quinta-feira, 11 de novembro de 2010

GNR DETÉM LARÁPIOS E RECUPERA OBJECTOS FURTADOS


No âmbito de uma investigação que decorria há cerca de um mês e meio, por furtos em interior de residências, ocorridos na zona de Quarteira, a Guarda Nacional Republicana, efectuou buscas domiciliárias em São Brás de Alportel; Quarteira e ainda numa ourivesaria nesta cidade, tendo sido detido um indivíduo português de 19 anos e constituído arguido um outro de 48 anos.
Na sequência das buscas, foram apreendidos vários artigos que se suspeita serem produto de furtos em interior de residências. Foi apreendido um velocípede, três consolas de jogos com oito comandos, um Computador portátil, um CPU, dois monitores TFT, um LCD, oito telemóveis, várias malas de computadores portáteis, várias chaves de veículos automóveis, vários relógios e vários artigos em ouro e fantasia, tais como anéis, brincos e fios.
Na ourivesaria em questão recuperou-se algum material receptado, proveniente de furtos ocorridos na zona.
Foi ainda apreendida uma arma de alarme alterada para calibre 6.35 mm e várias munições, cinco armas brancas (facas), 15 doses de haxixe e algumas sementes de cânhamo.
O detido, que já era referenciado do por outros ilícitos, vai ser presente ao Tribunal de Loulé, para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coacção.

WORKSHOP SOBRE VERMICOMPOSTAGEM EM LOULÈ



Com o objectivo de divulgar e incentivar a utilização de uma forma ecológica de tratamento de resíduos, a Câmara Municipal de Loulé irá promover no próximo dia 20 de Novembro, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, um Workshop sobre Vermicompostagem, através do qual os participantes poderão aprender a valorizar o seu lixo e a produzir fertilizante orgânico.
A produção de resíduos é hoje em dia um dos problemas que mais impacte causa no ambiente, devido não só ao aumento da sua produção, como também ao tipo de resíduos produzidos e aumento da sua perigosidade. Contudo, apesar da produção de resíduos ser inevitável, existem formas de a minimizar e de tornar mais sustentável e menos nociva a sua gestão. Neste âmbito, a Vermicompostagem é uma das soluções possíveis.
O processo de tratamento e valorização dos resíduos orgânicos através da Vermicompostagem tem consideráveis vantagens competitivas face a outros processos (compostagem, digestão anaeróbica, aterro, etc.), para além de apresentar baixo custo, robustez e originar um produto final de qualidade. A vermicompostagem é ainda um processo ecológico, competitivo e barato.
As inscrições para o Workshop são gratuitas e podem ser feitas através do telefone 289 400 890 (Divisão de Ambiente e Equipamentos Urbanos) ou através do e-mail daeu@cm-loule.pt. É necessário indicar nome, profissão e contacto (e-mail ou telefone). Inscrições limitadas a um máximo de 20 participantes.

Campeonato Regional Karate Zona Sul de Cadetes e juniores: Regional de Luxo para o K.C.C.O.




Os atletas do K.C.C.O estiveram na ribalta ao dar o seu melhor, no campeonato regional zona sul de karaté em cadetes e juniores, onde cinco atletas conquistaram seis medalhas, três de Ouro, duas de Prata e uma de Bronze. Ouro: Ruben Custódio em Kumite, Laetitia Barra em Kumite e Iuri Cruz em Kumite. Prata: Inês Lopes em Kata e Florent Barra em Kumite. Bronze: Ruben Custódio em Kata.
A prova decorreu no dia 6 de Novembro na cidade de Albufeira, tendo o K.C.C.O em sua representação cinco atletas de diferentes escalões, no escalão Juniores (16-17 anos) participaram os atletas Ruben Custódio (Kumite +75kg e Kata), Florent Barra (Kumite -67kg), Inês Lopes (Kata), Iuri Cruz (Kumite -55kg), já no escalão de cadetes (14-15 anos) o K.C.C.O contou apenas com um atleta, Laetitia Barra (Kumite -55kg). O Campeonato Regional zona Sul contou com mais de sessenta atletas de diferentes estilos e escalões.
O Campeonato Regional é uma prova de extrema importância, ou seja, é o apuramento para o Campeonato Nacional, onde neste só participa os atletas medalhados no Regional.
Independentemente dos resultados de pódio obtidos, o mais importante foi a qualificação para o Campeonato Nacional.

K.C.C.O.

PSD Algarve apreensivo com fecho da operação da Groundforce no Aeroporto de Faro


A Comissão Política Distrital do PSD Algarve manifestou-se apreensiva com o encerramento da operação da empresa de handling Groundforce no aeroporto de Faro, sobretudo pelo despedimento de 336 pessoas afectas a esta empresa, mas também pelas consequências que esta medida poderá ter no turismo da região.
Numa região já flagelada pelo elevado índice de desemprego, o PSD Algarve insurge-se contra este anúncio de despedimento dos 336 colaboradores da Groundforce de Faro, com os quais a Comissão Política Distrital manifesta a sua total solidariedade.
Mais, numa empresa tutelada pelo Estado, não se entende como é possível anunciar-se o despedimento de 336 funcionários por e-mail. Como é possível o Governo permitir esta forma perfeitamente desumana de agir de uma administração perante os seus colaboradores?
Para o PSD Algarve é incompreensível a manifestação de impotência que o Governo, quer através do Ministro das Obras Públicas, quer da Ministra do Trabalho, demonstraram perante esta situação, já que a Groundforce é detida a 100% pela TAP, uma empresa pública, tutelada pelo Governo.
Numa região cuja principal fonte de receitas é o turismo e que tem no aeroporto de Faro uma das suas principais portas de entrada, o PSD Algarve questiona-se sobre as consequências que o encerramento da operação da Groundforce terá na economia da região.
Considerando que o aeroporto de Faro é o segundo maior de Portugal continental em movimento de passageiros e que no período de Verão o movimento diário atinge os milhares de passageiros, o PSD Algarve não pode deixar de manifestar a sua preocupação em relação à qualidade de serviço que milhares de turistas nacionais e estrangeiros irão ter nesta infra-estrutura essencial para a imagem da região.
O PSD Algarve não pode deixar de manifestar também a sua incompreensão em relação ao anunciado insucesso da operação da Groundforce no aeroporto de Faro, considerando o elevado movimento de passageiros, carga e correio que este aeroporto verifica. Aliás, a principal concorrente nacional, a portway, já se manifestou disponível para colaborar com as autoridades para minimizar o impacto que este encerramento terá no normal funcionamento da infra-estrutura. Como é que uma operação é tida como deficitária mas a outra está disponível para a assumir é uma questão que o PSD Algarve gostaria de ver respondida pela tutela governamental de ambas as empresas.