sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

XVIII MUNDIALITO DE FUTEBOL “ALGARVE WOMEN`S FOOTBALL CUP 2011” TRAZ ESTRELAS À REGIÃO


Realiza-se de 2 a 9 de Março, em diversos estádios algarvios, a 18ª edição do Mundialito de Futebol Feminino “Algarve Women’s Football Cup 2011”, que contará com as mais credenciadas selecções da modalidade.
No ano em que irá decorrer o Campeonato do Mundo, na Alemanha, de 26 de Junho a 17 de Julho, este torneio servirá de preparação para muitas das estrelas que vão estar na região.
Participam doze selecções divididas em três grupos: Japão, Finlândia, Estados Unidos (primeira classificada do ranking da FIFA) e Noruega (Grupo A), Suécia, China, Islândia e Dinamarca (Grupo B) e Portugal, Chile, País Gales e Roménia (Grupo C).
Esta organização da Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com a Associação de Futebol do Algarve, conta ainda com o apoio e a colaboração da FIFA que leva a efeito, na mesma altura, um workshop de formação sobre arbitragem com a presença de mais de meia centena de árbitras, oriundas de todo o Mundo.
À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, o Algarve Cup vai promover uma temática relacionada com a responsabilidade social. Desta forma, o torneio vai associar-se à iniciativa das Nações Unidas, que proclamou 2011 como “Ano Internacional das Florestas”, com o objectivo de sensibilizar para a gestão sustentável, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas.
Assim, estão previstas diversas acções de divulgação e promoção, não só nos encontros entre as diferentes selecções presentes, como também noutras iniciativas a levar a cabo durante o torneio.

Pim Teatro conta ‘Histórias da Monarquia’ no Auditório de Olhão


Contar a história da Monarquia Portuguesa em tom de comédia, desafiando mitos e preconceitos, é o objectivo da peça do Pim Teatro, ‘Histórias da Monarquia’, que chega ao Auditório Municipal de Olhão no dia 19 de Fevereiro, às 16h00. Um espectáculo infanto-juvenil que pode ser apreciado por espectadores de todas as idades!
O Auditório Municipal de Olhão acolhe, na tarde de 19 de Fevereiro (16h00), oito actores do Pim Teatro que apresentarão uma versão da história da Monarquia em Portugal. A tónica será colocada nos costumes e culturas das várias épocas que o País viveu.
O Pim Teatro, com sede em Évora, apresentou esta peça em 2010 para assinalar os seus 15 anos de existência e o sucesso não se fez esperar. As salas por onde os actores passam têm estado repletas de público. Também os alunos das diversas escolas onde ‘Histórias da Monarquia’ foi apresentada acolheram muito bem a iniciativa.
Este é um espectáculo teatral em que se pretende que o espectador tenha sempre um sorriso nos lábios e que possa compreender o desenvolvimento social e cultural, bem como as dinâmicas da vida política nos momentos mais marcantes da história de Portugal, desafiando mitos e preconceitos.
O grupo de teatro alentejano traz ao Auditório olhanense a magia inerente às criações artísticas deste tipo, mostrando as várias fases da nossa história na época monárquica, sempre com um sorriso maroto no rosto. Para os mais novos aprenderem e os mais velhos recordarem e desfrutarem de outra forma de falar das nossas raízes, recordando as aulas da escola e outras ‘estórias’ que não vêm nos manuais de aprendizagem…
Com esta peça, o Pim Teatro acaba por colocar questões defendidas por alguns historiadores, mas que não são oficiais, como se o primeiro rei de Portugal terá, afinal, sido uma rainha...
Para preparar esta "viagem" até à "intimidade e humanidade das famílias reais e alta nobreza portuguesas", o grupo fez "muita pesquisa documental, investigação, conversas com historiadores e leituras", trabalhando ainda treino corporal criativo com Félix Lozano e treino de actor e montagem das cenas com Osvaldo Maggi.

CONCERTO DA ORQUESTRA DO ALGARVE NA HOMENAGEM A LÍDIA JORGE



No âmbito do programa de actividades inseridas nas comemorações do 30º aniversário da publicação da primeira obra de Lídia Jorge, “O Dia dos Prodígios”, a Orquestra do Algarve sobe ao palco do recém-inaugurado Cine-Teatro Louletano, no dia 26 de Fevereiro, pelas 21h30, para apresentar um concerto dirigido pelo Maestro Luís Carvalho.
Na primeira parte do espectáculo, e em estreia absoluta, vai ser apresentado o conto musical inspirado numa das obras infantis da escritora louletana, “Romance do Grande Gatão”, adaptado musicalmente por Sérgio Azevedo. “O Romance do Grande Gatão” é, no fundo, uma história de amor, a história de como o amor por um animal consegue fazer transcender as diferenças raciais entre duas famílias que descobrem, por baixo da cor da pele, dos costumes e da geografia, a universalidade da igualdade humana.
Na segunda parte do concerto será apresentado o “Concerto para Violino e Orquestra em Mi Menor Op. 64”, do compositor alemão Felix Mendelssohn (1809-1847) e a “Sinfonietta (Homenagem a Haydn), Op. 220”, do português Fernando Lopes-Graça (1906-1994).
Neste espectáculo, a Orquestra do Algarve conta com a participação especial do solista (violino) André Pereira, vencedor em 2010 do Prémio Jovens Músicos na Categoria de Violino – Nível Médio.
O preço dos bilhetes é de 10 euros (Plateia) e 8 euros (1º e 2º Balcão).

Animação sociocultural melhora qualidade de vida dos idosos do Lar de Alcoutim



Melhorar a qualidade de vida dos idosos institucionalizados, tem sido o lema da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim (AHBVA), que, numa estreita colaboração com a Câmara Municipal de Alcoutim, tem apostado na animação sociocultural dentro da instituição.
Assentes na ideia de que ir para um Lar é esperar pela morte e presos nas suas limitações físico-motoras, muitos idosos caem em profundas depressões depois da entrada na instituição. Esta tendência, verificada em vários anos no Lar de Idosos de Alcoutim, tem sido contrariada desde que a AHBVA apostou na animação sociocultural. Perante os óptimos resultados, a nova direcção quer aumentar a oferta de actividades e vai já avançar com o visionamento de filmes portugueses antigos, a hora do conto, a criação de um grupo de cantares tradicionais e a realização de bailes de acordeão, também abertos à participação da população.
Actualmente, os idosos do Lar de Alcoutim desfrutam de variadíssimas actividades, que, segundo Vera Afonso, trabalham aspectos psicológicos, educativos e socioculturais e, simultaneamente, coíbem a inactividade que conduz tantas vezes a “processos de auto-desvalorização, diminuição da auto-estima, apatia, desmotivação, solidão e isolamento social”. São essas actividades a alfabetização de adultos, trabalhos manuais, ginástica adaptada a idosos, fisioterapia, terço/missa, caminhadas, jardinagem/horta, bailes de acordeão e passeios e idas à praia durante o verão.
Francisco Amaral opina que a ocupação alegre e útil dos tempos livres dos idosos institucionalizados é fundamental para a sua qualidade de vida, física, psicológica e social, e para aumentar a longevidade.

Na Biblioteca Municipal de Faro: Cinema «ManhãTriste»


«ManhãTriste» - curta metragem, uma adaptação do conto do escritor Urbano Tavares Rodrigues
No próximo dia 17 de Fevereiro de 2011, pelas 21h30 será exibida no auditório da Biblioteca Municipal de Faro a curta metragem «Manhã Triste», uma adaptação do conto do escritor Urbano Tavares Rodrigues.
São convidados os Realizadores Hernâni Duarte Maria e Pedro Noel da Luz, que no final da projecção do filme falarão acerca da curta metragem Manhã Triste, entre outros aspectos ligados ao cinema independente de baixo orçamento.
De referir que a curta metragem Manhã Triste é uma produção da Paradoxon Produções, produtora independente algarvia com sede em Lagos, onde desde 1997 este colectivo tem realizado e produzido os seus filmes.
Manhã Triste é uma adaptação de um conto do escritor português Urbano Tavares Rodrigues, inserido no livro “Estação Dourada”.
O filme depois de ter sido seleccionado para vários Festivais de Cinema e exibições de norte a sul de Portugal volta novamente a ser exibido no Algarve.
Desde a sua estreia em Lisboa em Outubro de 2009 o filme foi seleccionado e exibido em: Lisboa, Faro, Lagos, Arouca, Vila Franca de Xira, Sesimbra, Porto, Avanca e Braga.
Obteve Prémio de Melhor Produção no Festival de Cinema Independente de Braga Bragacine 2010.
Com o apoio de vários parceiros locais irão realizar-se até Setembro de 2012, sessões de cinema comentadas, workshops para alunos e workshops para professores, e também para o público em geral, projecções de filmes e conversas com realizadores, produtores, actores e um ciclo de “Conversas sobre Literatura e Cinema”.
O projecto culminará num concurso de curtas-metragens, realizadas pelos jovens do 3º ciclo e Secundário que atempadamente iremos divulgar.

Autarquia de Alcoutim apoia serviço de fisioterapia do Centro de Saúde


O município de Alcoutim aprovou, na última reunião de câmara, um apoio de 1800 euros anuais destinados a assegurar e apoiar o serviço de fisioterapia do centro de saúde local.
O montante deverá cobrir a despesa da instituição relacionada com o combustível da viatura usada para transportar os utentes até ao Centro de Saúde de Alcoutim.
Não fosse este apoio, os utentes ficariam impossibilitados de se deslocar até às sessões de fisioterapia porque se tratam de idosos deficientes motores e/ou acamados, muitas vezes com parcos recursos económicos. Como agravante, o concelho de Alcoutim tem 576,57km2 de área com cerca de uma centena de povoações dispersas, onde o único transporte disponível é o “Vamos à Vila”, um transporte social gratuito proporcionado pela autarquia de Alcoutim uma vez por semana.

MPT/Algarve: CP confirmou «novos» 11 comboios, 20% mais eficientes para a região



Na sequência da confirmação, por parte do GRC – Gabinete de Relações Institucionais e Comunicação da CP – Comboios de Portugal EPE, o Partido da Terra / Algarve, " de acordo com a CP", sublinha, através de nota de im prensa, que "nos próximos meses a Linha do Algarve irá receber onze comboios em substituição das actuais automotoras. Desses onze, ficarão oito em rotação (exploração), sendo três para cumprir plano de manutenção mais reserva de exploração.
Na prática os preços praticados sofrerão um aumento de 5%, em virtude da eliminação do “factor de correcção” (de 5%) que existe devido ao desconforto abaixo do padrão das actuais automotoras, nomeadamente a inexistência de ar condicionado.
Não está prevista alteração de horários, havendo certamente ajustes ao horário existente, em função do novo material e da respectiva performance.
As automotoras previstas para funcionamento na Linha do Algarve (UDD 0450) estão actualmente em serviço na Linha do Minho e são automotoras duplas diesel, modernizadas em 1999-2001 e climatizadas (actualmente em serviço na Linha do Minho), oferecendo 164 lugares sentados, dos quais 40 em 1ª classe Consumo médio 1,3 L/km melhorando a eficiência energética, já que vão substituir as UDD 600 (anos 80), cujo consumo específico é da ordem de 1,65 L/km. Velocidade máxima de 120 Km/h".
Assim, "o Partido da Terra saúda este melhoramento do material circulante na Linha do Algarve, destacando-se o incremento de conforto e o aumento de eficiência energética na ordem dos 20%, e reitera, todavia, ser uma grande oportunidade para que a CP conceba e institua campanhas regionais de divulgação, dinamização e promoção do transporte ferroviário, de preferência em articulação com transportes públicos urbanos".
Por outro lado aquela força partidária "volta a alertar para a necessidade de serem efectuados mais esforços para a modernização da linha do Algarve, nomeadamente através da prometida substituição de passagens de nível por passagens desniveladas, pela electrificação de toda a linha e ainda duplicação de troços principais que permita uma oferta de horários e percursos mais frequente e diversificada aproximando a região, no que à ferrovia diz respeito, ao nível das congéneres regiões turísticas europeias", conclui o documento.

Portimão apresenta oportunidades de empreendedorismo nas indústrias criativas e culturais


Dia 16 de Fevereiro, Portimão acolhe uma iniciativa da Agência Inova na temática das indústrias criativas e do sector cultural, numa vertente de oportunidade de internacionalização e de empreendedorismo, numa sessão dupla de trabalho com os públicos e intervenientes nestas áreas a decorrer no TEMPO- Teatro Municipal de Portimão.
Integrado no RoadShow nacional de apresentação do projecto “Do It Outside the Box”, terá lugar da parte da manhã, entre as 10h00 e as 13h00, a apresentação desta iniciativa destinada à promoção internacional do sector cultural e criativo português, como um todo, integrando empresas e marcas num envolvimento colectivo nacional.
Através deste Roadshow serão divulgadas as acções previstas e os mercados visitar, junto de criativos em nome individual, micro ou pequenas empresas na área das indústrias criativas, promovendo candidaturas eficazes aos projectos.
Na parte da tarde ( a partir das 14h30) será dinamizada uma sessão de Informação sobre Empreendedorismo no sector das Artes, Cultura e Indústrias Criativas, no âmbito do Projecto Potencial C. Este programa é constituído por um conjunto integrado e abrangente de actividades de informação, consultadoria e apoio que visa estimular mais e melhores projectos empresariais nestas áreas.
A acção agendada destina-se a incentivar o empreendedorismo, através da promoção de casos de sucesso, da divulgação dos programas e entidades de apoio, e sensibilização para a necessidade de uma boa preparação em gestão. Tem como especiais destinatários, indivíduos a frequentar cursos superiores ou profissionais no âmbito das artes, cultura e indústrias criativas ou com ideias e projectos com potencial empresarial.
A participação nestas acções é gratuita e poderá ser feita através do email crios@agenciainova.pt ou através de formulário online http://pt.surveymonkey.com/s/TVM6RKR
A Agência Inova é uma organização não governamental portuguesa de apoio à arte, cultura e industrias criativas que visa contribuir para a afirmação das artes, do sector cultural, das indústrias criativas e dos seus agentes, enquanto elementos fundamentais de desenvolvimento da sociedade portuguesa.
Recorde-se que o Município de Portimão tem vindo a acolher e a dinamizar acções na área do empreendedorismo, com especial enfoque nas indústrias criativas, tema do último Encontro para a Competitividade realizado em Novembro último, em parceria com o IAPMEI.

AEROPORTOS DE FARO, LISBOA E PORTO VÃO TER HOTÉIS


Em comunicado, a ANA Aeroportos anunciou que o investimento total na imobiliária é de 27 milhões de euros. Em Lisboa vai nascer um Hotti/Meliá de quatro estrelas e 170 quartos, enquanto no Porto a Coperfial/Park Hotel será a marca do hotel de duas estrelas, com 80 quatros.
O grupo FTP Hoteis será a marca do hotel de 3 estrelas e 100 quartos a construir no aeroporto de Faro.
As áreas brutas de construção dos empreendimentos serão de 9600 metros quadrados (Lisboa), 2300 (Porto), e 7000 metros quadrados em Faro. As obras avançam ainda este trimestre.
Quanto ao número de postos de trabalho previstos com o pleno funcionamento das unidades é de de 80 em Lisboa, 30 no Porto, e 40 em Faro, anuncia a aero transportadora nacional.
Os três hotéis aprovados no ano passado para servirem os principais aeroportos do país receberam agora luz verde da ANA - Aeroportos de Portugal. As obras vão arrancar até ao final do primeiro trimestre do ano.
Os três hotéis licenciados em 2010 para servirem os aeroportos da Portela em Lisboa, Sá Carneiro no Porto, e Faro no Algarve vão sofrer avanços até Março, depois de terem recebido aprovação da ANA.
No total, entre os investimentos nos três hotéis, que ficarão a cargo das unidades hoteleiras Hotti Hotéis em Lisboa, Coperfil Real Estate Group no Porto, e FFP Hotels em Faro, respectivamente, estima-se um investimento de 27 milhões de euros.

"Mais 3 casos resolvidos no apoio a associações de Faro" - Autarquia


Através de nota de imprensa, que transcrevemos, a Câmara Municipal de Faro, liderada por Macário Correia, informa que "aprovou, em reunião que teve lugar no dia 09 de Fevereiro, a cedência de um edifício situado na Vila-Adentro com vista a instalação de sedes de 3 instituições no concelho. Já são mais de 35 casos resolvidos.
Em concreto, o espaço fica entregue às seguintes associações: ARQUENTE – Associação Cultural, ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve e à ATAF – Associação dos Trabalhadores Autárquicos de Faro. Esta medida visa também dar um pequeno passo no sentido da revitalização da zona histórica, pois das iniciativas destas associações resultarão dinâmicas socio-culturais que conferem notoriedade ao local e podem despertar o interesse de munícipes e visitantes.
Todos ganhamos dotando as associações de espaços condignos para empreenderem as suas iniciativas. Em causa estão instituições que no domínio cultural, social e recreativo têm acção de assinalável relevo, pelo que esta decisão concorre para consolidar o seu âmbito de intervenção e robustecer o movimento associativo no concelho.
A Câmara Municipal de Faro acelera o seu esforço para acudir às necessidades das associações e vai continuar a fazê-lo. Estamos a oferecer soluções a quem, com espírito de cidadania e investido em missões cívicas, devota o seu tempo a iniciativas que valorizam o concelho e que devem funcionar em complementaridade com a autarquia", conclui o documento autárquico.

Luís Manhita convidado na final do V Concurso de Fado Amador de VRSA


Amanhã, dia 12 de Fevereiro, o Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, vai ser palco da grande final do V Concurso de Fado Amador, que recebe Luís Manhita, fadista vencedor da edição anterior, como convidado de honra da final de 2011.
Desde o dia 22 de Janeiro que decorrem semanalmente, nas três freguesias do concelho, as eliminatórias da V edição do Concurso de Fado Amador.
A 1.ª eliminatória realizou-se no Centro Cultural António Aleixo, tendo ficado apurados no primeiro escalão, Márcio Gonçalves (Santa Luzia) e César Matoso (Loulé). No segundo escalão ficaram apurados Manuel Cardoso (Faro), José Dourado (VRSA) e Emídio David (Faro).
No dia 29 de Janeiro, decorreu na Casa do Avô de Monte Gordo a 2.ª eliminatória. No primeiro escalão, a vitória sorriu a Cátia Murta (Loulé) e Rui Encarnação (Tavira). No segundo escalão, os vencedores foram Inês Gonçalves (Moura), Emanuela Furtado (Tavira) e Elsa Jerónimo (Monte Gordo).
Da terceira eliminatória, que decorreu na Sociedade Recreativa Cacelense, saíram vencedores Aurora Gonçalves (Cabanas de Tavira) e Sara Paixão (Loulé) -no primeiro escalão - e Alexandra Gonçalves (Portimão), Ruca Fernandes (Costa da Caparica) e Mayte Salgueiro (Sevilha), no 2º escalão.
A grande final será disputada, este sábado, dia 12 de Fevereiro, no Centro Cultural António Aleixo, com a presença de Luís Manhita, vencedor da edição de 2010.
A organização do Concurso de Fado Amador é da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António que conta com a direcção musical de Valentim Filipe.

"Desprezo do Governo PS pelas populações e pelas leis merece punição política exemplar" - PSD-Algarve


Em causa o Plano de Ordenamento da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano
"A Comissão Política Distrital do PSD/Algarve", através de nota de imprensa, que transcrevemos, "considera a aprovação pelo Governo PS do novo Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (POPNSACV) um acto autoritário e ilegal, porquanto feito ‘nas costas’ das populações e autarcas e ao arrepio de normas legais aplicáveis, designadamente em matéria de participação pública.
Na sua reunião de ontem, os sociais-democratas algarvios deliberaram um voto de solidariedade para com a posição dos autarcas algarvios e alentejanos que no passado dia 28 de Janeiro censuraram o Governo e pediram a demissão do Sr. Secretário de Estado do Ambiente e da direcção do ICNB-Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade, bem como, instar publicamente as populações afectadas por esta intolerável arbitrariedade contra os seus mais elementares direitos a punirem exemplarmente o PS em próximos actos eleitorais.
O PSD/Algarve duvida, inclusivamente, que o novo POPNSACV respeite as disposições do PROTAL-Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve para a Costa Vicentina, bem como, doutros instrumentos de política sectorial, designadamente, nas áreas da Agricultura, Pescas ou Turismo, continuando na expectativa que os responsáveis governamentais em razão da matéria venham a público prestar todos os esclarecimentos que a situação lhes impõe.
A Resolução do Conselho de Ministros que aprovou o novo POPNSACV foi publicada no Diário da República na sexta-feira, dia 4 de Fevereiro, sem que os municípios abrangidos pelo plano tivessem tido conhecimento prévio da sua versão final e sem que o relatório de ponderação de resultados da discussão pública, ocorrida entre Março e Abril de 2010, tivesse sido publicitado através da Comunicação Social e sítio electrónico do ICNB, ou as cerca de 400 participações dos cidadãos tivessem sido respondidas conforme manda o RJIGT-Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão de Territorial (Art.º 48.º), facto insólito e inédito na história recente do planeamento do território em Portugal.
Para o presidente do PSD/Algarve, Luis Gomes, “impõe-se a prestação de tais esclarecimentos por parte do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território –já oportunamente solicitados pelo Grupo Parlamentar do PSD por iniciativa de deputados sociais-democratas algarvios- porquanto esse é um dos organismos públicos que parece fazer ‘tábua rasa’ de normas legais que está obrigado a cumprir, ao mesmo tempo que, no seu dia-a-dia de acompanhamento dos processos municipais de planeamento, não só impõe ‘tolerância zero’ às Autarquias como chega ao cúmulo do zelo de fazer inexplicáveis exigências sobre critérios sem qualquer valor legal, tendo, também por isso, de serem apuradas as devidas responsabilidades políticas.”
“Não podemos crer que a culpa vá morrer novamente solteira e que o Governo PS permaneça impávido e sereno como se estivéssemos perante um caso absolutamente normal. A continuarem a esconder-se e a desprezar as populações, os autarcas, os deputados, as leis e as mais elementares regras do Estado de Direito democrático, hesitará o Sr. Primeiro-Ministro em responsabilizar justamente os culpados por tantos atropelos e incompetências?”, questiona Luis Gomes.

Estudo: Preço é critério fundamental para escolha do carro


62% dos jovens europeus consideram que o preço do carro é factor primordial na sua escolha.
Segundo o estudo Observador Cetelem sobre o mercado de automóveis, no momento da decisão de compra, as considerações económicas são aquelas que surgem em primeiro lugar. Ainda que o custo de utilização e segurança estejam também entre os critérios mais referidos para a escolha do automóvel, mais de metade dos jovens consideram o valor de compra do carro como o primeiro critério de escolha.
35% dos jovens europeus com menos de 30 anos afirmam ainda ponderar na sua decisão de compra automóvel os custos relativos à utilização do veículo (combustível, manutenção, seguro) e 27% apontam a segurança como um dos factores de escolha. Já entre os indivíduos com mais de 50 anos, a segurança é o segundo critério a ter em conta para 45% dos inquiridos, enquanto os custos de utilização são importantes para 38%. Tanto para os indivíduos com menos de 30 anos, como para os com mais de 50 o preço é o factor mais importante, com uma percentagem de 62% para ambos.
O estilo e o design do carro representam para os jovens o quarto critério mais importante no momento da compra, figurando apenas na décima terceira posição para a população com mais de 50 anos.
Se excluirmos o critério “quilometragem”, apenas relevante para os veículos usados e que reflecte a eterna procura do “bom negócio" por parte dos jovens, os aspectos mais valorizados são a performance e a potência. Um em cada seis jovens europeus considera a performance do veículo, um dos critérios mais importantes, na compra de um automóvel. Esta proporção aumenta para mais de um em cada quatro jovens na Polónia (26%) e mais de um em cada cinco jovens em Espanha (22%). As características técnicas do veículo também não são indiferentes para os jovens, mais informados.
Importa também observar que a “polivalência”, a “imagem de si próprio” e o “país de produção” são os critérios menos tidos em conta aquando da compra.
No caso português em específico, o critério principal é também o preço, sendo o país da Europa que apresenta a maior percentagem. 72% dos inquiridos consideram o preço um factor fundamental na escolha, valor muito superior à média europeia. O custo de produção (40%) e a segurança (37%) seguem a tendência de escolha da tabela europeia. No entanto, o quarto critério em Portugal é a performance/potência (18%) e o estilo/design surge na nona posição com 14%. A polivalência, a “imagem de si próprio” e o país de produção são os critérios menos citados.

Observando ainda algumas especificidades nacionais:
Os jovens alemães confirmam a sua consciência ambiental: são os únicos a valorizar mais o critério ambiental do que o tamanho, a performance e a potência do veículo, superando muitas vezes o grupo dos mais velhos nesta perspectiva.
Grandes consumidores de carros usados, os franceses estão muito atentos à quilometragem do veículo, o segundo critério mais valorizado a seguir ao preço.
À semelhança dos alemães e de uma forma relativamente surpreendente, a performance e a marca do veículo não constituem para os franceses critérios prioritários, tal como o conforto interior.
Os italianos e os portugueses procuram mais a modernidade: a novidade do modelo, a inovação tecnológica e o carácter urbano não são para eles aspectos indiferentes.
Sonhadores ou ostensivos, os polacos orientam-se por critérios diferentes dos seus vizinhos europeus: a marca, o bom comportamento em estrada e os equipamentos constituem critérios de escolha de um veículo.
As análises económicas e de mercado, bem como as previsões, foram realizadas em colaboração com o Instituto de estudos e de consultadoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos aos consumidores foram conduzidos pela TNS em Julho de 2010. No total foram inquiridos 4.800 europeus, divididos em sub populações representativas dos grupos etários de cada país, num novo perímetro do estudo, que é agora constituído por oito países. Pela primeira vez nesta edição, a Bélgica e a Polónia vieram alargar o perímetro de estudo, juntando-se à Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Itália e Portugal.

«DIA MUNDIAL DO DOENTE» - 11 DE FEVEREIRO


Na continuidade do solidário e fraterno espírito lançado pelo saudoso Papa João Paulo vai comemorar-se pela 19ª vez), a 11 de Fevereiro (6ª feira), o «Dia Mundial do Doente», numa jornada de verdadeira solidariedade para com os que sofrem no corpo e no espírito as terríveis agruras da doença.
Trata-se também de uma acção de cidadania pois face aos problemas que o Mundo atravessa o sermos capazes de comungar a dor e sofrimento alheios, traduz, de forma viva uma unidade de sentimentos e é a melhor mensagem que lhes pudemos dar, num testemunho de compreensão e de estima.
Sabemos que a doença nos toca a todos no passado, no presente ou no futuro, mas é nesta cadeia solidária em que queremos minorar, o sofrimento dos outros que devemos viver este «Dia Mundial do Doente».
Formulando votos pelas suas melhoras saúdo nesta significativa efeméride todos os que, no Algarve, se encontram doentes, como agradeço todas as atenções aos que lhes prestam os seus cuidados.

A GOVERNADORA CIVIL

ISILDA VARGES GOMES

«HÁ 109 ANOS NASCEU MANUEL CABANAS» - 11 DE FEVEREIRO


Foi a 11 de Fevereiro de 1902 que nasceu em Vila Nova de Cacela (Vila Real de Santo António) aquele que viria a ser uma das mais marcantes figuras algarvias do século XX e um dos maiores artistas portugueses de sempre na arte da xilogravura.
Manuel dos Santos Cabanas (Mestre Manuel Cabanas), que faleceu em Faro, com 93 anos de idade, a 25 de Maio de 1995, constitui um verdadeiro exemplo de cidadania, autodidacta e republicano português, era detentor de elevadas condecorações entre as quais a «Grã-Cruz da Ordem da Liberdade» (1985) e a «Ordem do Infante D. Henrique» (1991), que lhe foram outorgadas pelos Presidentes da República, respectivamente General Ramalho Eanes e Dr. Mário Soares.
Filho de modestos proprietários agrícolas, cedo se iniciou na vida do trabalho, do estudo e da intervenção política e sindical, sem descurar uma activa participação social, sendo um indefectível defensor da democracia e da liberdade.
Por tais honradas e cívicas razões conheceu os cárceres e a perseguição, mas manteve-se sempre fiel à grandeza dos seus ideais.
Artista de cunho único, como o atesta a plena valia das suas obras, cujo valiosíssimo espólio legou à sua Terra Natal e encontram-se reunidas no Museu Manuel Cabanas, em Vila Real de Santo António, era um homem generoso, fraterno e solidário.
Recordar, nesta data, Mestre Manuel Cabanas, é a homenagem maior que lhe fazemos, no reavivar do ensejo de desenvolver todos os esforços em prol de uma sociedade melhor e uma de democracia plena.

A GOVERNADORA CIVIL
ISILDA VARGES GOMES

Deputados socialistas eleitos pelo Algarve querem ouvir propostas sobre a economia do mar


No âmbito da discussão pública proposta de Plano de Ordenamento do espaço Marítimo (POEM), os deputados socialistas João Soares, Miguel Freitas e Jamila Madeira, vão realizar hoje, dia 11 de Fevereiro, a partir das 16h00, no Anfiteatro da CCDR, um debate sobre uma matéria que consideram ter forte impacto na economia do Algarve.
“Esta é uma matéria com forte impacto no Algarve, quer do ponto de vista económico, como ambiental, pois interfere nas actividades principais e potencia a exploração de novos recursos na zona marítima da região, não podendo, portanto, os protagonistas regionais ficar alheios a este debate”, refere a propósito o deputado e presidente do PS Algarve Miguel Freitas.


Está em causa a proposta de espacialização, mas também o programa de acção e de monitorização do Plano de Ordenamento do espaço Marítimo (POEM), coordenado pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, através do Instituto da Água, pelo que os deputados consideram importante ouvir os agentes regionais de forma a fundamentar propostas e sugestões e perspectivar acções concertadas sobre a economia do mar.
Na audição sobre o plano e quanto à temática Economia e Novos Recursos, após a abertura do debate e apresentação da temática por Miguel Freitas estão previstas intervenções de Orlando Borges (INAG), Sebastião Teixeira (ARH Algarve), Martinho Fortunato em nome das marinas do Algarve.


Igualmente presente o Director Geral das Pescas José Apolinário e o investigador da Universidade do Algarve Martinho Fortunato, ficando a moderação a cargo da deputada Jamila Madeira.

A sessão de encerramento será realizada pelo deputado João Soares na presença do Secretário de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello.
A audição é pública.

Faro: Conferência "Cidades pela Retoma - Acessibilidades e Transportes"


A FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, vai promover no próximo dia 18 de Fevereiro (6ª feira), por volta das 21h30, no Salão Nobre da Sociedade Recreativa Artística Farense mais uma edição das conferências “Cidades pela Retoma”, desta feita dedicado ao tema das Acessibilidades e Transportes. A entrada é livre!



Teresa Correia, Vereadora da Câmara Municipal de Faro e Ilídio Mestre, Director do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve são os oradores convidados, a que se seguirá um período de debate onde se espera abordar temas relacionados com os transportes públicos, trânsito, estacionamento e ciclovias em Faro.

A nível regional o tema das portagens na Via do Infante e as implicações económicas e de circulação rodoviária que daí resultarão para a região serão também discutidas.
Recorde-se que esta iniciativa inserida no âmbito do Movimento Cívico “Cidades pela Retoma” pretende desenvolver em Faro um fórum de debate que deverá mobilizar os cidadãos a participar num exercício de reflexão colectiva sobre o papel das cidades na actual fase de desenvolvimento do país, que vise identificar e avaliar os seus recursos com potencial para o desenvolvimento económico e social e ajudar a definir uma ‘agenda local para a retoma’.

CDPC dá parecer prévio ao Plano Especial de Emergência para o Risco Sísmico e de Tsunamis no Algarve


A Comissão Distrital de Protecção Civil (CDPC), em reunião presidida pela Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, deu ontem parecer prévio favorável ao Plano Especial de Emergência para o Risco Sísmico e de Tsunamis na Região do Algarve (PEERST-Alg), com vista à sua posterior aprovação pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).
O parecer prévio da CDPC surge na sequência do relatório final do exercício ‘Algarve SISMAR’10’, elaborado com base nos relatórios das equipas de avaliação e nas lições aprendidas no âmbito do primeiro teste ao PEERST-Alg, realizado no dia 29 de Novembro de 2010 pela CDPC, as quais foram apresentadas publicamente esta manhã aos Agentes de Protecção Civil e Entidades Cooperantes que participaram no evento.
Neste encontro, que contou com a presença do avaliador geral das equipas de avaliação do ‘Algarve SISMAR’10’, o Inspector de Protecção Civil Nuno Moreira, foram ainda apresentadas as lições aprendidas no âmbito do exercício ‘Infante Seguro’10’, realizado no dia 14 de Dezembro de 2010 pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro da ANPC, para testar os procedimentos e operacionalidade do Plano Prévio de Intervenção da A22.
De acordo com a Governadora Civil de Faro, ambos os relatórios finais dos exercícios revelaram a necessidade de introdução de algumas alterações aos Planos, visando uma maior eficácia dos respectivos procedimentos e operacionalidade destes instrumentos, elaborados no sentido de melhorar a resposta integrada das entidades com responsabilidade na Protecção e Socorro na região.
“Temos desenvolvido um intenso trabalho na elaboração de planos exequíveis, que nos permitam responder a situações de excepção, e esse processo passa necessariamente pela constante realização de testes no terreno, pois só através desses exercícios podemos avaliar e melhorar a sua eficácia operacional”, refere Isilda Gomes, sublinhando que, todos os simulacros já realizados no Algarve, no âmbito dos diversos planos de emergência e de intervenção, têm permitido adquirir experiência e conhecimentos de valor inquestionável.
“Os exercícios têm resultado numa grande aprendizagem para todos nós e temos de continuar a executá-los, pois só assim será possível melhorar e aperfeiçoar sistematicamente a nossa operacionalidade”, frisa a Governadora Civil, para acrescentar que, garantir a segurança de pessoas e bens, continua a ser uma missão prioritária das instituições da região com responsabilidade nesta matéria.
“Sem segurança não há economia, tendo em conta que, no Algarve, esta depende quase exclusivamente da indústria turística”, sustenta Isilda Gomes que, durante a apresentação pública dos resultados dos dois simulacros, reiterou o apelo a todos os cidadãos para uma maior participação na área da Protecção Civil, contribuindo assim para a segurança comunitária.
A Governadora Civil destacou ainda a forte colaboração, empenho e a participação de todos os Agentes de Protecção Civil, Autarquias, Forças de Segurança e Direcções Regionais, para o constante reforço do trabalho em rede que tem vindo a ser realizado em todas as áreas estratégicas para o desenvolvimento do Algarve.