terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Obra do Hospital Central do Algarve pode atrasar-se com violação do limite de preço


O presidente da Câmara de Faro Macário Correia considerou hoje que o facto de as propostas para a construção do Hospital Central do Algarve violarem o limite definido pelo Estado pode atrasar a obra.
Em causa está o valor das propostas apresentadas em concurso público para a construção da estrutura, que violam em mais de 100 milhões de euros o limite de 260 milhões que foi determinado pelo Estado.
Os valores contidos nas duas propostas apresentadas (Teixeira Duarte, com 372 milhões, e Ferrovial, com 410 milhões) terão que baixar ou terá que ser lançado novo concurso, já que o Governo diz que não adjudicará a obra acima do comparador público.
O presidente da câmara de Faro considerou, em declarações à Lusa, que o processo poderá sofrer atrasos caso não haja um consenso entre as partes, o que pode obrigar ao lançamento de novo concurso público.
"Se não houver solução negocial, volta-se à estaca zero e tem que se lançar novo concurso, o que vai obviamente atrasar a obra", disse, classificando como "expressiva" a diferença entre o valor de referência e o contido nas duas propostas.
"Não estamos a falar de desvios de cinco ou dez por cento", afirmou, sublinhando que, percentualmente, os valores apresentados pelas construtoras representam, na melhor das hipóteses, mais de 30 por cento acima do valor de referência.
Segundo Macário Correia, ou o caderno de encargos está bem feito e os concorrentes estão a pedir demais ou não contempla "alguma realidade do mercado" e o que os concorrentes estão a pedir poderá ser aceitável.
"É preciso ver bem o caderno de encargos e o programa de concurso, ver os itens e compará-los um a um e ver os valores dos diferentes componentes para que se chegue a uma base de entendimento", declarou.
O líder da autarquia que faz a gestão repartida, com o município de Loulé, do Parque das Cidades, onde ficará instalado o futuro hospital, diz que se houvesse mais concorrentes, haveria mais possibilidades de comparar propostas.
"É uma obra com um valor excessivamente grande e muitas das empresas não têm gabarito para corresponder a uma obra dessa envergadura", disse, acrescentando que o universo de empresas seleccionáveis é pequeno.
O futuro Hospital Central do Algarve servirá uma população de cerca de 800 mil habitantes (o dobro da população algarvia), contando com a afluência sazonal de turistas.
A nova unidade deverá ter 524 camas para internamento e um bloco operatório com 10 salas, sendo que a área de consulta externa terá 66 gabinetes, onde se poderão realizar anualmente cerca de 220 mil consultas.
Lusa

Teatro das Figuras - Faro: 1º Espectáculo do CICLO NEM TUDO ISTO É FADO > Kolectivo Acefalo apresenta EDWARDA


No 1º Espectáculo do CICLO NEM TUDO ISTO É FADO, o Kolectivo Acefalo apresenta EDWARDA. Dia 14 de Janeiro, Quinta-feira, 21H30, no Pequeno Auditório do Teatro das Figuras, em Faro.

CICLO "NEM TUDO ISTO É FADO" - PRÓXIMOs ESPECTÁCULOS

[NÓMADA URBE] "A dizer outra vez"
11 FEVEREIRO QUI 21H30

Pocketbook of Lightning
20 FEVEREIRO SÁB 21H30

Mudo as Maria
24 MARÇO QUA 21H30

Guitarra [electrónica] portuguesa JOÃO LIMA
07 ABRIL QUA 21H30

PREÇO ÚNICO: €5,00
ASSINATURA CICLO: €20,00

Peña Flamenca "El Higueral"




Na sexta-feira, 12 Fevereiro, pelas 21h00, no Auditório Pedro Ruivo, Peña Flamenca "El Higueral", de Huelva - Espanha.

Sporting Clube Farense: AG continua dia 14 de Janeiro


Assembleia Geral Ordinária do Sporting Clube Farense, que foi suspensa no passado dia 22 de Dezembro, vai continuar no próximo dia 14 de Janeiro de 2010, às 20h30, no Pavilhão S. C. Farense, com a mesma Ordem de Trabalhos.

Comemorações do 437º Aniversário da Elevação de Lagos a Cidade





Foi no ano de 1573 que, por vontade expressa de El-Rei Dom Sebastião (o jovem monarca que a História registou como “O Desejado”), a então Vila de Lagos ganhou o estatuto de Cidade.

A Elevação de Lagos a cidade representa um dos momentos mais significativos da história local, uma vez que levou à instalação na cidade dos governadores do Reino do Algarve, tornando-a numa das mais importantes localidades que se destacaram na história de Portugal. Daqui partiram igualmente as primeiras caravelas, abrindo caminho às grandes navegações dos Descobrimentos, e com as mesmas a abertura da Europa e da Cristandade a todo o mundo então desconhecido.

A antiguidade e a importância desta data histórica são o pretexto das actividades culturais e recreativas organizadas anualmente pela autarquia, no dia 27 de Janeiro, que este ano, passam por um peddy-paper, o Seminário “Serviços Educativos em Espaços Culturais” e um Concerto, no Centro Cultural de Lagos.

Refira-se que no Seminário, a decorrer de 27 a 29, a Sessão de Abertura contará com as presenças do Reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro, do Presidente da AMAL, Macário Correia, dos Directores Regionais da Cultura e da Educação, Dália Paulo e Luís Correia, respectivamente, do Presidente da Direcção do AGECAL, Jorge Queiroz e do Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Júlio Barroso.


PROGRAMA:

Dias 27 a 29
Seminário “Serviços Educativos em Espaços Culturais”
Local: Centro Cultural de Lagos
Org.: AGECAL - Associação de Gestores Culturais do Algarve
Apoio: Câmara Municipal de Lagos


Dia 27 | 9h00
Peddy-Paper “Aventura-te pelo Património de Lagos” (1ª Edição)
Local / Ponto de Partida: Museu Municipal de Lagos
Org: Câmara Municipal de Lagos

Dia 27 | 9h30
Recital Comentado de Piano e Flauta dedicado a Johan Sebastian Bach (1685 – 1750) e F. Chopin
Local: Centro Cultural de Lagos
Org.: Câmara Municipal de Lagos
Entrada Livre

1ª edição do Peddy-Paper “Aventura-te pelo Património de Lagos”

Esta iniciativa, da responsabilidade do Serviço de Museologia e Documentação Histórica da Câmara Municipal de Lagos, tem como público-alvo os alunos dos Ensino Secundário e Equiparados das escolas secundárias do Concelho.

O Peddy-Paper tem como objectivos: (re)descobrir a história, a cultura e o património de Lagos; sensibilizar os participantes para a importância do património construído e, por isso mesmo, para a sua valorização e divulgação; sensibilizar a comunidade escolar para a preservação dos valores de identidade local / regional; reconhecer a evolução urbana; promover o convívio entre equipas e escolas e a autonomia dos participantes e a sua capacidade de superação de obstáculos e procura de informação.

Às três melhores equipas serão atribuídos prémios às três. As restantes serão agraciadas com uma pequena lembrança. Todos os participantes receberão um diploma de participação e terão as suas faltas justificadas.
O Peddy Paper encerra com um almoço conjunto no restaurante Adega da Marina, onde serão distribuídos os prémios e lembranças.

O Ponto de Partida para esta aventura será no Museu Municipal Dr. José Formosinho, às 9h00, para organização das equipas e recepção da documentação necessária.

Para além das lembranças entregues pela autarquia, também a LAGOS-EM-FORMA, E.E.M. se associa a esta iniciativa oferecendo aos vencedores do Peddy Paper os seguintes prémios:

1.º prémio - um voucher de 3 semanas, de acesso livre às piscinas e ginásio.
2.º prémio - um voucher de 2 semanas, de acesso livre às piscinas e ginásio.
3.º prémio - um voucher de 1 semana, de acesso livre às piscinas e ginásio.

Seminário “Serviços Educativos em Espaços Culturais”

Uma iniciativa da AGECAL (Associação de Gestores Culturais do Algarve), que decorre de 27 a 29 no Centro Cultural de Lagos.

De acordo com a organização, o Seminário “Serviços Educativos em Espaços Culturais” irá realizar uma reflexão retrospectiva sobre experiências portuguesas e analisar perspectivas evolutivas, convidando alguns dos mais experientes especialistas em serviços educativos, para conjuntamente com gestores e programadores, docentes e artistas, explicitarem pontos de vista, debaterem modelos conceptuais e metodologias, analisarem alguns.

Esta iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagos, destina-se aos profissionais da cultura e da educação, da área pública e privada, professores e investigadores, gestores culturais e programadores, técnicos de projectos educativos e estudantes que pretendam formar e profissionalizar em serviços educativos.

Para mais informações e inscrições os interessados poderão consultar www.agecal.pt e
agecalgarve@gmail.com.

Recital Comentado de Piano e Flauta dedicado a Johan Sebastian Bach (1685 – 1750) e F. Chopin

Refira-se a propósito que integrado neste Seminário vai ter lugar, no dia 27, pelas 21h30, também no CCLagos, um Recital Comentado de Piano e Flauta dedicado a Johan Sebastian Bach (1685 – 1750) e F. Chopin, com a presença de João Luís Rosa (Piano) e Maria João Cerol (Flauta).
O recital é aberto à população em geral (entrada livre, sujeita a apresentação de bilhete).


Maria João Cerol
Nasceu em Lagos.
Licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa.
Diplomada em Flauta pelo Royal Welsh College of Music and Drama (Cardiff, Reino Unido).
Licenciada em Música (Flauta – Via Ensino) pela Universidade de Évora.
Docente nas escolas da Academia de Música de Lagos desde 1999. Lecciona Flauta e Classe de Conjunto.

João Luís Rosa
Nasceu em Lisboa.
Estudou na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. Terminou em 1995 o curso de Piano na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do professor Miguel Henriques. Prosseguiu os estudos no Royal Welsh College of Music and Drama, em Cardiff. Paralelamente, estudou com o professor Mikhail Kazakewich, na Goldenweiser Music Academy, em Londres. Em 2006 concluiu com distinção o Mestrado em Piano (obtendo o MMus Prize – prémio para o melhor aluno do curso), no Royal Welsh College of Music and Drama. É professor efectivo na Academia de Música de Lagos e no Conservatório de Portimão – Joly Braga Santos.

Albufeira: FESTIVAL DOS REIS ANIMOU PISCINAS MUNICIPAIS






250 participantes de todas as idades comemoraram data com actividades aquáticas

Para assinalar o Dia de Reis e demonstrar à população as actividades leccionadas nas Piscinas Municipais, o Município realizou um Festival que contou com a participação de miúdos e graúdos.
No passado dia 9 de Janeiro, as Piscinas Municipais foram palco do Festival dos Reis, onde as várias classes da Escola de Actividades Aquáticas, com participantes entre os 12 meses e os 90 anos de idade, exibiram animadas performances aprendidas ao longo das aulas.

O espectáculo integrou as diversas actividades leccionadas nas Piscinas: adaptação ao meio aquático para bebés e crianças; iniciação e aperfeiçoamento à natação para crianças, para jovens e para adultos; natação nos vários estilos; hidroginástica; e hidrobikes.

Perto de 250 participantes desfrutaram de uma animada tarde, partilhada por familiares e amigos que fizeram questão de assistir ao evento.

A iniciativa serviu também para brindar ao Dia de Reis. Após a demonstração das diferentes actividades aquáticas, os presentes participaram num lanche, onde não faltou o tradicional Bolo-Rei.

No decurso do Festival, o Presidente da Autarquia, Desidério Silva, congratulou o utente número 10 mil com uma lembrança simbólica. “Atingimos um número bastante significativo de utentes que merece ser assinalado. Desde a abertura das Piscinas Municipais, há 4 anos, que o número de inscritos tem aumentado exponencialmente, o que nos deixa bastante agradados, pois é um reconhecimento do esforço que a Autarquia tem empreendido neste equipamento”, salientou o autarca.

Refira-se que as Piscinas Municipais representam um dos maiores investimentos em infra-estruturas desportivas do concelho e desempenham um papel fundamental no fomento à prática desportiva.

GNR procede a várias detenções



Durante o dia de ontem, 11 de Janeiro, na zona de acção do Comando Territorial da GNR, esta força policial procedeu a várias detenções.
Militares do Posto de Olhos de Água, procederam à detenção de um cidadão português de 41 anos de idade, por condução ilegal de ciclomotor.
Militares da GNR de Loulé e Vilamoura detiveram, dois cidadãos portugueses, por condução ilegal de ciclomotor, de 17 e 67 anos de idade, respectivamente.
Um cidadão português, de 28 anos de idade, foi identificado na manhã de 10 de Janeiro de 2010, pela GNR de Loulé, por ter sido detectado com objecto de grandes dimensões. Ao ser abordado, os militares verificaram ser uma máquina de venda automática de brindes, sendo questionado pela posse deste objecto, o suspeito acabou por confessar ter retirado não só a máquina como também as moedas da máquina registadora, do interior do estabelecimento, Café Snack Bar Delfim em Loulé.
O suspeito já conhecido das autoridades policiais, não exercia qualquer actividade profissional, estando referenciado como sendo o autor de vários furtos, especialmente no interior de estabelecimentos e interior de residências, na cidade de Loulé e proximidades.
Foi presente ao Tribunal Judicial de Loulé sendo-lhe aplicada a medida de prisão preventiva. A sua detenção vem pôr fim a alguma onda de insegurança e alarme social vivido nos últimos tempos na cidade de Loulé.