segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Metereologia: Onze distritos com alerta laranja


O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje sob aviso laranja 11 distritos a norte de Portugal e o arquipélago da Madeira, com previsão de chuva e vento forte, estando nove barras encerradas à navegação.
No continente, o IM assinala que a norte do rio Tejo é de esperar a ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes, e vento com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros por hora, além da queda de neve nas terras altas.
O IM colocou também sob aviso amarelo toda a costa sul continental e a costa oeste, entre os distritos de Faro e Leiria, devido à agitação marítima, podendo as ondas atingir os cinco metros de altura.
A agitação marítima levou hoje ao encerramento das barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Douro, Lagos, Alvor, Faro, Tavira e Vila Real de Santo António.
No arquipélago da Madeira, a previsão do IM para hoje é de períodos de chuva e aguaceiros fracos, e vento com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros/hora, nas zonas de montanha.
No mar, a ondulação pode atingir os 5 metros de altura, com a temperatura da água do mar a atingir os 18 graus Celsius.
Quanto a temperaturas máximas, a previsão do IM para hoje é de 14º no Porto, 16º em Lisboa, 18º em Faro, 16º em Ponta Delgada e 21º no Funchal.
O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e refere-se a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.