sábado, 5 de dezembro de 2009

Autarquia de Lagos distinguida a nível nacional




Campanha Bandeira Azul dá prémio
A Câmara Municipal de Lagos foi ontem, dia 3, distinguida com o 3º Prémio no Concurso Nacional de Actividades de Educação Ambiental do Programa Bandeira Azul.
A iniciativa decorreu em Coimbra, tendo sido o Vereador António Marreiros, da autarquia lacobrigense e responsável pela área do Ambiente, que foi receber esta distinção.
Sublinhe-se que este Concurso visa estimular a participação activa das autarquias e entidades relacionadas com a implementação das actividades de educação ambiental situadas em zonas balneares fluviais e costeiras na procura de melhores soluções ambientais. Constitui ainda uma forma de estimular a qualidade, interesse e criatividade das Actividades de Educação Ambiental a desenvolver no âmbito do Programa Bandeira Azul.
A Câmara de Lagos, que todos os anos se associa a esta “causa”, participou neste concurso com uma das semanas temáticas que decorreu no Verão, sob o lema “Energia é Boa Onda”, em que as actividades foram centradas no tema das energias alternativas.
Aliás, a apresentação da Campanha da Bandeira Azul em Lagos, feita pela responsável da Divisão de Ambiente da autarquia, foi um dos momentos integrantes do programa deste dia.
Para além de ter sido nacionalmente distinguida pelas boas práticas ambientais, a autarquia recebeu, ainda, um Certificado Internacional respeitante aos seus 20 anos de Bandeira Azul nas praias do Concelho.
Recorde-se que a Bandeira Azul começou por ser hasteada na Meia Praia e Praia da Luz. Este ano, Lagos hasteou este importante galardão ambiental nas praias da Luz, Meia Praia, D.Ana, Camilo e Porto de Mós.

Início do fornecimento de água potável e recolha de efluentes da Ilha da Culatra - Farol




Sendo a Águas do Algarve SA a concessionária dos Sistemas Multimunicipais de Abastecimento de Água e de Saneamento do Algarve, estava previsto nos Contratos de Concessão a realização de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) Dessalinizadora e de uma Estação de Tratamento de Águas residuais ( ETAR), nas proximidades do núcleo dos Hangares. Lê-se no comunicado enviado às redacções pela empresa Águas do Algarve.


As soluções preconizadas para além de provocarem significativos impactos ambientais, quer na sua construção, quer na sua exploração implicavam investimentos extremamente elevados e custos de exploração muito substanciais.
De realçar ainda que a solução inicialmente preconizada apenas contemplava a ilha da Cultra/Farol, excluindo quer o abastecimento quer o tratamento e recolha de efluentes da ilha da Armona.
Em face do exposto e no sentido de se efectuar uma solução integrada que abrangesse quer a ilha da Armona quer a ilha da Culatra/Farol foi desenvolvida uma solução por Perfuração Horizontal Dirigida (PHD) que abasteceria e recolheria os efluentes daquelas ilhas em simultâneo.
Assim, o abastecimento de água efectuar-se-á a partir do Continente e os efluentes serão encaminhados e tratados na ETAR de Olhão Nascente a qual já foi intervencionada e ampliada pela Águas do Algarve SA, para este fim.
Assim, foi lançada uma empreitada por PHD que por inépcia do Consórcio Empreiteiro levou a que a mesma fosse suspensa e a Águas do Algarve tenha tomado posse administrativa desta.
Foi encontrada uma nova solução a qual após os pareceres de todas as várias entidades envolvidas, foi adjudicada em 06/Agosto 09 estando á presente data concluída, isto é, a partir do dia de hoje, 04 de Dezembro, as populações dos núcleos da Culatra e do Farol poderão usufruir da água de excelente qualidade fornecida pela Águas do Algarve.
Em simultâneo a recolha dos efluentes daqueles dois núcleos urbanos será uma realidade. Com a conclusão desta empreitada ficam reunidas as condições necessárias para que após a execução da rede de esgotos em baixa da ilha da Armona, seja também efectuado o tratamento do efluente gerado nesta ilha.
Desta forma a Águas do Algarve, criou condições para a resolução dos problemas de saúde pública que de à tantos anos a esta parte tem vindo a ser reivindicados quer pelas populações residentes quer pelas flutuantes. Conclui a nota de impressa da Águas do Algarve.

PS/Algarve: Governo apoia emprego e promoção turística no Algarve




O Programa de Qualificação e Emprego para o sector do Turismo e a proposta do aumento do salário mínimo já a partir do dia 1 de Janeiro de 2010, bem como a continuidade do Programa ‘Allgarve’ até 2010, anunciadas hoje (ontem) pelo Primeiro-Ministro, na Assembleia da República, constituem três importantes medidas com forte impacto no Algarve, nomeadamente ao nível do combate ao desemprego e da promoção turística na região. Afirma em documento enviado ás redacções o PS/Algarve.
E o documento continua: "O Programa de Qualificação e Emprego para o sector do Turismo, medida já identificada como necessária, irá ter um impacto muito significativo no sector e na região, enquanto instrumento de combate ao desemprego, de preservação do emprego e de qualificação dos activos com recurso à formação profissional.
A actual conjuntura internacional, resultante de uma desaceleração económica mundial e da difusão de um surto viral de nível pandémico (gripe A), tem apresentado reflexos nos fluxos turísticos internacionais, com evidentes consequências naquela que é uma das mais importantes actividades económicas do País – o turismo - com particular incidência no Algarve. Esta situação tem tido como consequência, a adopção por muitas empresas de medidas tendentes à redução de custos, como a diminuição dos postos de trabalho, ou o encerramento permanente, ou sazonal, de algumas unidades.
Neste quadro, o Programa anunciado hoje pelo Primeiro-Ministro, com o intuito de apoiar as empresas a ultrapassar a actual crise conjuntural e simultaneamente estimular o emprego e a qualificação dos activos através da formação profissional, será certamente um instrumento útil ao turismo e ao Algarve.
Tanto a região como o sector devem estar na primeira linha das prioridades, tendo em conta que a nossa economia estruturada no turismo exige medidas que respondam a alguns constrangimentos já identificados.
Por outro lado, a proposta apresentada pelo Primeiro-Ministro em fixar o salário mínimo em 475 euros a partir de 2010, constitui outra medida com forte impacto na região, sobretudo no sector do turismo, restauração e alojamento, tendo em conta que esta actividade económica concentra a grande maioria dos trabalhadores que recebem salário mínimo ou vencimentos de valores aproximados. Serão beneficiados os trabalhadores mas também as próprias empresas, que não irão ressentir-se com este aumento, atendendo à anunciada redução em 1% da taxa social única.
O recente anúncio da garantia de continuidade do programa ‘Allgarve’ até 2012, agora gerido na região, com uma programação que valorizará a componente criativa regional e maior abrangência temporal (Fevereiro a Dezembro), responde às necessidades e à expectativas da região e constitui-se igualmente como elemento essencial na qualificação e promoção do destino bem como no combate à sazonalidade.
Estes compromissos eram exigências da região do Algarve a que o Governo da república vem agora responder afirmativamente!", concluí a nota de imprensa do PS- Algarve

Investimento de 143 mil euros reforça meios da GNR e PSP com 12 viaturas para o Programa "Escola Segura"








A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, considerou ontem, dia 4 de Dezembro, que a entrega de 12 viaturas aos Comandos regionais da GNR e da PSP destinadas ao Programa “Escola Segura”, constitui um “passo muito importante” para aumentar a operacionalidade e a eficácia do policiamento de proximidade no Algarve. Sublinhando que a segurança de pessoas e bens constitui a “preocupação número um” do Governo Civil de Faro, Isilda Gomes, que presidiu esta tarde à cerimónia de entrega das novas viaturas, realçou também o esforço sistemático do Ministério da Administração Interna no sentido de melhorar as condições de trabalho das forças policiais no País, garantindo assim a eficácia dos serviços prestados às populações.Reiterando a sua “total confiança no trabalho desenvolvido pelos elementos das Forças e Serviços de Segurança que operam no Distrito”, a Governadora Civil afirmou que o Algarve “continua a ser uma região segura, condição que se deve ao grande empenho dos Comandos regionais e respectivos elementos operacionais”.As 12 viaturas, cuja aquisição representou um investimento de 143 mil euros, suportado na íntegra pelo Governo Civil de Faro na sequência do protocolo celebrado no dia 10 de Novembro com os Comandos regionais da GNR e da PSP, substituem as que se encontravam ao serviço das duas forças policiais e visam reforçar os meios adstritos ao Programa “Escola Segura”, tendo em conta a importância do contributo deste projecto para a aplicação da estratégia dos Contratos Locais de Segurança no Distrito de Faro.Os novos meios, seis dos quais foram entregues ao Comando Territorial da GNR de Faro e os restantes seis ao Comando Distrital de Faro da PSP, destinam-se a acções de vigilância, patrulhamento e policiamento e permitem reforçar os meios adstritos ao Programa “Escola Segura”, enquanto importante vertente do policiamento de proximidade.O policiamento de proximidade constitui aliás o vector estruturante da estratégia definida para os 16 concelhos do Algarve que aderiram aos CLS, os quais preconizam, entre outros objectivos, o aumento do sentimento de segurança, através de medidas concretas que permitam solucionar problemas e responder às necessidade e anseios das populações. “Temos plena consciência da importância que a segurança representa para os cidadãos, por isso considero que este investimento é o mais adequado para garantir melhores condições de trabalho às Forças e Serviços de Segurança do Algarve e, consequentemente, contribuir para uma eficácia mais efectiva do seu trabalho em prol do bem-estar e da tranquilidade das populações”, realçou a Governadora Civil.