segunda-feira, 3 de maio de 2010

“FARO 1540” PRETENDE DINAMIZAR O BOOKCROSSING NO CONCELHO


A FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro decidiu dinamizar o projecto BOOKCROSSING na capital algarvia, cujo lançamento está previsto para o final do mês de Maio.
Segundo esta associação, o conceito de BOOKCROSSING está já bem implantado em todas as sociedades modernas. Portugal aderiu mais recentemente a este movimento, mas actualmente encontra-se já em igualdade com os principais países da Europa, representando neste momento uma das maiores correntes a nível Europeu (sobretudo Lisboa e Porto).
O BOOKCROSSING pode ser definido como um acto de cidadania e de altruísmo que consiste na prática de deixar um livro num local público, para que outros o encontrem, o leiam, o voltem a libertar e assim sucessivamente.
O objectivo deste movimento é fomentar e facilitar o acesso à cultura e especificamente à leitura. Para que isso se torne numa realidade, “libertam-se” livros em locais públicos (como cafés, escolas, bares, bancos de jardim) para que o maior número de pessoas possível os possa ler, em vez de os manterem parados nas suas estantes.
Contudo, de acordo com o presidente da Direcção, Bruno Lage, “Faro, apesar de ser uma das principais cidades do país e ser uma cidade cosmopolita e universitária, não tem este conceito devidamente implantado. Sendo de todo o interesse lançar este movimento com força no nosso concelho.”
Numa primeira fase o projecto será suportado por diversas ZOL (Zonas Oficiais de Libertação), onde os interessados (BookCrossers) poderão libertar e levantar novos livros e, posteriormente, quando este conceito estiver bem enraizado na cultura farense proceder-se-à à libertação de livros noutros locais.
A “FARO 1540” já começou, até meados de Maio, a recolher livros e apela para que escritores algarvios e farenses se juntem a esta iniciativa e cedam alguns exemplares das suas publicações para este movimento.
Para além disso, Bruno Lage faz um apelo a toda a população para participar. Assim, as instituições e estabelecimentos que pretendam ter um espaço ZOL, bem como os cidadãos que queiram doar alguns dos seus livros para a iniciativa devem contactar a “FARO 1540” para o efeito, no sítio www.faro1540.org