sexta-feira, 10 de setembro de 2010

“Compromissos Marítimos” no Museu de Olhão




O Museu da Cidade de Olhão mostra, até ao final do ano, a exposição “Os Compromissos Marítimos no Algarve”, integrada na iniciativa conjunta e pioneira da Rede de Museus do Algarve, “Algarve – do Reino à Região”. A mostra patente em Olhão propõe um olhar sobre as diferentes formas de operar dos Compromissos Marítimos.


As Irmandades ou Confrarias do Corpo Santo, tiveram um forte impacto nas comunidades onde foram criadas, entre elas Olhão, pelo que faz todo o sentido a exposição patente no Museu da Cidade. Aqui conhece-se como operavam as associações de mareantes.

Os Compromissos, mas também o mareante, precisamente, está em grande destaque nesta mostra, expressão que compreende não só o pescador mas toda a classe de profissionais ligados ao mar.

Os Compromissos forneciam aos marítimos e respectivas famílias, médico, cirurgião, sangrador, botica e socorros pecuniários em caso de doença, velhice e indigência. Os associados tinham de contribuir com uma parte dos lucros das suas actividades para a manutenção do fundo que servia para apoio social e outras responsabilidades da associação.

Desde o século XV e até finais do século XVIII, ao longo da costa algarvia foram constituídas várias associações de profissionais ligadas ao mar. Surgem referências à existência de Compromissos em Lagos, Alvor, Portimão, Ferragudo, Albufeira, Quarteira, Faro, Olhão, Fuseta, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António.