domingo, 20 de junho de 2010

Copa Foot 21 começa em Festa





Estrelas dão pontapé de saída

Está oficialmente aberta a Copa Foot 21, o maior torneio nacional de futebol de 7, que decorre até ao próximo sábado, dia 26 de Junho, no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, no Algarve. A cerimónia de abertura, que encheu por completo as bancadas do Estádio Municipal, esteve repleta de surpresas que fizeram as maravilhas dos 1800 jovens inscritos para participar nesta grande festa do futebol.
No ecrã gigante do Estádio passaram as mensagens de incentivo de variadas personalidades do futebol nacional, nomeadamente de Rui Costa, patrono da Copa Foot21 pelo terceiro ano consecutivo, Deco, Simão Sabrosa, Tiago, Ricardo Costa, Miguel, Eduardo e Paulo Ferreira.
O jogo de exibição, que opôs a equipa da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (capitaneada pelo Presidente, Eng.º Luís Gomes, treinada pela vereadora Conceição Cabrita e constituída por vereadores e colaboradores do complexo desportivo) à equipa de convidados, da qual fizeram parte Marco Tábuas, Luís Boa Morte, Jorge Andrade e ainda Sérgio e Nélson Rosado, dos “Anjos”, terminou com a vitória da equipa convidada e foi marcada pelo fair-play de todos os intervenientes.
A cerimónia não estaria concluída sem o habitual desfile de apresentação das equipas, um dos momentos marcantes da inauguração desta festa desportiva. Quase duas mil crianças, dos 6 aos 12 anos, que alimentam o sonho de vir a brilhar no desporto-rei, encheram de alegria e cor o Estádio Municipal de Vila Real de Santo António.
Os “Anjos” foram os protagonistas da última grande surpresa deste dia de festa ao cantarem, à capela, o hino nacional acompanhado pelos milhares de pessoas que assistiram à cerimónia de abertura da Copa Foot 21.


Sobre a Copa Foot 21


A COPA FOOT 21 reúne nesta terceira edição 120 equipas, oriundas de todo o país, afirmando-se já como o maior Torneio desportivo destinado a jovens jogadores com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, e que este ano irá mobilizar mais de 1800 jovens atletas, bem como cerca de 400 elementos de equipas técnicas (dirigentes, treinadores, massagistas, etc..).
Numa organização conjunta entre a “FOOT21” e a C.M. de Vila Real de Santo António este Torneio promete de novo superar todas as expectativas. Durante os seis dias do Torneio serão realizados cerca de 350 jogos - 8 campos em simultâneo - mais de 60 jogos diários.

Combate à desertificação exige “dinâmica que municípios e tecido económico não possuem” - Investigadora


A presidente da Associação Portuguesa de Demografia (APD), Maria Filomena Mendes, considera que, “embora possível, é muito difícil contrariar” o despovoamento e tendência para a desertificação” de algumas regiões do território nacional.
O fenómeno do despovoamento e da desertificação em Portugal tornou-se já “uma característica de algumas zonas e tem-se vindo a agravar”, designadamente, com o “envelhecimento da população”, sublinha, à agência Lusa, a investigadora e professora da Universidade de Évora.
Para reverter a “preocupante tendência” seria necessária “uma dinâmica que os municípios e tecido económico portugueses não possuem”, sobretudo “numa época de crise como a que vivemos”, afirma Maria Filomena Mendes, sem, todavia deixar de reconhecer a intervenção de diversas autarquias.
As tentativas de vários municípios para fixarem população “têm muito mérito”, sobretudo por “mostrarem preocupação em travar o despovoamento e em aumentar a taxa de fecundidade”, mas “poderão não ter o impacto que se espera e deseja”, lamenta a presidente da APD.
É cedo, no entanto, para analisar os efeitos dessas medidas. E também é cedo, por outro lado, para, por exemplo, “avaliar o impacto do encerramento de escolas e outro serviços e equipamentos”.
O envelhecimento, o despovoamento e a acentuada tendência para a desertificação, particularmente nalgumas regiões, atingiram já tal dimensão que a reversão da situação impõe outro tipo de medias, mas cuja adoção também é dificultada pela atual situação económica do país, diz a investigadora.
A deslocalização, pa ra o interior, de empresas, com os seus quadros qualificados e jovens, seria um bom meio para fixar pessoas e atenuar o despovoamento. Mas nem isso dispensaria outras medidas e políticas, adverte Maria Filomena Martins. De todo o modo, “a reversão do fenómeno já levará décadas”.
O despovoamento e “a evolução demográfica do país” não têm sido “acompanhadas, nem merecido a atenção necessária”, conclui a investigadora, alertando para o facto da desertificação ser uma ameaça que exige “a consciencialização de todos” e não apenas dos responsáveis.
Instituído em 1995, na sequência da aprovação, no ano anterior, pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, da convenção sobre a luta contra a desertificação, o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca é assinalado em 17 de junho, na quinta feira.
Este ano, em Portugal, a data é evocada, designadamente, com a exposição ‘Terra Deserta’, que quinta feira é inaugurada em Lisboa, no Espaço Ferradura do centro comercial Colombo, onde se manterá até 24 de julho.
A exposição, que reúne 87 composições de 18 fotógrafos, já esteve patente em Mértola, Alcoutim, Moura e Portimão, seguindo, depois de Lisboa, para Barrancos (01 de agosto a 04 de setembro) e Castro Verde (13 de outubro a 13 de novembro).
‘Terra Deserta’, projeto resultante de uma viagem, de dez dias, de finalistas da licenciatura em fotografia do Instituto Europeu de Design de Turim, ao Alentejo e ao Algarve, é uma iniciativa realizada no âmbito da Década das Nações Unidas dos Desertos e do Combate à Desertificação 2010-2020.
Lusa

Futebol: Olhanense começa época a 4 de Julho


O Olhanense já definiu os pormenores relativos à nova época, que arrancará no dia 4 de Julho, com a apresentação do plantel da equipa da Liga de futebol à comunicação social.
O trabalho de campo, orientado pelo novo técnico, Daúto Faquirá, começa logo no dia seguinte, no Estádio José Arcanjo, em Olhão, palco da primeira semana de preparação dos "rubronegros".
A pré-época prosseguirá depois fora do concelho: entre os dias 12 e 24 de Julho, o plantel do Olhanense realizará um estágio no Hotel Montechoro, em Albufeira, à semelhança do que aconteceu no ano passado.
Em relação aos jogos de preparação, o Olhanense já revelou parte do calendário previsto, estreando-se dia 10 de Julho, às 19:00, no Estádio José Arcanjo, diante do Peterborough United, equipa da League One, o terceiro escalão inglês.
O mesmo recinto será palco, uma semana depois, dia 17 de Julho, às 21:00, do confronto com o Nottingham Forest, da Championship, a segunda divisão inglesa.
No dia 28 de Julho, pelas 20:00, o Olhanense defronta o Farense (II Divisão), no Estádio de São Luís, em Faro.
Segue-se a participação na Taça do Algarve, promovida pela Associação de Futebol do Algarve, jogando dia 31 de Agosto, às 20:00, com o recém-promovido Portimonense (jogo de 45 minutos), no Estádio de São Luís, e dia 1 de Agosto, no Estádio Algarve, com um adversário a definir entre Louletano e Farense, ambos da II Divisão.
O clube algarvio está ainda a completar a agenda de pré-época, especialmente em relação ao jogo de apresentação oficial aos sócios, cujo adversário ainda não é conhecido.
Lusa