segunda-feira, 3 de maio de 2010

décima segunda edição da Semana Coral de Lagoa


Primeiro fim-de-semana da XII Semana Coral: APOLO, Ideias do Levante, e Coral da Sociedade Fil. Silvense


A Ideias do Levante e o Município de Lagoa (Algarve) organizam, de 8 a 15 de Maio de 2010, a décima segunda edição da Semana Coral de Lagoa.

Pretende-se com esta iniciativa a realização de vários concertos, de formações vocais/corais, pelas Freguesias do Concelho de Lagoa, ao longo da “Semana Coral". Com o intuito de abrilhantar a XII Semana Coral de Lagoa, a organização contará com a participação das seguintes formações: APOLO (4 vozes masculinas); Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica 1º. Dezembro (Montijo); Coral Adágio (Portimão); Coral da Sociedade Filarmónica Silvense (Silves); e, o Coral Ideias do Levante (Lagoa/Algarve).

Caberá aos APOLO (formação composta por 4 vozes masculinas) abrir a XII Semana Coral de Lagoa, no Sábado, dia 8 de Maio, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Lagoa. "Luís Pereira, João Terleira, Francisco Anjos e João Andrade são quatro jovens intérpretes e amigos, unidos pela paixão pelo canto lírico. No início de 2008 surgiu a ideia de se juntarem para prestar tributo a algumas das maiores canções da pop nacional, atribuindo-lhes uma roupagem clássica, o que constitui uma oportunidade única de aproximar o público Português a um estilo muitas vezes apontado como erudito e elitista. Na hora de dar nome ao projecto a escolha recaiu sobre APOLO, o deus do sol (as músicas - que o público admira ao ponto de as assumir como património inalienável da cultura Portuguesa - adquirem uma nova luz), da música, da poesia (cantam-se canções, mas também grandes poemas), da harmonia e igualmente patrono da verdade, a mesma verdade a autenticidade que une os membros do projecto cujo propósito é elevar ao Olimpo alguns dos maiores compositores da nossa história. Se Eu Fosse Um Dia O Teu Olhar”, de Pedro Abrunhosa, é o tema de apresentação deste projecto. “Homem do Leme”, dos Xutos e Pontapés, “Jardins Proibidos”, de Paulo Gonzo ou “Sete Mares”, dos Sétima Legião, são algumas das músicas do imaginário colectivo Português que também poderá revisitar no quarteto de vozes que arrepiam, enternecem e embalam, ou não fosse APOLO o deus da música apaziguante" (in http://www.myspace.com/apolomusica). O custo da entrada para o espectáculo dos APOLO é de 6 Euros [mais informações, sobre os bilhetes, pelo número 282380434 (Convento S. José, Lagoa)]. O espectáculo é recomendado para maiores de 6 anos e tem uma lotação máxima de 300 lugares.

No Domingo, dia 9 de Maio de 2010, às 15h30, o Coral Ideias do Levante (Lagoa, Algarve) desloca-se ao Centro Popular de Lagoa para um pequeno apontamento musical com uma duração prevista de 15 minutos. O grupo anfitrião nasceu em Lagoa (Algarve), no ano de 1996. Hoje, com cerca de 25 elementos, tem como director artístico o maestro Francisco Brazão. Ainda no mesmo dia, às 17h30, o Coral da Sociedade Filarmónica Silvense (Silves) canta com o Coral Ideias do Levante, na Igreja de Estômbar. O concerto tem uma duração prevista de 60 minutos. O grupo foi fundado em Silves, em Outubro de 1998. Actualmente, tem como directora artística a maestrina Iveline Assenova Kavrakova Pereira. A entrada para estas duas actuações é gratuita e limitada à lotação disponível: 30 lugares (Centro Paroquial de Lagoa) e 100 lugares (Igreja de Estômbar).
Mais informações sobre o evento em www.semanacoral.net

“FARO 1540” PRETENDE DINAMIZAR O BOOKCROSSING NO CONCELHO


A FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro decidiu dinamizar o projecto BOOKCROSSING na capital algarvia, cujo lançamento está previsto para o final do mês de Maio.
Segundo esta associação, o conceito de BOOKCROSSING está já bem implantado em todas as sociedades modernas. Portugal aderiu mais recentemente a este movimento, mas actualmente encontra-se já em igualdade com os principais países da Europa, representando neste momento uma das maiores correntes a nível Europeu (sobretudo Lisboa e Porto).
O BOOKCROSSING pode ser definido como um acto de cidadania e de altruísmo que consiste na prática de deixar um livro num local público, para que outros o encontrem, o leiam, o voltem a libertar e assim sucessivamente.
O objectivo deste movimento é fomentar e facilitar o acesso à cultura e especificamente à leitura. Para que isso se torne numa realidade, “libertam-se” livros em locais públicos (como cafés, escolas, bares, bancos de jardim) para que o maior número de pessoas possível os possa ler, em vez de os manterem parados nas suas estantes.
Contudo, de acordo com o presidente da Direcção, Bruno Lage, “Faro, apesar de ser uma das principais cidades do país e ser uma cidade cosmopolita e universitária, não tem este conceito devidamente implantado. Sendo de todo o interesse lançar este movimento com força no nosso concelho.”
Numa primeira fase o projecto será suportado por diversas ZOL (Zonas Oficiais de Libertação), onde os interessados (BookCrossers) poderão libertar e levantar novos livros e, posteriormente, quando este conceito estiver bem enraizado na cultura farense proceder-se-à à libertação de livros noutros locais.
A “FARO 1540” já começou, até meados de Maio, a recolher livros e apela para que escritores algarvios e farenses se juntem a esta iniciativa e cedam alguns exemplares das suas publicações para este movimento.
Para além disso, Bruno Lage faz um apelo a toda a população para participar. Assim, as instituições e estabelecimentos que pretendam ter um espaço ZOL, bem como os cidadãos que queiram doar alguns dos seus livros para a iniciativa devem contactar a “FARO 1540” para o efeito, no sítio www.faro1540.org

JOAQUIM ROMERO DE MAGALHÃES APRESENTA CONFERÊNCIA “VEM AÍ A REPÚBLICA!”


Para assinalar o Centenário da República Portuguesa, no próximo dia 8 de Maio, pelas 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Loulé promove mais uma iniciativa integrada no programa de comemorações desta efeméride. Trata-se da apresentação da conferência “Vem aí a República”, por Joaquim Romero Magalhães.
Joaquim Romero Magalhães irá abordar os últimos anos da Monarquia, em especial o período que medeia a substituição do último ministério da presidência de José Luciano de Castro por Hintze Ribeiro (Março de 1906) até à proclamação da República em Lisboa, na manhã de 5 de Outubro de 1910. É um período rico em acontecimentos políticos, desastrosos para o regime monárquico, de fortalecimento do Partido Republicano e que conduziu de forma inevitável à implantação da República em Portugal.
Joaquim Romero Magalhães é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi comissário-geral da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos.
Autor de vasta bibliografia, entre a qual se referem por exemplo a tese de doutoramento em Economia – “Estruturas Sociais da Economia e História Económica”, “O Algarve Económico : 1600-1773”, “As estruturas sociais de enquadramento da economia portuguesa de Antigo Regime: os Concelhos” ou “História de Portugal: No Alvorecer da Modernidade”.

Lagos, a escola e a família



Dia 6 de Maio, pelas 18 horas - na Biblioteca Municipal
Na próxima 5ª Feira, dia 6, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal Dr Júlio Dantas, prossegue o novo ciclo de Encontros de 5ª Feira do Grupo dos Amigos de Lagos, este ano dedicado ao tema "Lagos no limiar do século XXI".
Neste novo encontro, é convidado Francisco Gaspar, coordenador da Escola EB1 do Bairro Operário de Lagos, que falará de "A escola dos nossos tempos e o papel da família". Serão trazidos mais contributos para a recolha sobre a actual realidade lacobrigense, que está sendo efectuada por munícipes nascidos já neste século, alunos da Escola nº 1 do Primeiro Ciclo, de colaboração com seus professores, encarregados de educação, familiares e amigos e, também, com os participantes nestes Encontros de 5ª Feira.
No final do ano, o Grupo dos Amigos de Lagos publicará a "Monografia" que resultar deste trabalho colectivo, dela constando, como seus autores, os nomes daqueles jovens e de quantos colaborarem de forma mais interessada.
Os "Encontros de 5ª Feira" debruçam-se sobre questões de interesse regional e local, têm o apoio da Câmara Municipal e decorrem na Biblioteca de Lagos, com entrada livre.

PALMEIRAS RESORT/PRIO/TAVIRA FOI A MELHOR EQUIPA NAS ASTÚRIAS


A formação algarvia foi o conjunto mais forte da 54ª Volta às Astúrias, ao subir ao primeiro lugar da classificação geral por equipas, depois de alguns dias em segunda posição.

Num rol de vários grupos de escalões superiores, a Palmeiras Resort/Prio/Tavira conseguiu demarcar-se e triunfar após a última etapa, a mais longa desta volta, com 198 quilómetros, e com cinco prémios de montanha.

Assim, a classificação geral contou com três elementos de Tavira nos primeiros quinze classificados, David Blanco em 8º lugar, a 2 minutos e 57 segundos do vencedor, André Cardoso ocupou o 11º posto, a 3 minutos e 29 segundos, e Alejandro Marque preencheu o 14º posto, a 4 minutos e 17 segundos.

No dia 9, os atletas correm mais uma prova para a Taça de Portugal, a Clássica de Amarante, onde Cândido Barbosa é líder.

«DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA» - 3 DE MAIO



A liberdade de informar é um direito fundamental

A comemoração do «Dia Mundial da Liberdade de Imprensa», efeméride de elevado significado, que ocorre a 3 de Maio, concretizando o espírito do artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos do Homem, possibilita-nos uma ampla reflexão sobre este tema e da sua importância crescente num mundo que se deseja, cada vez mais, imbuído, de um espírito democrático e onde cada um tenha direito a expressar as suas próprias ideias e a um conhecimento correcto e real do que se desenvolve nesta casa comum que é o planeta Terra.
A liberdade de informar é um direito fundamental.
Neste caso está implícito que o direito à liberdade dos jornalistas é indiscutível e que a todos nos obriga a plena concretização deste facto.
No «Dia Mundial da Liberdade de Imprensa», recordando todas as restrições que durante quase meio século Portugal conheceu e que a «Revolução dos Cravos» veio terminar, saúdo todos os Jornalistas que exercem a sua missão no Algarve, com a plena garantia de que jamais regatearei esforços na defesa dessa coluna básica da nossa vivência democrática.

A GOVERNADORA CIVIL

ISILDA VARGES GOMES