sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

LUEL APRESENTA ESPECTÁCULO “ECSTASY” NO ESPAÇO MULTIUSOS DE ALBUFEIRA


Luel – Arte em Movimento, estará presente no Open de France a realizar no dia 13 de Março, em Moutanban, Toulouse.
No próximo dia 20 de Fevereiro, a Câmara Municipal de Albufeira em colaboração com a LUEL – Arte em Movimento – Associação Cultural Desportiva e Social de Albufeira, apresentam o espectáculo “Ecstasy”, que terá lugar no Espaço Multiusos de Albufeira, pelas 21h00.

Este espectáculo será apresentado no Open de France em Moutanban, Toulouse, a 13 de Março. “Ecstasy” reúne 7 pares de atletas que antes de se apresentarem no Open de France, vão partilhar a sua arte com todos os fãs das danças de salão.

A Câmara Municipal concede apoio logístico ao evento, como forma de incentivar todos os interessados do concelho à prática desportiva e artística.

GUARDA NACIONAL REPUBLICANA: Comando Territorial de Faro Comemora Dia da Unidade






Hoje, dia 29 de Janeiro de 2010, o Comando Territorial de Faro da GNR comemora o 1º Aniversário.
A Lei Nº 63/2007 de 6 de Novembro aprovou a nova orgânica da GNR, extinguindo as Brigadas Territoriais e os Grupos Territoriais, criando os Comandos Territoriais, com competência alargada às áreas dos Distritos administrativos.
Neste dia comemora-se a instalação na cidade de Faro, no ano de 1914, da 1ª Companhia do 3º Batalhão, sediado em Évora.
As cerimónias, que decorreram igualmente nos restantes quarteis da GNR do Algarve, tiveram o seu início às 8h00 da manhã e foram presididas pelo Tenente-General Manuel António Meireles de Carvalho, Comandante do Comando Operacional da GNR.
O Içar da Bandeira Nacional no Comando em Faro e em todos os Quartéis do dispositivo,
a formatura geral do efectivo em todos, seguindo-se a leitura da Mensagem do Comandante do Comando Territorial marcaram a data.
NO Comando, em Faro, decorreram as cerimónias principais, com destaque para a celebração eucarística, na Igreja de S. Pedro, a cerimónia militar principal, no Quartel do Comando e, no final das cerimónias, seguiu-se um almoço de convívio, para convidados e militares da GNR.
Segundo o comando da GNR, "comemorar a data festiva da Unidade é recordar as acções e marcas históricas, que pelo seu significado devem ser perpetuadas e apontadas aos actuais militares e aos vindouros, revigorando-lhe o espírito de corpo, o orgulho e a dedicação por servirem na Unidade que é herdeira e depositária das tradições e da história dos Ex-Grupos Territoriais de Faro e Portimão e da 1ª Companhia do Ex-Batalhão Nº 3 que chegou à cidade de Faro em 29 de Janeiro de 1914".

Lagos: Seminário “Serviços Educativos em Espaços Culturais”


Legenda da foto (da Esqª para a Dtaª):
Jorge Queiroz – Presidente da Direcção da AGECAL; Dália Paulo – Directora Regional da Cultura do Algarve; João Guerreiro – Reitor da Universidade do Algarve; Júlio Barroso – Presidente da Câmara Municipal de Lagos; Macário Correia – Presidente da AMAL; Luis Correia – Director Regional da Educação do Algarve; Graça Cunha (Direcção da Mesa) – Presidente da Assembleia Geral da AGECAL

Comemorações de Elevação de Lagos a Cidade

O Seminário “Serviços Educativos em Espaços Culturais” foi umas das actividades que teve início no dia 27, no âmbito das Comemorações do 437º Aniversário de Elevação de Lagos a Cidade.

A iniciativa, organizada pela AGECAL (Associação de Gestores Culturais do Algarve) e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagos, teve a sua sessão de abertura ao final da tarde, no Centro Cultural de Lagos, cujo auditório esteve repleto de profissionais da cultura e da educação, da área pública e privada, professores e investigadores, gestores culturais e programadores e técnicos de projectos educativos.

Foram convidados para esta sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Júlio Barroso, o Reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro, o Presidente da AMAL, Macário Correia, os Directores Regionais da Educação e da Cultura do Algarve, Luís Correia e Dália Paulo, respectivamente e o Presidente da Direcção da AGECAL, Jorge Queiroz. A Direcção da Mesa esteve a cargo de Graça Cunha, Presidente da Assembleia Geral da AGECAL.

Refira-se que, nas últimas décadas e em muitos espaços culturais (museus, bibliotecas, teatros, monumentos e sítios, centros de ciência, etc), foram estruturados Serviços Educativos com actividade permanente, dinamizados por profissionais que asseguram a mediação entre os programas científicos, culturais e artísticos e os diversos públicos, particularmente escolares. As visitas ao património histórico, a educação científica e ambiental, a estimulação de capacidades criativas, entre outras, integram também a programação desses espaços.
De acordo com a organização, este Seminário realiza uma reflexão retrospectiva sobre experiências portuguesas e analisa perspectivas evolutivas, convidando alguns dos mais experientes especialistas em serviços educativos, para conjuntamente com gestores e programadores, docentes e artistas, explicitarem pontos de vista, debaterem modelos conceptuais e metodologias.

Para Júlio Barroso, “o facto de se ter enquadrado este Seminário nas Comemorações da Elevação de Lagos a Cidade faz todo o sentido, uma vez que nele estão espelhadas uma das prioridades estratégicas do Município, no que diz respeito a esta área”. Dando os parabéns à AGECAL pela iniciativa, o autarca acredita que “esta jovem Associação ainda tem muito para dar ao Algarve ajudando a região a ser cada vez mais um espaço cultural vivo, activo, com futuro e sabendo atrair uma diversidade de públicos”.
A terminar a sua breve intervenção, o presidente não quis deixar de lembrar, e a propósito de cultura, que Lagos associa-se, este ano, a duas grandes efemérides: as Comemorações do Centenário da República, que decorrerão ao longo do ano, e as Comemorações dos 550 Anos da Morte do Infante D. Henrique, cuja organização estará a cargo da “Associação Intermunicipal Terras do Infante” (que integra os Municípios de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo), do Município da Batalha e de um jornal local “Correio de Lagos”. Para estas Comemorações, a terem lugar em Novembro e que se pretende que tenham uma dimensão nacional, Júlio Barroso adiantou, em primeira mão, que a organização vai poder contar com o apoio institucional do Presidente da República, que integrará a Comissão de Honra deste evento.

De seguida tomou a palavra João Guerreiro, que começou por referir que “a Universidade do Algarve foi, desde a primeira hora parceira desta Associação”, já que para o Reitor “é fundamental a troca de ideias e experiências com outras entidades”. Para o responsável pela UALg é claro que a principal componente deste estabelecimento de ensino é a formação académica, mas confirmou que a Universidade “não é completamente fechada apenas a isso, tanto que desenvolve outras actividades em diversos domínios”. João Guerreiro defende que “há que encontrar soluções para um público que não esteja apenas confinado às paredes das salas de aula”, reforçando, uma vez mais, o facto de “temos de ter a consciência de que a disseminação de informação e experiências é, hoje em dia, fundamental”.

Uma ideia partilhada por Macário Correia, presidente da AMAL, que aproveitou para relembrar os bons resultados que têm sido alcançados com parcerias nesta área entre o Alentejo e a Andaluzia. O presidente da Área Metropolitana do Algarve defendeu, igualmente, “a importância de se começar a ensinar todas as formas de arte às crianças, desde tenra idade, para que mais tarde possam vir a ser um público informado e atento às dinâmicas culturais”, desejando na altura “a continuação do bom trabalho” desenvolvido por esta associação.

Para os Directores Regionais da Educação e da Cultura, esse trabalho de ensinar arte às crianças já tem sido desenvolvido no Algarve. Luis Correia afirmou que nesta área, “as câmaras municipais algarvias têm sido muito dinâmicas no sentido de proporcionar aos alunos das escolas uma aprendizagem e um crescimento dentro de uma cidadania participativa”.

Dália Paulo, a nova Directora Regional de Cultura, começou por agradecer o convite para ali estar, afirmando que “é um privilégio que esta associação esteja sedeada no Algarve, tendo em conta o trabalho que tem desenvolvido em tão pouco tempo”.
Para esta responsável, “os serviços educativos são transversais a todas as faixas etárias e são fundamentais porque nos obrigam a olhar para os espaços culturais de maneira diferente”, reforçando que “o papel destes serviços é diário e passa por ganhar os públicos latentes ou os não públicos, aqueles que ainda não frequentam estes espaços”.
Esta é mais uma razão para que Dália Paulo acredite o futuro da região nesta área passa por traçar um plano estratégico para a cultura. “É preciso, daqui para a frente, que possamos pensar no Algarve numa perspectiva regional e não em 16 concelhos a pensar em separado”. Prevê-se que o Plano possa ser aprovado em 2011.
Para fechar o ciclo de intervenções desta sessão de abertura, falou Jorge Queiroz, o Presidente da Direcção do AGECAL que apenas relembrou que “nestas últimas duas décadas foram construídos diversos equipamentos culturais que ainda vivem muito fechados sobre eles próprios”. “E é para que isso deixe de acontecer que os serviços educativos vão ter um papel cada vez mais importante no sentido do Algarve ter um sector cultural cada vez mais forte e apelativo”, frisou o mesmo,.

A sessão de abertura foi seguida de uma conferência inaugural “Serviços Educativos: espaços de negociação na arena cultural”, que esteve a cargo de Susana Silva do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.

O Seminário contou ainda com um momento cultural, um Recital Comentado de Piano e Flauta dedicado a Johan Sebastian Bach (1685 – 1750) e F. Chopin, com a presença de João Luís Rosa (Piano) e Maria João Cerol (Flauta), cuja entrada foi gratuita.

Vereadores do PS criticam atraso: CÂMARA DE FARO AINDA NÂO APROVOU PLANO DE GESTÂO DE RISCOS DE CORRUPÇÂO


CRISTINA FERREIRA, AO LADO DO AUTO-SUSPENSO JOSÉ APOLINÁRIO, É A GORA A LÍDER DOS VEREADORES PS NA CÂMARA DE FARO , JÁ QUE JOÃO MARQUES (1ª.DRTª) TAMBÉM SUSPENDEU O MANDATO

Os vereadores eleitos pelo Partido Socialista na Câmara Municipal de Faro, informam em nota de imprensa que "criticaram, na reunião quinzenal do Executivo Municipal, o atraso na elaboração do Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infracções Conexas, documento que deveria ter sido aprovado pela autarquia e entregue no Conselho de Prevenção da Corrupção, que funciona junto do Tribunal de Contas, até 31 de Dezembro passado, mas que, até à presente data, ainda nem foi apresentado para agendamento e discussão em sessão camarária".
Os vereadores do PS "criticam este atraso, salientando que o Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infracções Conexas, para além de obrigatório, protege a idoneidade das pessoas e das instituições, lamentando que a Câmara Municipal de Faro seja uma das últimas entidades públicas a cumprir este objectivo, quando até existe um documento base no site da Associação Nacional de Municípios Portugueses que pode ser adaptado à realidade de cada autarquia", conclui o documento.

CIDADE DE LOULÉ ASSINALA 22º ANIVERSÁRIO



Na próxima segunda-feira, 1 de Fevereiro, Loulé vai celebrar 22 anos de elevação a cidade. Para assinalar esta efeméride, a par das actividades desportivas para crianças, está previsto um espectáculo de fado.
Assim, entre as 10h00 e as 16h30, junto ao Monumento Engº Duarte Pacheco, irão realizar-se diversas actividades lúdicas e desportivas para os alunos das escolas, inseridas no Projecto "Escola Activa".
“Escola Activa” é uma iniciativa que resulta da parceria entre várias entidades regionais, está integrado no Programa Nacional contra a Obesidade Infantil e iniciou no ano passado em várias escolas do Algarve, com o objectivo de melhorar a qualidade e quantidade da actividade física e desportiva dos alunos.
A Câmara Municipal de Loulé, entidade parceira do referido projecto, apoia as escolas na dinamização das actividades e na criação de condições que permitam a sua concretização, contribuindo assim para a promoção de padrões de comportamento saudáveis.
Pretende-se alertar a comunidade escolar para a necessidade de optar por estilos de vida saudáveis onde uma alimentação equilibrada e a prática da actividade física sejam uma constante do dia a dia. Com a implementação deste projecto, o objectivo é que os alunos tomem consciência dos benefícios da prática desportiva e da adopção de hábitos alimentares saudáveis, de modo a combater o sedentarismo e a obesidade infantil.
Para a concretização destes propósitos as escolas contam, como parceiros, com a Autarquia de Loulé e a Direcção Regional de Educação, e com a colaboração das famílias, técnicos de saúde e professores das Actividades de Enriquecimento Curricular.
“Uma Viagem Pelo Fado” é a proposta musical para este aniversário da cidade de Loulé. Às 21h30, no Convento de Santo António, António Pinto Basto e José Gonçalez apresentam um espectáculo único, alegre, participativo e envolvente, onde os dois fadistas, durante cerca de 2 horas, dividem o palco, cantando alguns dos maiores clássicos do fado, (“Júlia Florista”, “Belos Tempos”, “Canos do Tejo”, “Canto o Fado”, “Nem às Paredes Confesso”, etc. …) e temas dos seus repertórios (“Portela”, “Rosa Branca”, “Mestre Alentejano”, “Bate Coração”, “Brasões de Portugal”, entre outros).
António Pinto Basto, uma das mais queridas figuras do fado em Portugal e nas comunidades de portuguesas espalhadas pelo Mundo, junta-se aqui a José Gonçalez, uma das mais novas revelações da nova geração fadista.

O espectáculo tem entrada livre.


Da elevação a cidade ao centralismo regional
A 13 de Agosto de 1987 foi apresentada a proposta de elevação da vila de Loulé a cidade, subscrita pelos deputados do PSD, Mendes Bota e Cristóvão Norte. No dia 1 de Fevereiro de 1988 as aspirações dos louletanos são concretizadas através do decreto da Assembleia da República que aprova a elevação de Loulé a cidade.
Ao longo dos últimos anos a sede do maior concelho algarvio tornou-se uma das mais prósperas e bonitas cidades da região, preservando toda a sua raiz histórica.
Situada em pleno barrocal algarvio, Loulé é indiscutivelmente um dos centros mais importantes do Algarve, não só em termos populacionais mas sobretudo pelo facto de ser um dos pólos dinamizadores da economia regional.
Centro de grande dinamismo comercial, aqui se encontram desde o pequeno artesão que ainda trabalha ao vivo, até às modernas superfícies comerciais. Dada a sua centralidade e excelentes acessibilidades (próximo da Via do Infante, A2 e Aeroporto), Loulé é também cada vez mais uma cidade de serviços.

PJ: Detenção de presumíveis homicidas


A Polícia Judiciária, através da Directoria do Sul, após diligências de investigação pelo país, identificou e deteve dois homens pela presumível co-autoria de um homicídio na forma tentada.
O crime ocorreu em Quarteira, no final de Verão de 2009, tendo os suspeitos seguido o veículo da vítima até este se imobilizar à porta de casa. Quando a vitima saiu da viatura, um dos indivíduos munido com uma arma de fogo efectuou vários disparos sobre aquela, atingindo-a com um tiro de raspão na zona da cabeça; entretanto, o outro indivíduo ao volante do veículo em que se deslocavam procurava atropelá-la. Em sequência, a vitima e os agressores envolveram-se em luta, acabando estes por fugir para parte incerta.
Um dos suspeitos tem 30 anos de idade e foi detido no dia 27 do corrente mês na zona de Lisboa, enquanto o outro tem 32 anos de idade e foi detido ontem em Quarteira.
Na altura da detenção um dos suspeitos trazia consigo um revolver de calibre.32.
Os detidos vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.

A não perder em Portimão...



DE 5 A 14 DE FEVEREIRO

O destaque vai para o concerto com Schostakovich Ensemble - 200 anos do Nascimento de Schumann, O Ciclo “O Amor em Visita” e a Taça de Portugal em Pára-quedismo


MÚSICA


CICLO DE MÚSICA CLÁSSICA
200 ANOS DE SCHUMANN

Dia 7 Concerto de Lied por Birgit Wegemann & Irene Ainstein
Piano – Irene Ainstein
Soprano – Birgit Wegemann



Dia 14 200 anos do Nascimento de Schumann
19h00 Schostakovich Ensemble
Inserido nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Manuel Teixeira Gomes
Local: Pequeno Auditório do TEMPO –
Teatro Municipal de Portimão
Bilhete 10€
50% de desconto para titulares do Passaporte Sénior, Cartão Jovem Municipal e Cartão de Pessoa Portadora de Deficiência
Jovens até 35 anos | 5€
Informações e Reservas: 282 402 475 / 961 579 917


LITERATURA


Dia 12 Lançamento do Livro “Algarviadas” de António Nunes
18h30 Local: Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes



OUTROS


CICLO ‘O AMOR EM VISITA’
Local: TEMPO – Teatro Municipal de Portimão
Ciclo de Cinema Indiano
21h30 Pequeno Auditório

Dia 9Water – Às margens do rio Sagrado (2005), de Deepa Mehta
Dia 10Casamento debaixo de chuva (2001), de Mira Nair
Dia 11 Vivah (2006), de Scoraj R. Barjatya


TEATRO

Dia 12  O Amor é o Amor e depois – A GAVETA
21h30 Black Box
Bilhete 10€
50% de desconto para titulares do Passaporte Sénior, Cartão Jovem Municipal e Cartão de Pessoa Portadora de Deficiência
Menores de 35 anos | 5€

MÚSICA
Dia 12  Tempo para Amar: This can’t be love – David Ferreira
23h00 Café - Concerto

Dia 13AMO-TE - Jantar recital com Álvaro Teixeira
20h30 Café - Concerto
Entrada30€ casal

Bilheteira:
Terça a Sábado: das 14h00 às 19h00;
Em dias de espectáculo: das 14h00 às 21h30
Informações e Reservas: 282 402 475 / 961 579 917


ESPECIAL CRIANÇAS

QUINTA PEDAGÓGICA
Rua David Gonçalves Vieira, Aldeia Nova da Boavista Portimão
Tel: 282 480 730
Horário:
9h30-17h30 - 3ª a 6ª feira
10h00-17h30 – Fins-de-Semana
Encerra à Segunda-Feira e Feriados

13 Fevereiro ½11h00 │ Atelier Cuidados do Pomar


TEATRO

Em exibição
Revista à Portuguesa: “Fujem” Moços que vem a Gripe!
Local: Boa Esperança Atlético Clube Portimonense
Sessões:5.ª e 6ª feira: 21h00
Sábado e Domingo: 15h30 e 21h00

Informações e Reservas: 282 422 976* / 967188290
*das 16h00 às 21h00

Maiores de 12 anos
Nota: a Revista à Portuguesa não será apresentada nos dias 13, 14, 15 e 16 de Fevereiro, devido à realização de Bailes de Carnaval.

Org.: Boa Esperança Atlético Clube
Patrocinador Oficial: Câmara Municipal de Portimão
Parceiros Media: Barlavento, Algarve Mais e Rádio Fóia
Apoio Institucional: Junta de Freguesia de Portimão

EXPOSIÇÕES
Museu de Portimão
Terça-feira das 14h30 às 18h00
Quarta-feira a Domingo das 10h00 às 18h0
Permanente Exposição “Portimão – Território e Identidade”

Até 21 Março
9ª Corrida Fotográfica de Portimão
A luz e mar na obra de José Augusto – Pintura, desenho e gravura de 1943 a 2002


EMARP - Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão
Dias úteis das 8h30 às 17h00

Até 26 de Fevereiro
Exposição de fotografia de Nuno Santos Loureiro


FEIRAS E MERCADOS


Dia 7 Feira de Velharias
Horário: 08h30-12h30
Local: Parque de Feiras e Exposições de Portimão


DESPORTO


Taça de Portugal em Pára-quedismo


Dias 6 e 7 | Skysurf Protour
Dias 20 e 21 | VF4
Dias 27 e 28 | Freefly
A partir das 10h00 | Aeródromo Municipal de Portimão

Org.: Federação Portuguesa de Paraquedismo e Câmara Municipal de Portimão

S.B. Alportel: António Rosa, presidente e fundador do GDC Machados morre ao cair de telhado


ANTÓNIO ROSA À ESQUERDA


Dedicado dirigente e fundador do Grupo Desportivo e Cultural dos Machados, no Concelho de S.B. de Alportel, tentava, este Sábado, resolver um problema de infiltração de água nas cabines do campo de futebol dos Machados quando escorregou de quase três metros de altura, sofrendo um traumatismo craniano com derrame interno, acabando por falecer no Hospital de Faro.
Aos 59 anos, António Rosa, conhecido empresário da construção civil e presidente do GDC Machados, morreu ao sofrer um traumatismo craniano com derrame interno, após uma queda de três metros de altura, na tarde de sábado passado, durante o jogo da equipa principal dos Machados, do telhado dos balneários do campo de futebol do Grupo Desportivo e Cultural de Machados, no Concelho de S.B. de Alportel.
António Rosa tentava resolver uma infiltração de água, mas a humidade nas telhas dos balneários do campo de futebol, provocada pelas chuvas intensas que têm assolado a região, terá estado na origem da queda e falecimento deste respeitado empresário da construção civil e dedicado dirigente e fundador do Machados,natural de São Brás de Alportel, que, assim, deixa mulher e dois filhos.

Nota da direcção do Algarve Press:
À família de António Rosa, empresário e dirigente amigo com quem tive o privilégio de conviver durante cerca de 25 anos, primeiro por via de funções jornalísticas e, pouco tempo depois, dada a excelente natureza humana de António Rosa, por uma amizade que se foi cimentando, deixo os meus sinceros e muito sentidos pêsames.
Ficam as memórias de alguém que sempre que me encontrava, onde quer que fosse, quantas vezes nos seus escritórios na baixa de Faro, aproveitava de imediato para entabular uma conversação agradável, com troca de ideias sobre o estado, económico/social, cultural e desportivo da nossa região. Um tema, com uma pergunta eram infalíveis na boca de António Rosa: "Manel, quando é que escreves e falas mais sobre o Machados?".
Especialmente desde a inauguração da sede do Machados e em alguns aniversários e jogos de futebolda colectividade, escreví e falei várias vezes, mas para o Rosa, claro, cioso do seu Machados, era sempre pouco.
Triste ironia esta de alguém que tanto defendia a sua colectividade, acabar por falecer num acidente estúpido ao tentar reparar uma infiltração no telhado dos balneários do campo de futebol do seu Machados.
Paz à tua alma meu amigo. E, tal como tem acontecido com outros amigos, preferi guardar a tua imagem em vivo e, ontem, não consegui acompanhar-te à que se costuma chamar de última morada.
Com toda a justíça A Associação de Futebol do Algarve (AFA) anunciou que será cumprido um minuto de silêncio em todos os jogos dos campeonatos distritais durante o próximo fim-de-semana. Já agora, acredito que a auatrquia de S.B. Alportel não deixará de se associar a este luto por tão destacado e indefectível filho da terra.
Manuel Luís

No Teatro das Figuras: » CANTA O GALO GORDO >


» CANTA O GALO GORDO > - Poemas e canções para todo o ano >, dia 30 de Janeiro, SÁBADO > 18H00> , NO ESPAÇO C do Teatro das Figuras, em Faro.
ENTRADA LIVRE