sexta-feira, 15 de maio de 2009

Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia reúne na UAlg





Realiza-se hoje e amanhã o primeiro encontro científico do Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia (IBB). A iniciativa conta com a participação de cerca de 180 cientistas, que se reúnem para fazer o ponto da situação e delinear estratégias de desenvolvimento da Biotecnologia Nacional após a apresentação e discussão de cerca de 150 trabalhos de I&D.

O Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia é um dos mais recentes Laboratórios Associados, sendo uma infra-estrutura estratégica para o desenvolvimento das políticas nacionais de investigação, bem como para o desenvolvimento e inovação nos domínios da Biotecnologia, Bioengenharia, Biomateriais e Ciências Agrárias, Biológicas e Biomédicas. O IBB combina as suas actividades de I&D com ensino de pós-graduação, transferência de tecnologia, consultadoria e serviços.
O IBB congrega cerca de 200 investigadores doutorados e é uma instituição de dimensão nacional formada por uma parceria entre o Instituto de Biotecnologia e Química Fina (IBQF) do Instituto Superior Técnico, unidade líder, o Centro de Engenharia Biológica (CEB) e o Grupo de Investigação 3B’s-Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos, ambos da Universidade do Minho, o Centro de Genética e Biotecnologia (CGB) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural (CBME) da Universidade do Algarve.
O IBB tem definido um plano de investigação estratégico e ambicioso, capaz de responder aos novos desafios associados aos extraordinários avanços nas áreas de Biologia Molecular e Celular, Genómica, Biologia de Sistemas, Biomateriais, Engenharia de Células e Tecidos ou Nanotecnologia. As actividades do IBB estão focadas em quatro áreas temáticas: Biotecnologia Industrial, Biotecnologia e Saúde, Biotecnologia Agroalimentar e Biotecnologia e Química Ambiental.