terça-feira, 4 de janeiro de 2011

FARO RECEBE XLI GRANDE PRÉMIO DOS REIS


A Associação de Atletismo do Algarve, com o apoio da Câmara Municipal de Faro, vai realizar em Faro o XLI Grande Prémio dos Reis, no dia 8 de Janeiro de 2011.
Volta Pequena – 350Metros. Volta Grande – 1.350Metros. Participam os Escalões Benjamins B/ Infantis/ Iniciados / Juvenis / Juniores / Seniores e Veteranos.
A Volta Pequena - Contorno ao Jardim Manuel Bívar.
A Volta Grande - Arco da Vila, Rua do Município, vira à esquerda no Largo da Sé, seguindo para o Largo D. Afonso III, contorna a placa central pela direita, para sair pela porta do Arco do Repouso, segue em frente, Largo de S, Francisco, segue pela Rua D. Teresa Ramalho Ortigão, entra na rua do Bocage até á Rua Brites de Almeida (passa em frente á antiga sede da Associação de Atletismo do Algarve), segue até ao largo do Pé da Cruz, vira á esquerda na Rua do Pé da Cruz em direcção à Rua De Santo António, passa na Rua de Santo António e contorna o Jardim Manuel Bívar pelo lado da Doca virando à esquerda para a recta da Meta junto ao Banco de Portugal.
A partida e a chegada localizam-se no Jardim Manuel Bívar, sendo a partida junto á Doca de Faro e a chegada Junto ao Banco de Portugal.
No CAMPEONATO REGIONAL DE ESTRADA DE SENIORES (Fem /Masc.)Haverá medalhas para os 3 primeiros classificados nos Seniores e 1º no Escalão de Sub-23 e Troféu para a 1ª equipa classificada (contam 4 atletas) de ambos os sexos.

em Portimão: Vai e Vem ainda mais perto de tudo


Reforço de destinos, paragens e horários
A partir do dia 3 de Janeiro, o circuito urbano de Portimão Vai e Vem passa a ter mais destinos, mais paragens e mais horários, a pensar nos munícipes e nos visitantes, através de um conjunto de alterações na rede existente que têm como objectivo uma melhoria contínua do serviço prestado.
As alterações agora operadas visam responder às necessidades de mobilidade do concelho, identificadas no inquérito origem/destino, efectuado em Julho último e cruzadas com as sugestões apresentadas pelos munícipes ao longo do ano de 2010, resultando no estudo e parecer técnico da proposta elaborada pela Portimão Urbis, passando a servir ao mesmo tempo novas áreas urbanas e as zonas limítrofes à cidade.
Assim, as pessoas que vivem em lugares mais afastados terão mais facilidade de ligação ao centro da cidade durante todo o ano e a rede proposta assegurará maior mobilidade à população em geral, com 17 linhas diurnas e duas nocturnas, que funcionarão todos os dias da semana.
O transporte escolar foi outra das preocupações reflectidas, uma vez que se melhorou o serviço prestado à população estudante, garantindo menos tempo de espera na escola e a redução de tempos de percurso. O novo estabelecimento de ensino da Bemposta passa a integrar a rede, o mesmo sucedendo à grande maioria do serviço escolar até à data prestado pela Junta Freguesia da Mexilhoeira Grande, sendo que a integração do transporte escolar no serviço normal permite a deslocação de alunos no tempo normal de aulas e no período de férias escolares.
Esta alteração de circuito contempla a definição de dois períodos de funcionamento: o período escolar entre 15 Setembro e 31 de Maio e o período não escolar entre 1 Junho e 14 Setembro.
Também entrarão em funcionamento, de 1 Junho a 14 Setembro, quatro linhas nocturnas, uma das quais a Linha Luar – especialmente vocacionada para o período de Verão, que assegurará a ligação entre Alvor e a Marina de Portimão.
Ainda com base naquele levantamento, foi identificado que a Linha 3 (Amarela) concentra o maior número de passageiros entre as paragens Bairro Independente e Largo do Dique, seguido do trajecto entre Largo do Dique e Aldeia das Sobreiras e Largo do Dique – Companheira. Face a estas conclusões, tanto o percurso de ida como o de volta passarão a ligar o Largo do Dique à Aldeia das Sobreiras e ao Monte das Alagoas, deixando de fazer a ligação à Companheira e Cebolar, o que encurtará bastante a sua extensão total. O restante percurso desta linha (Companheira - Cebolar) está garantido nas novas linhas 11, 14, 15 e 16.
A Linha 11 (Grená) estabelecerá a ligação entre os Três Castelos e a Companheira pela V6, Casa das Artes e Alto do Pacheco, servindo a Estação de Comboios, o Mercado Grossista e o Parque de Feiras e permitindo a ligação da Companheira ao centro da cidade. Para além disso, passa pela Escola Secundária António Aleixo e pela EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco e garante o transporte de alunos residentes na Companheira, Condoril e Bom Retiro para a EB1 das Vendas.
Quanto à Linha 12 (Ameixa), em ambos os sentidos passa a assegurar a ida à Quinta da Raminha pala Rotunda Paul Harris e também às Finanças e ao Mercado Municipal. De referir ainda que, em alguns horários, serve a Secundária Poeta António Aleixo, tendo sido aumentada a sua frequência, que é de 40 minutos, correspondendo ao pedido de vários utentes.
No que toca às novas linhas, a 16 (Oliva) estabelece a ligação entre a Praça Manuel Teixeira Gomes e o Centro Hípico de Belmonte, que não era servido pelo circuito urbano, passando a ser uma das novas zonas abrangidas, a pedido de vários munícipes.
Já a linha 17 (Prata), ligará o Largo do Dique ao Autódromo Internacional do Algarve, através da Estrada da Torre, e servirá as zonas urbanizadas da Qta da Torre e de Monte Judeu, Alcalar e Vidigal. O último horário irá estabelecer a ligação entre a Secundária Poeta António Aleixo e Monte Judeu, Torre, as zonas de Alcalar, Montes de Cima, Pereira e Arão, o que permite garantir o transporte de todos os alunos residentes nestas zonas e os trabalhadores do Autódromo para Portimão.
Ao nível da oferta na Alameda da Praça da República, foi considerada a alteração prevista na Rua da Hortinha que decorre da dificuldade de manobra que os autocarros têm na viragem desta artéria com a Rua da Igreja. Assim, no que diz respeito às ligações à Alameda optou-se por alterar o percurso das linhas do Vai e Vem para reduzir os efeitos na circulação e de modo a distribuir a oferta pela Alameda e Rua Mouzinho de Albuquerque.
Nesse sentido, foi considerado que a Alameda continua a ser servida pelas linhas Rosa, Laranja e Oliva, enquanto as restantes percorrem a Rua Mouzinho de Albuquerque em direcção ao Mercado na Av. S. João de Deus, sendo que passará a existir uma paragem entre a Rua Mouzinho de Albuquerque e a Avenida São João de Deus.
De igual modo, foi contemplada a reorganização da oferta dos dois percursos que servem a zona turística da Praia da Rocha, garantindo-se o serviço nocturno nesta zona o ano inteiro, o que permitirá uma maior mobilidade aos trabalhadores da zona.
Passa também a ser mais fácil adquirir os títulos de transporte do Vai e Vem, uma vez que entrarão em funcionamento três novos pontos de venda, pelo que será possível adquiri-los em Alvor, na papelaria El Rei, na Mexilhoeira Grande, na Junta de Freguesia, e em Portimão, na Junta de Freguesia, continuando em funcionamento os dois pontos de venda actualmente existentes, no Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio – Quiosque “Bazar do Hospital” e na Frota Azul.
No que concerne aos títulos de transporte, não está prevista a curto prazo qualquer actualização de preços.
Com estas alterações, o Vai e Vem garante mais e melhor serviço à população e aos visitantes, uma vez que permite optimizar a rede, tendo sempre presente o papel do Município enquanto agente económico e social, actuante no domínio da mobilidade urbana e contribuindo para o desenvolvimento e sustentabilidade de Portimão.

Tavira: CHAROLAS A TRADIÇÃO MANTEM-SE


JOSÉ VITORINO

CHAROLA DE QUELFES

BANDA MUSICAL DE TAVIRA
O Ano Novo, iniciou, no concelho de Tavira, como tem sido tradição, com o Festival de Charolas, organizado pelas Juntas de Freguesia da Luz de Tavira e Conceição de Tavira. Pelo palco do salão da Casa do Povo, com muito público na sala, passaram as charolas da Casa do Povo de Moncarapacho, Banda Musical de Tavira, Grupo Etnográfico de Quelfes, Casa do Povo de Santa Catarina da Fonte do Bispo e a encerrar a da Casa do Povo da Conceição de Tavira.
José Vitorino, Presidente da Junta de Freguesia, referiu-nos ser aquele o 17º.Encontro de Charolas. “Esteve um dia bonito e a sala está cheia. Mantemos a tradição. O salão da Casa do Povo é amplo e esta é a primeira de muitas festas que aqui iremos realizar ao longo do ano de 2011.
- Hoje o sol brilhou, mas nuvens negras ameaçam os portugueses.
- Não podemos ser pessimistas. A crise existe, não podemos ficar alheios a ela. Mas de qualquer forma a vida continua. Temos de ser ambiciosos. Temos um projecto por levar por diante e no final do ano, estaremos aqui para fazer o balanço do que fizemos em 2011. O ano vai ser positivo e vamos ultrapassar essa crise que ai vem.

NO CINE-TEATRO ANTÓNIO PINHEIRO
Também a Câmara Municipal de Tavira, organizou no domingo, dia 2, no Cine-Teatro António Pinheiro, com muito público, o tradicional Festival de Charolas, com a participação de seis charolas.
Jorge Botelho, Presidente do Município, deixou para todos, a mensagem de "Bom Ano 2011"

Geraldo de Jesus

Iniciativa JESSICA poderá financiar Reabilitação Urbana no Algarve


“JESSICA_Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana”é o tema da apresentação de Nuno Vitorino integrada no Seminário´´PO Algarve 21: Resultados e o novo instrumento da Política de Cidades”, que irá realizar-se dia 13 de Janeiro, em Faro.
A Secretária de Estado do Ordenamento do Território, Fernanda Carmo participa na abertura da iniciativa onde são oradores João Faria e Macário Correia, presidentes da CCDR Algarve e da AMAL respectivamente, Nuno Vitorino, secretário-geral da Iniciativa JESSICA para Portugal, Pedro Couto do BEI, Banco Europeu de Investimento e Luís Gomes, presidente do Município de Vila Real de Santo António.
Recorde-se que foram pré-seleccionadas em meados de Dezembro, as entidades que irão gerir os FDU Fundos de Desenvolvimento Urbano, estando as principais Instituições Financeiras incluídas neste lote.
"O JESSICA substituiu o tradicional financiamento a fundo perdido. É uma mudança completa. É uma evidência das alterações estruturais na forma de financiamento das políticas públicas", afirma Nuno Vitorino.
O PO Algarve 21 já aprovou um contributo de 5 milhões de euros de comparticipação constituído com recursos do Programa Operacional Regional do Algarve do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional)..
Durante a Sessão o PO Algarve 21, vai proceder a um balanço público da aplicação dos fundos comunitários na Região do Algarve, no âmbito do QREN, e irá apresentar os resultados da execução do Programa até ao final de 2010.
Programa e inscrições em www.ccdr-alg.pt

EM SANTA LUZIA – TAVIRA: “ROMA” afunda-se



Não se trata da Roma de Itália, nem sequer de uma novela, mas até parece…
Voltar a contar a “estória” seria uma perda de tempo para os leitores, por isso, vamos directos ao assunto:
O tempo passa e vai destruindo aquilo que os homens não têm coragem de o fazer. Em Santa Luzia “Capital do Polvo”, no Coração da Ria Formosa – uma das sete maravilhas naturais de Portugal – um cais e embarcação acostada desde há muito, vão corroendo, afundando-se.
Para nós, Santaluzienses, mesmo que não residentes, vemos com apreensão de braços caídos, pela impotência, os turistas mesmo nesta época nos visitam, olharem com ar de desdém aquela vergonha. Sabemos que é área onde muitas Entidades mandam e que nenhuma se quer “atropelar” mas o que é vergonha para nós, também o deveria ser para todos os Algarvios e muito mais “para quem de direito”.
Neste início do ano 2011, fazemos votos que finalmente apareça a Entidade que diga: “Aqui mando eu, já chega!”
Esperando desta vez fazer eco na rotina de quem sabe, mas não há meio de mandar, envio em nome pessoal e de muitos outros Santaluzienses, uma calorosa e forte salva de palmas, deixando as “palmadas” para daqui a uns anos quando anunciarmos que as águas límpidas da Ria Formosa (aqui não tem nada de formosa) levaram os restos corrosivos da embarcação e caís, contrariando aqueles que dizem defender a “mãe natureza”.
Ah! Não se esqueçam que junto as casinhas de apoio aos pescadores também há outras embarcações a apodrecer…

COMENTÁRIO Geraldo de Jesus
(jesus.geraldo@gmail.com)

30º. Encontro de Charolas da Cidade de Faro


No próximo dia 9, a partir das 14.30 horas, no Teatro Municipal, terá lugar o 30.º Encontro de Charolas. Esta iniciativa perpetua uma tradição que no concelho se reveste de características singulares. Nesta edição o encontro contará com a participação de 11 grupos charoleiros que emprestarão a sua alegria e boa disposição e esta manifestação cultural.
As Charolas constituem uma tradição associada à celebração do ano novo, cuja origem não se encontra bem determinada. Sabe-se, porém, que inicialmente os grupos se deslocavam de porta em porta, cantando e gritando “vivas” aos residentes. Actualmente os grupos de charolas reúnem-se em encontros organizados um pouco por todo o concelho, com destaque para a freguesia de Santa Bárbara de Nexe, onde esta tradição assume uma importância particular.
As cantigas exprimem essencialmente os desejos de um bom ano, mas as “vivas” não deixam, por vezes, de compor referências sarcásticas a acontecimentos ou figuras conhecidas. É um espectáculo único que retrata bem as tradições enraizadas do concelho e que urge preservar.

O espectáculo terá entrada livre.
A ordem de actuação dos Grupos de Charolas é a seguinte:
Grupo de Charolas da Casa do Povo da Conceição de Faro – 14: 30 horas
Charola do Grupo Desportivo Montenegro – 15:00 horas
Grupo de Charolas Flor Oriental – 15:30 horas
Grupo de Charolas Flor de Liz – 16:00 horas
Grupo de Charolas do Colégio Algarve – 16:30 horas
Charola Ossónoba de Estoi – 17:00 horas
Charola Juvenil Bordeirense – 17:30 horas
Charola União Bordeirense – 18:00 horas
Charola Aldeia Branca – 18:30 horas
Charola Mocidade União Bordeirense – 19:00 horas
Grupo de Charolas da Malta – 19:30 horas

FIM DE ANO DE ALBUFEIRA VISTO EM TODO O MUNDO

Final do Ídolos e Paderne Medieval marcaram a entrada em 2011
Foi num ambiente de grande entusiasmo que as mais de 100 mil pessoas presentes na Praia dos Pescadores, celebraram a entrada no novo ano. A meia-noite e o anúncio da vitória de Sandra Pereira foram alguns dos pontos altos de uma noite inesquecível para quem esteve em Albufeira e viveu as emoções da Gala Final do programa “Ídolos”. Através da SIC e da SIC Internacional, a imagem da Praia dos Pescadores chegou a milhares de lares em todo o mundo. Uma jornada promocional que abre um novo ciclo nas celebrações do fim de ano, na cidade. Quanto a Paderne Medieval, destaque natural para os dias de fim-de-semana que registaram uma enorme enchente, com muitos visitantes da vizinha Espanha.




Em Paderne, os dias 1 e 2 do novo ano foram os mais visitados. O “Paderne Medieval” voltou a ser opção para muitos dos que nos visitaram, preenchendo vários momentos de animação e registando uma verdadeira enchente, sobretudo nestes 2 dias. Nesta 3ª edição, foram feitos diversos melhoramentos no espaço, o que se reflectiu na presença de um maior número de artesãos e de tabernas medievais. O público respondeu e gostou.


Quando estávamos perto da meia-noite, altura em que ainda muita gente se deslocava para os areais da Praia dos Pescadores, a surpresa dos responsáveis pela produção do “Ídolos” era enorme. “Ainda vem mais gente?” perguntava-se nos bastidores. Foi assim ao longo de mais de 3 horas e meia de programa, com apresentadores, concorrentes e produção verdadeiramente entusiasmados com o cenário de cerca de 100 mil pessoas presentes. O público veio em massa assistir ao fim de ano de Albufeira e devolveu o entusiasmo tornando esta, uma noite inesquecível para todos os presentes e criando um cenário perfeito que chegou, pela televisão, a milhares de lares espalhados por Portugal e pelo Mundo.
“Esta noite demonstrámos que este formato de entretenimento foi uma aposta ganha, mas sobretudo mostrámos este fantástico cenário a milhões de pessoas em todo o mundo” referiu Desidério Silva visivelmente satisfeito, acrescentado que “toda esta promoção abre um novo ciclo que se irá reflectir nas próximas passagens de ano, porque acredito que muita gente teve vontade de aqui estar ao ver as magníficas imagens transmitidas”. O autarca referiu mesmo que “se juntarmos todos os aspectos inerentes a esta operação, cujo reflexo mediático não está ainda esgotado, este provavelmente terá sido o melhor fim de ano de sempre em Albufeira e no Algarve”.
O fim de ano de Albufeira colocou no terreno cerca de 4 centenas de profissionais das mais diversa áreas, desde a logística associada à montagem do evento, televisão, equipa da autarquia, segurança e transportes, Bombeiros Voluntários, GNR, INEM, Cruz Vermelha, Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira, Polícia Marítima e Municipal.
Esta operação apenas foi possível pela feliz parceria entre Câmara Municipal de Albufeira, SIC e Fremantle, além de um conjunto de empresas cuja associação ao evento foi fundamental para a sua viabilização, nomeadamente em questões como o alojamento, a alimentação e o fogo-de-artifício.

QUARTEIRA: IV MARCHA – PASSEIO “ MEMORIAL PROF.CARLOS GRAVATA”


No próximo domingo, 9 de Janeiro, realiza-se na cidade de Quarteira a quarta edição da Marcha – Passeio “ Memorial Prof. Carlos Gravata”, uma organização da Junta de Freguesia local que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.
A prova inicia-se pelas 10h00, com saída junto à Praça do Mar em direcção a Vilamoura e términos no mesmo local da partida. Terá dois percursos, um de 5 km e outro de 10 km.
Complementando a prática desportiva com o são convívio, espera-se grande participação de atletas, exemplo do que aconteceu em edições anteriores.
Refira-se que esta iniciativa pretende prestar homenagem ao Professor Carlos Gravata, homem dedicado ao atletismo e o grande impulsionador da modalidade nesta cidade e no Concelho de Loulé.

No âmbito do PEPAL: PSD Algarve contra discriminação no financiamento para a Região


PSD Algarve confirmou, com indignação, que o financiamento ao abrigo da quarta edição do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL), anunciado a semana passada pela secretaria de Estado da Administração Local, exclui o Algarve.
O PSD Algarve não entende como é que uma região, que observa uma taxa de desemprego superior à média nacional, é excluída do financiamento do PEPAL, sob o pretexto de se encontrar em "phasing-out", ou seja, com um nível de vida acima da média da União Europeia.
Simultaneamente, enquanto outras regiões do país têm direito a um co-financiamento de 70% do valor dos Estágios Profissionais do Eixo 5 — Apoio ao Empreendorismo e à Transição para a Vida Activa, do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), o Algarve é contemplado com a total ausência de co-financiamento.
Para o PSD Algarve não é de estranhar, assim, que das 2.000 vagas previstas para o PEPAL, no Algarve só tenha existido uma candidatura. Sendo que mesmo essa terá que ser integralmente suportada pela entidade que a propôs.
Esta situação já tinha sido denunciada por personalidades do PSD Algarve em meados do ano passado, sendo que a resposta do Governo foi a exclusão do financiamento para a Região.
“Como é possível que um programa que tem como objectivo a aproximação dos jovens ao mercado de trabalho exclua uma Região que apresenta um dos mais elevados índices de desemprego do país?”, questiona Luís Gomes, presidente da Comissão Política Distrital do PSD Algarve.
“Não podemos ficar indiferentes e silenciados quando voltamos a sentir que o Algarve definitivamente não faz parte das intenções deste Governo no que se refere a investimentos e financiamentos. Para além da clara indefinição nos investimentos infra-estruturais que já denunciámos agora constatamos que não há sequer vontade de tentar combater o flagelo do desemprego que assola a Região”, conclui Luís Gomes.

Contra Portagens: oscilações NÃO/SIM pelas principais entidades regionais foi uma desgraça - CFC


"O Algarve exige um tocar a rebate e dar de mãos urgente entre os que são pelo NÃO.
Quem se mantiver pelo SIM às portagens, terá de acabar com o jogo duplo das palavras e ficar de fora", exige o movimento Cidadãos com Faro no Coração (CFC), liderado pelo antigo edil de Faro, José Vitorino, através de uma nota de imprensa, que transcrevemos.
"Na semana passada, o PSD/Algarve tornou público ir avançar com acões de protesto contra as portagens na Via do Infante. Em sentido contrário, o Presidente da Câmara de Portimão manifestou aceitar portagens, em certas condições.
Isto veio confirmar que em 2010, a questão fundamental para a sustentabilidade da região que é o não pagamento de portagens, correu muito mal com muitas oscilações e divisões.
As oscilações entre o NÃO e o SIM (tipo yo, yo) pelos dois maiores partidos políticos, AMAL e Região de Turismo, foi uma desgraça para o Algarve que deu força a Lisboa/Terreiro do Paço.
Foram quatro os períodos: o primeiro, na continuação das lutas de sempre, foi de todos pelo NÃO, contra as portagens, com ou sem a requalificação da EN 125; seguiu-se outro, com divisão de posições; veio o terceiro com a surpresa do SIM, com a aceitação das portagens associada à requalificação da EN 125; por último, no quarto período, temos uns pelo NÃO e outros pelo SIM.
Do lado permanente do NÃO, estiveram a população, a Comissão de Utentes, CFC e vários partidos e agentes.
Porque está em causa a sustentabilidade do Algarve, não se pode calar a extrema gravidade desta situação, pelo que CFC diz e apela: fim das oscilações entre NÃO e SIM; Ano Novo, luta nova!
Não há mais tempo a perder. Tem que se tocar a rebate e unir as forças dos que são contra as portagens. A indispensável requalificação da EN 125 não justificará qualquer mudança de posição, porque ela nunca será uma alternativa.
Apela-se a todos para aderir ao NÃO, pondo fim às submissões a Lisboa, partidarites, jogos políticos ou disputas de protagonismos.
O grande protagonista tem que ser o Algarve. Com coragem, é urgente um dar de mãos entre os que claramente são pelo NÃO. CFC lá estará.
As falsas unidades levam à inação. Por isso, quem é pelo SIM deverá acabar com o jogo duplo das palavras e assumir ficar de fora da luta para não empatar. Cada um com a sua responsabilidade!", conclui o documento CFC