sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Na Biblioteca Municipal de Faro: Cinema «ManhãTriste»


«ManhãTriste» - curta metragem, uma adaptação do conto do escritor Urbano Tavares Rodrigues
No próximo dia 17 de Fevereiro de 2011, pelas 21h30 será exibida no auditório da Biblioteca Municipal de Faro a curta metragem «Manhã Triste», uma adaptação do conto do escritor Urbano Tavares Rodrigues.
São convidados os Realizadores Hernâni Duarte Maria e Pedro Noel da Luz, que no final da projecção do filme falarão acerca da curta metragem Manhã Triste, entre outros aspectos ligados ao cinema independente de baixo orçamento.
De referir que a curta metragem Manhã Triste é uma produção da Paradoxon Produções, produtora independente algarvia com sede em Lagos, onde desde 1997 este colectivo tem realizado e produzido os seus filmes.
Manhã Triste é uma adaptação de um conto do escritor português Urbano Tavares Rodrigues, inserido no livro “Estação Dourada”.
O filme depois de ter sido seleccionado para vários Festivais de Cinema e exibições de norte a sul de Portugal volta novamente a ser exibido no Algarve.
Desde a sua estreia em Lisboa em Outubro de 2009 o filme foi seleccionado e exibido em: Lisboa, Faro, Lagos, Arouca, Vila Franca de Xira, Sesimbra, Porto, Avanca e Braga.
Obteve Prémio de Melhor Produção no Festival de Cinema Independente de Braga Bragacine 2010.
Com o apoio de vários parceiros locais irão realizar-se até Setembro de 2012, sessões de cinema comentadas, workshops para alunos e workshops para professores, e também para o público em geral, projecções de filmes e conversas com realizadores, produtores, actores e um ciclo de “Conversas sobre Literatura e Cinema”.
O projecto culminará num concurso de curtas-metragens, realizadas pelos jovens do 3º ciclo e Secundário que atempadamente iremos divulgar.