quinta-feira, 20 de maio de 2010

CHEFE COZINHEIRO DO ANO É ALGARVIO

JORGE RODRIGUES EXIBE O DIPLOMA

POR RITA CUPIDO PASSOU TODO O SUCESSO DO EVENTO

O JÚRI BEM DISPOSTO MAS MUITO METICULOSO, COMO É HÁBITO
DA CONFECÇÃO À CONQUISTA DE UM LUGAR ENTRE OS MELHORES VÁI MUITA DEDICAÇÃO






O algarvio Jorge Rodrigues conquistou o concurso Chefe Cozinheiro do Ano com os sabores do sul do país. Agora, o ex-aluno da Escola de Hotelaria e Turismno do Algarve, em Faro, chefe cozinheiro numa unidade hoteleira algarvia, apesar de ciente das “dificuldades” que o esperam, garantiu que tudo vai fazer para “chegar à final nacional e, também aí, fazer o melhor que me for possível”.

As “Edições do Gosto” e a Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, conjuntamente com a Asssociação de Cozinheiros de Portugal, organizaram ontem, dia 19 de Maio, a etapa regional Sul/Ilhas do concurso Chefe Cozinheiro do Ano (CCA) 2010, na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro.
“Desde o primeiro dia em que enviei a inscrição, o momento em que fui seleccionado, a entreajuda e comvívio entre os participantes, mais as palavras do júri, foram todos momentos marcantes”, sublinhou Jorge Rodrigues, cozinheiro há cerca de 10 anos, natural de Vila Nova de Cacela, que reconheceu ter-se “inspirado no Algarve” para confeccionar os pratos que receberam a escolha do júri.
Jorge Rodrigues, chefe de cozinha no Eurotel Altura, em Castro Marim, foi o vencedor ao apresentar ao escrutínio do júri um menu composto por um "shot" de gaspacho com polpa de sapateira, lombo de bacalhau com migas de beringela e berbigão da Ria Formosa e bolo de alfarroba e cenoura.
Nesta primeira etapa regional do maior concurso de cozinha nacional, seguindo-se Lisboa e Coimbra, que anualmente distingue chefes de cozinha pelo seu conhecimento, trabalho e criatividade, João Santos (Vila Galé Albacora, Tavira), classificou-se em 2º. Lugar, Paulo Mota Moura (hotéis Açores Atlântico e Marina Atlântico, Açores), não conseguiu um lugar entre os três primeiros, onde Jorge Rodrigues (Eurotel Altura, Tavira), como já destacámos, arrebatou a primeira posição, e José Freire (hotéis Rocamar e Royal Orchid, Madeira) conquistou o 3º. lugar.
Os quatro seleccionados tudo fiuzeram para disputar um lugar na final nacional, confeccionando um menu composto por entrada, prato principal e sobremesa para quatro pessoas, num tempo máximo de três horas.
Recordemos que O CCA, promovido há mais de 20 anos em parceria com a ACPP (Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal), teve como primeiro vencedor Fausto Airoldi, actualmente presidente do júri deste concurso e da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, dá a conhecer o melhor entre os melhores cozinheiros portugueses, valorizando e prestigiando os profissionais e a gastronomia nacionais.
O júri desta etapa foi constituído por Fausto Airoldi, Celestino Grave (Hotel Real Palácio), Dieter Koschina (Vila Joya), Henrique Leandro (Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve) e Cláudia Rego (especialista da Diversey em Segurança Alimentar).

Rita Cupido, uma das responsáveis da “Edições do Gosto”, esclareceu que “vencer a etapa regional não dá aos concorrentes a garantia de entrarem na prova final, cujo prémio é um estágio no melhor restaurante do mundo - o Noma, de René Redzepi, na Dinamarca. Os finalistas são aqueles que alcançarem a melhor classificação geral na totalidade das etapas”.
Aquela responsável salientou ainda a “importância dos produtos e sabores tradicionais na confecção dos pratos a concurso, mais aligeirados em relação às quantidades habituais, já que se destinam a pessoas que trabalham e, também por isso, não devem ingerir refeições de prato cheio”, concluiu.