quarta-feira, 3 de março de 2010

Seminário de Apresentação do projecto PROVE - Promover e Vender


Seminário de Apresentação do projecto PROVE - Promover e Vender, realiza-se no próximo dia 11 de Março, na Junta de Freguesia de S. Sebastião, concelho de Loulé, pelas 10:00h.
Este Seminário tem como principal objectivo divulgar na região do Algarve, a metodologia de intervenção do PROVE, na promoção de novas formas de comercialização de circuito curto, entre pequenos produtores e consumidores, de modo a resolver os problemas de escoamento dos produtos locais e melhorar as relações de proximidade entre quem produz e quem consome.
Pretende-se assim aproximar os consumidores e os produtores que comercializam produtos hortícolas frescos.
Pretende-se que os produtores organizem a sua produção de modo a responder às necessidades dos consumidores, criando cabazes diversificados e de qualidade.
O consumidor terá a possibilidade de experimentar um conjunto de produtos variados, através da aquisição de cabazes de frutas e legumes seleccionados de qualidade e com um serviço personalizado.
Este seminário destina-se a Associações Locais, Cooperativas e Associações de Produtores, Associações de Consumidores, Organizações Não Governamentais, Instituições de Intervenção Social, Autarquias, Direcções Regionais de Agricultura, Escolas de Ensino Agrícola, Escolas Superiores, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Empresas do Sector Agrícola e Agro-alimentar, Empresas de Prestação de Serviços Agrícolas, Produtores em nome individual, entre outros.
Este seminário é organizado por uma parceria constituída pela Câmara Municipal de Loulé, Associação In Loco e Loulé Concelho Global, com a colaboração da Junta de freguesia de S. Sebastião em articulação com a equipa do projecto PROVE.
O projecto PROVE – Promover e Vender, surgiu de uma Iniciativa Comunitária EQUAL em conjunto com várias entidades parceiras que se associaram a um grupo de pequenos produtores dos territórios da Península de Setúbal, Vale do Sousa, Alentejo Central e Porto, para melhorar o escoamento das suas produções. Os bons resultados alcançados permitiram replicar a experiência noutros territórios. (Para mais informação sobre o PROVE pode consultar www.prove.pt)

TORNEIO DE INICIAÇÃO DE GINÁSTICA ACROBÁTICA



JOVENS DA CASA DO POVO DE MESSINES BRILHAM EM LOULÉ
Mais uma saída da Classe de Ginástica Desportiva...mais um orgulho para a Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines. Na cidade de Loulé os jovens messinenses deixaram orgulhosos, aqueles que os acompanham e neles acreditam. Em cada esquema apresentado a emoção irradiava as bancadas onde dezenas de familiares assistiram ao fantástico desempenho da classe.
As atletas Diana Guerreiro e Rute Escoval alcançaram o 1º Lugar no Torneio de Iniciação de Ginástica Acrobática. A casa do Povo de São Bartolomeu de Messines venceu, também, o 1º Lugar por Equipas no Torneio de Iniciação, colocando 5 grupos/pares nos dez primeiros classificados.
A Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, até agora desconhecida na realidade da Ginástica Algarvia começa a dar passos significativos e demonstrativos do excelente trabalho realizado pelos Professores Paulo Pinto e Ana Rita Vidal.

Mais de 300 atletas com deficiência confraternizam com selecção portuguesa de futebol feminino no Estádio Algarve


Cerca de 320 utentes e funcionários de instituições e associações que fazem parte do Programa Regional do Desporto Adaptado (PRDA) participaram hoje num almoço de confraternização com os elementos da selecção nacional de futebol feminino, no Estádio Algarve, no âmbito de uma iniciativa promovida pelo Governo Civil de Faro e a Federação Portuguesa de Futebol.
Dominado por um sentimento de entusiasmo por parte dos representantes do PRDA e da equipa das ‘quinas’ que disputou o Mundialito de Futebol Feminino 2010, o encontro culminou com uma onda de emoção nas bancadas do estádio algarvio, onde os praticantes das diversas modalidades desenvolvidas no âmbito do projecto regional dinamizado pelo Governo Civil de Faro, apoiaram fortemente a selecção portuguesa no jogo contra a Islândia.
Para a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, que assistiu ao jogo na companhia das várias dezenas de adeptos entusiasmados, a adesão dos parceiros do PRDA a esta iniciativa revela o forte envolvimento das associações e instituições algarvias ligadas à deficiência, na persecução dos objectivos definidos pelo projecto do desporto adaptado.
“O entusiasmo com que estes jovens viveram este dia no Estádio Algarve traduz bem a importância do desporto adaptado, e de todas as iniciativas que lhe são inerentes, para a inclusão social e o bem-estar das pessoas com deficiência, pois permite-lhes participar de forma activa na vida em sociedade”, sublinhou a Governadora Civil.
A iniciativa de hoje inscreve-se aliás nas comemorações do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, no âmbito do qual o Governo Civil de Faro irá promover e apoiar várias acções de sensibilização e projectos regionais de solidariedade até final de 2010.
No encontro de confraternização realizado hoje, na sequência de um convite feito pela direcção da Federação Portuguesa de Futebol aos parceiros do PRDA, participaram 13 instituições, num total de 22 funcionários e 301 utentes, grande parte dos quais participa regularmente em competições desportivas a nível nacional e internacional.
“Há no Algarve um forte empenho, tanto por parte dos atletas, como dos orientadores desportivos, na promoção da prática das diversas modalidades integradas no PRDA, o que é bastante gratificante e permite alargar gradualmente este projecto a outras áreas da deficiência, envolvendo um número cada vez maior de cidadãos”, salienta a Governadora Civil.
A 17ª edição do Mundialito de Futebol Feminino/Algarve Women’s Cup, que decorreu entre 24 de Fevereiro e 3 de Março em vários municípios da região, numa organização da Federação Portuguesa de Futebol e das Federações da Noruega, Dinamarca e Suécia com o apoio da Associação de Futebol do Algarve e da FIFA, reuniu 12 das melhores selecções mundiais desta modalidade.

Ria Formosa: Ministério do Ambiente iniciou adjudicação para limpeza e remoção de casas na Fuseta


O Ministério do Ambiente já iniciou o processo de adjudicação para os trabalhos de limpeza e remoção de construções na ilha da Fuseta, onde o mau tempo já destruiu metade das casas, disse à Lusa fonte do ministério.

O anúncio surge poucas semanas depois de a secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades ter revelado que seriam antecipadas para final de março as demolições das edificações existentes na ilha.

As intervenções na ilha, situada entre Olhão e Tavira, incluem ainda o reforço do cordão dunar e da nova barra, entretanto aberta pela natureza.
Lusa