sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

4º Aniversário da Loja Ponto JA de Faro


No próximo dia 16 de Dezembro, a Direcção Regional do Algarve do Instituto Português da Juventude assinala o 4º Aniversário da Loja Ponto JA de Faro.


As Lojas Ponto JA são espaços públicos feitos à medida dos jovens, onde estes podem usufruir de um vasto conjunto de informações e serviços, como trabalho, estudos, concursos, formação, voluntariado, habitação, saúde, tempos livres, turismo juvenil, cartão jovem, entre outras matérias.

A Loja Ponto JA de Faro permite também o acesso à Internet, utilização de equipamento informático, xbox, sala de estudo, espaço de exposições e gabinete de aconselhamento.

Durante o dia 16 de Dezembro a Loja Ponto JA será animada com diversas actividades, nomeadamente passatempos, apresentação de ilustrações da autoria do colectivo Luminus Box e a actuação da Tuna Juvenil de Vila Real de Santo António.

O colectivo Luminus Box é composto por Catarina Guerreiro, Tânia Guita, Telma Guita e Sara Martins, licenciadas em artes visuais que partilham entre si o gosto pelo mangá (
histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês).

A Tuna Juvenil, que actuará pelas 17h00, teve a sua origem na Escola de Violas da Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António em 1986 e desde então tem actuado por todo o País e estrangeiro.

COZINHA GOURMET PARA CRIANÇAS NO MERCADO DE LOULÉ


De 21 a 24 de Dezembro, das 9h15 às 14h00, o Mercado Municipal de Loulé acolhe a iniciativa Cozinha Gourmet para Crianças, conduzida pelo Chef Jonathan Pratt.
Destinada a crianças entre os 8 e os 12 anos, esta actividade tem em vista incutir nesta faixa etária o gosto pela cozinha e por uma alimentação saudável baseada nos produtos tradicionais e, simultaneamente, dar a conhecer o Mercado Municipal de Loulé, um dos grandes ex-líbris da cidade e uma referência em termos da variedade e qualidade dos produtos aí vendidos.
Assim, as crianças serão divididas em dois grupos, um que trabalhará nos dias 21 e 22, e outro nos dias 23 e 24. Em cada dia as crianças serão divididas em três grupos de quatro, tendo em consideração um equilíbrio médio das idades de cada grupo, e que irão dedicar-se às seguintes funções – preparação de entradas, saladas e pão; preparação do prato principal; preparação de sobremesas e bebidas. No segundo dia de participação, as crianças efectuarão uma rotação nas funções, sendo que as ementas serão diferentes em cada um dos dias.
As ementas a desenvolver terão como base a gastronomia e os ingredientes locais, que serão adquiridos nas bancas do Mercado.
As actividades arrancam com a organização dos grupos e apresentação da ementa do dia. Será então elaborada a lista de compras e os participantes farão a compra dos produtos no Mercado e aprenderão também qual a forma de escolher os melhores e mais frescos produtos.
Segue-se então o início da preparação da refeição e, pelas 12h30, decorrerá o almoço-convívio que as próprias crianças confeccionaram.
No final haverá entrega de presentes e certificados aos participantes.
Ao longo da actividade, os jovens participantes receberão várias dicas culinárias da parte do Chef Jonathan Pratt que foi vencedor, em 2005, na Irlanda, do reconhecido "Award for Culinary Chef", com uma larga experiência como chefe executivo em diferentes países. Em Portugal, após ter desempenhado as funções de chefe executivo em Portugal no Hilton Vilamoura as Cascatas Golf Resort and SPA, é actualmente responsável pelo Restaurante Bistro des Z’Artes, em Almancil.

Museu de Portimão recebe prémio do Conselho da Europa


O Prémio Museu do Ano 2010 do Conselho da Europa acaba de ser atribuído ao Museu de Portimão, o segundo equipamento nacional a receber a distinção, em mais de 30 anos de história deste honroso galardão.

O prémio vai ser entregue ao Museu de Portimão, inaugurado em Maio de 2008, devido à relevância dos temas que têm inspirado as exposições apresentadas e pelo programa educacional em benefício da comunidade local, que vem caracterizando este equipamento, com destaque para a exposição permanente “Portimão – Território e Identidade”, que traça a interacção do homem com o meio ambiente durante um período de cinco milénios.

A arqueologia subaquática também desempenha um papel de relevo, através de uma extensa colectânea de apetrechos, recuperados do fundo do rio Arade em sucessivas campanhas, que trabalharam sobre embarcações representativas de diversas civilizações.

Outro dos aspectos justificativos da distinção reside na reconversão bem sucedida da antiga fábrica Féu - situada na foz do rio Arade - em estrutura museológica que reproduz a rica herança da indústria de conservas de peixe, durante largas décadas tão importante em termos socioeconómicos para a população activa de Portimão.

Apesar de ter sido inaugurado há menos de dois anos, o equipamento é já reconhecido enquanto exemplo cultural de toda a sub-região do barlavento algarvio, que nos últimos tempos tem sido dominada pelo turismo de massas.

Criado em 1977, o Prémio Museu do Ano do Conselho da Europa é entregue anualmente a uma instituição que contribua de forma significativa para a compreensão da herança cultural do Velho Continente, cabendo ao Museu de Portimão exibir durante um ano a estatueta de bronze “La femme aux beaux seins”, do consagrado escultor espanhol Joan Miró, recebendo ainda um diploma e um cheque de 5 mil euros, numa cerimónia marcada para Abril próximo em Estrasburgo, aquando da sessão primaveril do Parlamento Europeu.

O Comite dos Juízes apresenta ao Conselho da Europa os Museus seleccionados, a fim de entre eles ser escolhido para o Prémio do Conselho da Europa aquele que mais contribui para o entendimento e conhecimento da herança cultural europeia, bem como para a consciencialização da sua identidade, sendo de referir que até hoje, em Portugal só o Museu da Água foi detentor deste prémio, concedido em 1990.

A distinção, decidida pelo Comité de Cultura, Ciência e Educação do Conselho da Europa, foi entregue nos últimos anos ao Zeeuws Museum, da Holanda (2009), ao Svalbard Museum, da Noruega (2008) e ao International Museum of the Reformation de Geneva, da Suiça (2007).

Ainda recentemente, o Museu de Portimão recebeu uma menção honrosa referente ao Prémio “Melhor Museu Português”, prestigiado galardão instituído pela APOM - Associação Portuguesa de Museologia, a que se junta agora este importante reconhecimento internacional.

Investimento de 10 milhões de euros, co-financiados pela Câmara de Portimão e pelo Programa Operacional da Cultura, o Museu de Portimão inaugura no dia 12 de Dezembro, às 18h00, a exposição com os melhores trabalhos da 9ª Corrida Fotográfica de Portimão, nas vertentes analógica, digital e subaquática.

A mostra, que integra o programa das comemorações do Dia da Cidade, proporciona olhares novos sobre o município e ficará patente até 17 de Janeiro de 2010.

“REPRESENTAÇÕES NATALÍCIAS NA ARTE PORTUGUESA” NO ARQUIVO MUNICIPAL DE LOULÉ

Música de José Alegre vai estar em destaque

No próximo sábado, 12 de Dezembro, pelas 15h00, o Arquivo Municipal de Loulé recebe a conferência “Representações Natalícias na Arte Portuguesa”, pelo Professor Doutor Padre António Martins.
Nesta época de Natal, o conferencista irá falar sobre a importância das reproduções artísticas do nascimento de Jesus, nomeadamente no que concerne à criação dos presépios e da arte sacra.
António Martins foi pároco de Loulé e actualmente é docente na Universidade Católica Portuguesa.
Mas nesta tarde cultural no Arquivo Municipal de Loulé a música também vai estar em destaque, com a actuação de José Alegre, à guitarra portuguesa, que terá início às 16h00. José Alegre nasceu em Lisboa em 1963 e iniciou o seu trajecto musical de forma autodidacta, nos primeiros anos de adolescência. Considera a música como um mundo aberto e sem fronteiras, repartindo a sua prática por vários instrumentos e os seus interesses por áreas tão diversas como a música histórica ou erudita, o rock, a canção de intervenção ou de texto, o fado, a música tradicional portuguesa, e muitas outras formas étnicas com que se cruza, num percurso cheio de afectos e ramificações inesperadas.
Em 1997 concluiu os estudos de guitarra clássica no Conservatório Regional do Algarve, na classe do professor Eudoro Grade. Iniciou-se na guitarra portuguesa coimbrã em 2001, sob a orientação do guitarrista Miguel Drago e actualmente dá continuidade à sua formação numa perspectiva mais abrangente, com o guitarrista, musicólogo e compositor, Pedro Caldeira Cabral.
É responsável pelos projectos musicais "Fad´Nú" e "Aldriça".
A entrada é livre.

Atelier Férias de Natal em Olhão


Nestas férias de Natal, os mais novos têm como destino de aprendizagem e brincadeira a Casa da Juventude de Olhão, onde entre os dias 21 e 30 de Dezembro decorrem as Actividades de Tempos Livres promovidas pela Câmara Municipal, através da Casa da Juventude.

O ATL de Férias de Natal, que já se tornou famoso entre os mais novos pelo programa que propõe e pela qualidade das actividades que realiza, é dirigido a jovens dos 8 aos 11 anos. Semanalmente, um grupo de manhã, no horário das 9h00 às 12h30 e um outro no período da tarde, entre as 14h00 e as 17h30, poderá usufruir de um conjunto de actividades lúdico-pedagógicas, cujo objectivo é a aquisição de conhecimentos através de jogos e brincadeiras.

Assim, os jovens poderão realizar jogos aquáticos nas Piscinas Municipais, participar em actividades temáticas orientadas pelo Centro de Ciência Viva de Tavira, descobrir o mundo dos contos na Biblioteca Municipal e aprender como actuar em situações de emergência no workshop de primeiros socorros.
O valor por participante é de € 7,50 e os interessados já podem inscrever-se na Casa da Juventude de Olhão.Mais informações através do telefone 289 700 444 e do e-mail casajuventude@cm-olhao.pt.

"Carjacking" na Baixa da cidade de Faro, condutor a salvo e assaltantes em fuga


Dois homens estão em fuga depois de terem assaltado, ontem à noite, na Baixa de Faro, o condutor de um veículo da marca BMW, utilizando uma arma de fogo.
O roubo do carro na presença do proprietário com ameaça de arma de fogo, ocorreu cerca das 22h00 na Rua Infante D. Henrique, Faro. Depois do assalto, os dois indivíduos fugiram no carro roubado. Na operação desencadeada para perseguir os dois indivíduos estiveram envolvidos mais de 10 agentes policiais. Segundo fonte da PSP, os dois assaltantes são estrangeiros e abandonaram o automóvel roubado à saída de Faro, junto a uma rotunda localizada perto do Estabelecimento Prisional de Faro, mas continuam em fuga. O condutor do veículo roubado, um homem, não ficou ferido, adiantou a mesma fonte policial.
Lusa