terça-feira, 17 de agosto de 2010
Aparício Lima Palma dá nome a rua de Lagos
No próximo dia 21 de Agosto vai ter lugar a Cerimónia de Descerramento da Placa Toponímica Rua Aparício Augusto de Lima Palma.
A iniciativa irá ter lugar pelas 18h30, na Estrada do Porto Mós, Freguesia de Santa Maria, em Lagos.
Aparício Augusto de Lima Palma nasceu em 01 Fevereiro de 1879 e faleceu em 25 de Março de 1969.
Lacobrigense, filho de José Augusto Ataíde de Oliveira Palma e de Maria Amélia Álvares Pereira de Lima, foi contemporâneo de Júlio Dantas.
Iniciou os seus estudos superiores na escola Politécnica de Lisboa, que frequentou durante quatro anos, tendo protagonizado, com Arnaldo Ressano Garcia, a fundação da Tuna Académica desta Escola onde tocava, entre outros instrumentos, viola baixo. Dedicado ao teatro e à música actuou, ainda pela Escola Politécnica, em teatros da capital e, na presença régia, no Teatro São Carlos.
Os seus primeiros escritos teatrais datam dessa época, tendo vindo a ser representados, mais tarde no Teatro Gil Vicente, então existente em Lagos.
Cursou ainda Direito, que veio a determinar o seu exercício de funções em Lagos, como solicitador. Generosamente, esta actividade era exercida, para os mais desfavorecidos, muitas vezes sem retribuição e sem honorários.
Dedicado à cultura e ao contínuo estudo da evolução social da época, levou à cena a expressão do seu sentido de justiça, através de várias peças teatrais, exibidas não só em Lagos nas em variados aglomerados populacionais do Algarve.
Ficou reconhecido na cidade de Lagos, onde sempre viveu, e na memória dos lacobrigenses como uma figura ilustre, nomeadamente como dramaturgo, promotor de actividades culturais e solicitador.
Foi ainda benemérito, tendo cedido, a título gracioso, duas faixas de terreno da sua propriedade, para construção e posterior alargamento da estrada de acesso à praia do Porto de Mós.