, e outro à Reutilização, Reciclagem e Produtos Biológicos, numa preocupação com as questões ambientais.
A programação é a seguinte: Artesanato Tradicional (25 Setembro e 30 Outubro), Artesanato Urbano e Design (2 Outubro e 6 Novembro), Prazeres e Experiências (9 Outubro e 13 Novembro), Antiguidades, Velharias e Coleccionismo e Artes e Livros (16 Outubro e 20 Novembro) e Reutilização, Reciclagem e Produtos Biológicos (23 Outubro e 27 Novembro)
No encerramento deste ciclo do “Mercadinho de Outono”, que acontece a 1 de Dezembro, na Avenida José da Costa Mealha, estarão representadas todas as temáticas, bem, como todas as instituições de solidariedade social.
A par da divulgação dos produtos locais, o “Mercadinho de Loulé” é também uma forma de dinamizar o casco antigo da cidade e incrementar o comércio tradicional.