quarta-feira, 7 de julho de 2010

Câmara Municipal de São Brás de Alportel cria Gabinete Municipal de Psicologia do Idoso


A autarquia são-brasense aprovou dia 7 de Julho, por unanimidade, a criação do Gabinete Municipal de Psicologia do Idoso, que tem por objectivos apoiar a população idosa para um envelhecimento activo e com qualidade de vida.
No seio do Serviço Municipal de Psicologia, ao Gabinete Municipal de Psicologia da Criança e do Adolescente junta-se agora o Gabinete Municipal de Psicologia do Idoso.
De acordo com os dados actuais do Instituto Nacional de Estatística (INE), o ritmo de crescimento da população idosa é bastante superior ao da população jovem, uma vez que o aumento da esperança de vida associado a baixas taxas de natalidade e de fecundidade, tem conduzido ao envelhecimento da população portuguesa.
O concelho de São Brás de Alportel, em particular, e não obstante o elevado crescimento populacional que tem registado nos últimos anos, continua a apresentar uma população algo envelhecida, tendo segundo os últimos dados disponibilizados pelo INE, referentes a 2009, 2.916 pessoas com 65 ou mais anos, o que corresponde a cerca de 22.6% da população residente.
Sensibilizada para esta realidade, e dando continuidade ao trabalho que já vem desenvolvendo no seio do Serviço Municipal de Psicologia, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel pretende dar início ao funcionamento do novo Gabinete Municipal de Psicologia do Idoso, como uma nova valência deste serviço, com o objectivo de contribuir para aumento da qualidade de vida do idoso, promovendo o seu bem-estar e fomentando um envelhecimento saudável.
O Gabinete Municipal de Psicologia do Idoso pretende constituir um serviço de apoio psicológico, dirigido à população idosa, com idade igual ou superior a 65 anos, carenciada económica e socialmente, onde será efectuada uma avaliação, acompanhamento e/ou encaminhamento do idoso.
Este novo serviço, a funcionar no Centro de Apoio à Comunidade de São Brás de Alportel, numa primeira fase, nas tardes de 4ª e 5ª feira, entre as 14h00 e as 17h00, pretende alargar o seu raio de acção, numa fase posterior, para outros espaços de apoio ao Idoso, como por exemplo o futuro Centro Comunitário de Parises.
O funcionamento do Gabinete será assegurado por um técnico superior de psicologia, cujo trabalho será dividido em duas vertentes: uma vertente clínica, no seio da qual desenvolverá trabalho de apoio psicológico, acompanhamento e ou encaminhamento dos idosos; e uma vertente de informação sensibilização e intervenção na comunidade, mediante o desenvolvimento de um plano anual de actividades e iniciáticas, que pretende ir ao encontro das necessidades dos idosos, da família, dos técnicos e das pessoas interessadas na área.
O Gabinete Municipal de Psicologia do Idoso de São Brás de Alportel representa um passo em frente nas políticas sociais do município, zelando por um envelhecimento da população activo, autónomo, com bem-estar e qualidade de vida.