segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A SOLIDARIEDADE DO ALGARVE COM A MADEIRA


Os trágicos acontecimentos que atingiram, com inusitada violência, a Região Autónoma da Madeira, no Sábado, dia 20 de Fevereiro, provocaram a maior consternação nas gentes do Algarve, que vivem o drama dos madeirenses, a quem nos unem seculares laços de convivência, iniciados historicamente quando as caravelas do Infante D. Henrique, saídas de Lagos, aportaram aquelas ilhas atlânticas.

Interpretando este sentimento, bem vivo e afectivo dos algarvios, enderecei a minha mensagem de solidariedade ao Sr. Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim.

Na mesma expressei a minha saudosa homenagem à memória de quantos perderam a vida nesta tragédia, apresentando pêsames ás famílias enlutadas, f! ormulando votos pela plena recuperação dos acidentados e oferecendo toda a possível colaboração no sentido de uma rápida recuperação dos prejuízos vividos naquela região portuguesa.

O Algarve, todo o Algarve, vive e comunga, em solidariedade total, este momento bem doloroso que vivem as gentes amigas da Madeira.

A GOVERNADORA CIVIL

ISILDA VARGES GOMES

ANBP E SNBP convocam: CONCENTRAÇÃO BOMBEIROS PROFISSIONAIS EM FARO



Dia 24 de Março

A associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP) convocaram para o próximo dia 24 (quarta-feira) de Março uma "concentração, em Faro, de Bombeiros Profissionais em solidariedade para com os Bombeiros Municipais de Faro".

«DIA EUROPEU DA VÍTIMA» - 22 DE FEVEREIRO


Objectivando homenagear todos os que sofreram a violência, provocada por causas naturais ou humanas, assinala-se no próximo dia 22 de Fevereiro, em toda a Europa, o «Dia da Vítima».

Nesta evocação pretende-se que, com base nesses dramas, se avance para uma sensibilização no sentido de prevenir estas tragédias e que constituem, indesejáveis atentados à vida, na variedade de acções, quer o sejam de autoria individual (assassinatos, acidentes rodoviários ou análogos, laborais, etc) ou colectivos (guerras, terrorismo, atentados e outros).

É urgente avançar para um clima de segurança e de supressão destes atentados à dignidade e à vida, para que as vítimas da violência sejam cada vez em menor número.

No desempenho das funções, em que estou instituída, como Representante do XVIII Governo Constitucional neste Distrito, reafirmo os propósitos efectivos de prosseguir todos os esforços para que tal objectivo seja alcançado.

Esta é um compromisso que o defino, uma vez mais, neste «Dia Europeu da Vítima».

A GOVERNADORA CIVIL

ISILDA VARGES GOMES

Metereologia: Onze distritos com alerta laranja


O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje sob aviso laranja 11 distritos a norte de Portugal e o arquipélago da Madeira, com previsão de chuva e vento forte, estando nove barras encerradas à navegação.
No continente, o IM assinala que a norte do rio Tejo é de esperar a ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes, e vento com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros por hora, além da queda de neve nas terras altas.
O IM colocou também sob aviso amarelo toda a costa sul continental e a costa oeste, entre os distritos de Faro e Leiria, devido à agitação marítima, podendo as ondas atingir os cinco metros de altura.
A agitação marítima levou hoje ao encerramento das barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Douro, Lagos, Alvor, Faro, Tavira e Vila Real de Santo António.
No arquipélago da Madeira, a previsão do IM para hoje é de períodos de chuva e aguaceiros fracos, e vento com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros/hora, nas zonas de montanha.
No mar, a ondulação pode atingir os 5 metros de altura, com a temperatura da água do mar a atingir os 18 graus Celsius.
Quanto a temperaturas máximas, a previsão do IM para hoje é de 14º no Porto, 16º em Lisboa, 18º em Faro, 16º em Ponta Delgada e 21º no Funchal.
O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e refere-se a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.