terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Município de Lagos associa-se a CASLAS e REIN e presta homenagem a Rodrigo de Almeida


Legenda -(esqª para a dtª):Rodrigo de Almeida, Homenageado (E filha), presidente da Direcção do CASLAS, José António Carreiro, presidente da Câmara Municipal de Lagos, Júlio Barroso, representante da Assembleia-Geral da REIN, Miguel Bernard, presidente da REIN, Dieter Schulze e director adjunto do Centro Distrital de Faro do Instituto de Segurança Social, IP, Paulo Morgado

Antigo Director do Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos (CASLAS), Rodrigo de Almeida foi homenageado, ontem, na Câmara Municipal de Lagos.
A autarquia de Lagos associou-se a uma iniciativa do CASLAS e da REIN (Rede Europeia para a Inserção Social e Profissional das Pessoas Desfavorecidas) para homenagear Rodrigo de Almeida, ex-director do CASLAS e um dos membros que mais se empenhou no projecto desenvolvido pela REIN.
O auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI esteve repleto de participantes que não quiseram deixar de estar presentes neste momento. Para além do Presidente e demais membros da Direcção e dos inúmeros funcionários do CASLAS, membros da REIN de várias nacionalidades europeias, executivo municipal e alguns jovens do Lar de Crianças do CASLAS, esteve igualmente presente o próprio Presidente daquela rede europeia, Dieter Schulze (alemão), um representante da Assembleia Geral da REIN e anterior presidente da mesma, Miguel Bernard (espanhol), e o Director Adjunto do Centro Distrital do Instituto da Segurança Social (Faro), Paulo Morgado, também Presidente da Assembleia Municipal de Lagos.
José Carreiro, Presidente da Direcção do CASLAS foi o primeiro a falar aproveitando para dar a conhecer um pouco do percurso de Rodrigo de Almeida na Direcção daquela instituição, onde começou em 1989 como tesoureiro, deixando de exercer funções em 2009. Dos muitos momentos vividos, José Carreiro escolheu recordar e enaltecer as preocupações e variadas campanhas que Rodrigo de Almeida levava a efeito, na altura do Natal, “com a preocupação de poder ter uma prenda para oferecer a todos os jovens menos protegidos que dependiam do CASLAS”.
Depois de um breve momento musical, que esteve a cargo de João Pedro Cunha da Academia de Música de Lagos, falou Miguel Bernard, antigo presidente da REIN, que aproveitou esta ocasião para elogiar todo o trabalho desenvolvido por Rodrigo de Almeida não só no CASLAS; mas também na REIN onde “durante 18 anos ajudou a construir uma nova Europa”.
Paulo Morgado, também quis proferir algumas palavras apenas para lembrar que é importante “celebrar a vida de uma pessoa que se dedicou às causas mais nobres, enquanto essa pessoa ainda se encontra entre nós”. Falou de Rodrigo de Almeida como sendo “um verdadeiro voluntário que deu sempre o melhor de si sem nunca esperar nada em troca”. A terminar, fez questão de sublinhar que “uma sala tão cheia de pessoas só pode significar que esta homenagem é merecidíssima e que Rodrigo é um exemplo para todos nós que aqui estamos”.
Também o Presidente da REIN não quis deixar de prestar a sua homenagem pública a uma pessoa a quem ele se referiu como “um verdadeiro europeu”. Recordando que Rodrigo de Almeida “sempre foi uma pessoa de mente aberta e que pensou sempre nas coisas a uma escala maior e fora das fronteiras do seu país”, Dieter Schulze, referiu que Rodrigo de Almeida tinha “um lugar muito especial na REIN e, por isso, queremos agradecer tudo o que tem feito dentro da Rede”. Prestando um tributo a um dos fundadores da REIN e “a uma pessoa que ajudou a construir e desenvolver esta rede de cooperação”, Dieter Schulze entregou a Rodrigo de Almeida o Diploma de Presidente Honorário da REIN.
À entrega do Diploma seguiu-se outro dos momentos mais emotivos da Homenagem, quando alguns jovens do Lar do CASLAS quiseram deixar algumas palavras e uma canção propositadamente elaborada para Rodrigo de Almeida.
Para Júlio Barroso, Presidente da Câmara Municipal de Lagos, “esta homenagem além de ser a uma grande instituição como é o caso do CASLAS, é, fundamentalmente a uma das pessoas que aqui trabalhou, que participou de alma e coração em diversos projectos em favor dos mais carenciados, honrando o nome da instituição e servindo graciosamente o município, contribuindo para uma comunidade mais fraterna”, acrescentando ainda que “o nosso homenageado tem dado um contributo para uma Europa mais justa e mais solidária”. Para o autarca é importante que possamos valorizar a pessoa que, juntamente com outros, ajudou em tudo o que podia os utentes deste Centro de Assistência, desejando que “nunca o tempo deixe apagar da nossa memória trabalhos tão meritórios como este”.
Depois da intervenção de Júlio Barroso, foi a vez de Rodrigo de Almeida, que bastante debilitado em termos de saúde, mas visivelmente emocionado, não quis deixar de publicamente agradecer ao CASLAS e à REIN. Muito sensibilizado, Rodrigo de Almeida apenas conseguir acrescentar que “esta é uma alegria e um momento que guardarei, para sempre, na minha alma”.
A Cerimónia terminou com todo um Auditório de pé, aplaudindo e prestando homenagem a “não só um munícipe de Lagos, mas um verdadeiro europeu”.